26 de julho, 2017

feriasdef.jpg

 

 11ª edição do programa de férias para pais de crianças portadoras de deficiência começa para a semana

Este ano as quatro edições das férias de verão têm como tema a adoração de São Francisco Marto a Nosso Senhor

 

O Santuário de Fátima vai oferecer uma semana de férias aos pais que têm filhos portadores de deficiência pelo 11º ano consecutivo. Os quatro turnos, entre julho e agosto, vão ter por base o gosto que São Francisco Marto revelou por “Jesus escondido” e que está bem presente nas memórias da Irmã Lúcia:  “Do que gostei mais foi de ver a Nosso Senhor, naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito.”

O objetivo desta iniciativa inclusiva, promovida pelo Santuário com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, é garantir o descanso aos cuidadores de crianças e jovens portadores de deficiência proporcionando, por um lado, o descanso a esses pais que durante uma semana ficam aliviados da tarefa de cuidar dos filhos dando-lhes, por outro lado, a oportunidade de terem um momento de enriquecimento moral e espiritual.

A primeira semana será de 27 de julho a 02 de Agosto e é dirigida a jovens entre os 17 e os 20 anos.

A segunda semana será de 05 de agosto a 11 de agosto; a terceira semana de 16 a 22 de agosto e a quarta semana de 25 a 31 de agosto. Os três últimos períodos destinam-se a jovens com mais de 20 anos. No total serão abrangidas cerca de 70 crianças.

O Pe. Johnny Freire, da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, e um dos responsáveis pela iniciativa, afirma que “as expectativas para este ano é que possa participar o maior número de pessoas possível, principalmente aqueles que participam pela primeira vez, de forma a que todos possamos festejar e celebrar o Centenário das Aparições.”

Aos que querem vir participar nestas férias, o Pe. Johnny dá as boas vindas e sublinha que esta é uma oportunidade   para “juntos podermos, cada um de nós dar o que é e poder receber do outro o que o outro é.”

Os pais podem optar por ficar com os filhos em Fátima e acompanhá-los ou deixarem-nos ao cuidado dos voluntários. Em média há dois voluntários por cada criança e esta é uma vertente muito significativa desta iniciativa. E, o número de candidatos não tem parado de aumentar.

O Santuário assume as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes. No programa estarão incluídas visitas guiadas aos lugares de Fátima: Santuário, Valinhos e Aljustrel.

Estas semanas de férias realizam-se na Casa Francisco e Jacinta Marto dos Silenciosos Operários da Cruz, que fica na Estrada de Minde a 2,5 km da Rotunda Sul (dos Pastorinhos). 

Para além destas férias de verão, o Santuário com a ajuda do Movimento da Mensagem de Fátima criou este ano mais duas oportunidades para as crianças portadoras de deficiência: uma na Semana Santa, com a realização de um retiro e outra no Natal.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.