28 de dezembro, 2017

D0216362.jpg

 

2017: Ano Jubilar do Centenário das Aparições escreveu na história da Igreja

Visita do Papa Francisco e canonização dos pastorinhos foram momentos altos das celebrações

 

8 de janeiro 2017

 “«Mãe da Igreja, rogai por nós». A intercessão maternal da Virgem Maria” foi o título dado pela professora catedrática Maria do Céu Patrão Neves à conferência que proferiu na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no âmbito do sétimo ciclo de conferências organizadas pelo Santuário para celebrar o Centenário das Aparições.

“Maria é não só aquela a quem levantamos o olhar, para que interceda por nós, mas é também aquela que olha por nós, na peregrinação longa e acidentada” fazendo-se “mensageira do verbo” de Deus, afirmou Maria do Céu Patrão Neves, destacando a mensagem de “paz, de esperança de ternura” deixada por Nossa Senhora em Fátima.

Para além da conferência os peregrinos de Fátima foram convidados, a fruir de um apontamento musical − Fragmentos Musicais II −  interpretado pelo Coro VianaVocale, com direção de Vítor Lima.

 

10 a 13 de janeiro de 2017

O Congresso da Associação de Reitores de Santuários Franceses decorreu na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, e foi centrado na Mensagem de Fátima.

“Esperamos que os trabalhos decorram de forma a permitir àqueles que convidamos a estar presentes o aprofundamento do seu conhecimento sobre a mensagem de Fátima e possam, de alguma forma, regressar a Fátima com outros grupos noutras ocasiões e noutros contextos”, disse o Padre Carlos Cabecinhas na abertura dos trabalhos.

Neste encontro, que reuniu cerca de 150 pessoas, participam ainda os membros da Associação de Obras Marianas (AOM), outra instituição internacional francófona, fundada em 1961, que integra santuários marianos, movimentos marianos da Igreja, congregações e leigos ou institutos religiosos diretamente dedicados à Virgem Maria.

 

13 de janeiro de 2017

Na homilia da primeira peregrinação mensal evocativa das aparições, em ano Centenário das Aparições, o reitor do Santuário de Fátima desafiou os peregrinos a acolher Maria em sua casa, imitando os seus gestos e as suas atitudes.

“Aqui, em Fátima, ela [Maria] apresentou o seu Coração Imaculado como caminho para chegar a Deus. E será caminho na medida em que aceitarmos imitá-la e seguir os seus ensinamentos”, referiu.

 

13 de janeiro de 2017

A 12ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, promovido pelo Santuário, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, teve lugar de 13 a 15 de janeiro e foi ministrado pela ainda postuladora da Causa de Canonização dos beatos Francisco e Jacinta, Irmã Ângela Coelho.

Este curso, foi o primeiro de dois no ano em que se celebrou o Centenário das Aparições, e por isso teve um interesse especial na medida em que “os que se inscreveram nesta edição fazem-no conscientes desta data celebrativa, à qual se quiseram juntar” refere a Irmã Ângela Coelho lembrando que, neste como em todos os cursos da Mensagem de Fátima, o desejo de “conhecer os eixos teológicos da Mensagem, vivê-los e testemunha-los no dia-a-dia está sempre presente”.

 

15 de janeiro de 2017

O Santuário de Fátima lembrou em todas as celebrações do dia o 103º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que o Papa decidiu dedicar em 2017 aos “migrantes menores de idade, vulneráveis e sem voz”.

Na homilia da missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade, a que presidiu, o bispo emérito da diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César, houve um apelo no sentido:“Os cristãos precisam de fazer da oração do Pai Nosso a medida da globalização e impedir que o dinheiro tome o lugar de Deus”.

 

19 de janeiro de 2017

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França, anunciou a sua união ao Santuário de Fátima por ocasião da celebração do Centenário das Aparições e para isso divulgou um programa especial para os peregrinos que ali passassem, com particular destaque para a visita do Papa Francisco, em maio, retransmitindo a emissão das celebrações a partir do sinal distribuído pelo Santuário de Fátima.

“Cada Santuário revela uma parte da missão de Maria e cada um tem um carisma particular, sem entrar em contradição com os carismas dos outros”, referiu um documento enviado pelo Santuário de Lourdes à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

 

25 de janeiro de 2017

O Santuário de Fátima, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu um curso livre com o título “O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar”, que se prolongou durante sete semanas, em horário pós laboral, em Lisboa.

Este tempo de formação, na qual se inscreveram 160 participantes de vários quadrantes e áreas de investigação, abordou o fenómeno de Fátima.

 

28 de janeiro de 2017

Este dia ficou marcado pela cerimónia de trasladação dos restos mortais do padre Manuel Nunes Formigão, conhecido como 'o apóstolo de Fátima´, do cemitério local para um mausoléu construído na Casa de Nossa Senhora das Dores.

A celebração de trasladação deste sacerdote e servo de Deus começou com uma concentração na casa das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, `Espaço Padre Formigão, Casa do Apóstolo de Fátima´, com centenas de pessoas, seguida de saída para o cemitério da Freguesia de Fátima. Daí, a urna foi levada para a Basílica da Santíssima Trindade tendo sido celebrada uma missa presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.

O bispo de Leiria-Fátima recordou o padre Manuel Formigão como alguém que "captou de uma maneira admirável para o seu tempo, a dimensão reparadora da vivência da fé tão sublinhada na mensagem de Fátima".

 

1 de fevereiro de 2017

“Vozes do Centenário” é o título de uma rubrica emitida na Rádio Renascença, numa co-produção entre o Santuário de Fátima e a emissora católica portuguesa para celebrar o Centenário das Aparições de Fátima.

O projeto consistiu na recolha, em formato audiovisual, de 100 testemunhos de peregrinos de Fátima, dos mais variados quadrantes, da política ao desporto, das artes performativas à literatura, sem esquecer a própria Igreja, apresentados diária entre 02 de janeiro e 12 de maio.

Os testemunhos, com a duração de um minuto cada um, contam histórias de uma relação com Fátima, a partir da experiência de fé que cada um destes protagonistas procura e vive neste lugar.

 

02 de fevereiro de 2017

Na homilia da Missa que assinalou o dia do Consagrado, no Santuário de Fátima, e que reuniu na Cova da Iria, centenas de consagrados na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o bispo da diocese apelou ao testemunho dos consagrados.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que presidiu à eucaristia, afirmou que a Festa da Apresentação do Senhor “é a festa do encontro” e convidou os peregrinos a olharem para a vida consagrada como “um encontro com Cristo”.

 

09 de fevereiro de 2017

O anual encontro de hoteleiros, promovido pelo Santuário de Fátima, decorreu na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores. As estatísticas referentes ao ano de 2016 foram apresentadas e anteviam um Ano Jubilar do Centenário das Aparições cheio de peregrinos.

“Fátima é uma bênção! Foi, é e será uma bênção, para Portugal e para a Igreja”, disse D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, que evocou a solenidade do 100º aniversário das aparições como uma “data marcante que merece ser evocada», uma vez que as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos foram «um fator de renascimento espiritual”.

Por seu turno, o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas desafiou os 85 hoteleiros e as 11 entidades presentes, à “vivência de Fátima”.

 

10 de fevereiro de 2017

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, em conferência de imprensa, apresentou o lema, a imagem gráfica, e os coordenadores da visita do Papa Francisco a Fátima a 12 e 13 de maio.

«O lema da visita é “Com Maria, peregrino na esperança e na Paz”», anunciou o Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, também nomeado coordenador geral da visita. «O Papa virá em peregrinação ao Santuário de Fátima, para rezar com os peregrinos que o acompanham aqui e pelos meios de comunicação social. É por vontade expressa do Papa que assim acontece. O Papa vem para rezar em Fátima, com os portugueses, neste santuário que é o coração espiritual de Portugal, como disse o Papa Bento XVI», acrescentou o sacerdote.

Em declarações aos jornalistas, o padre Carlos Cabecinhas, frisou que a imagem gráfica pretende retratar o "estilo de simplicidade e clareza" que caracteriza o papa Francisco.

 

11de fevereiro de 2017

A alegria e a persistência de viver por parte de quem sofre “é uma das maiores profecias do mundo”, sobretudo num tempo que “promove o descarte dos frágeis, dos que não produzem e não têm valor económico” disse o Pe. José Nuno Silva.

O capelão do Santuário de Fátima realizou uma reflexão na Basílica da Santíssima Trindade para assinalar o 25º Dia Mundial do doente, a partir do Magnificat e do exemplo de Maria “a mãe do mistério da oblação e da entrega ao outro”, elogiou todos os que encaram o sofrimento como um dom.

 

12 de fevereiro de 2017

A Junta de Freguesia de Fátima atribuiu o nome da Irmã Lúcia de Jesus à avenida compreendida entre a rotunda dos Pastorinhos, na Cova da Iria e a igreja paroquial de Fátima.

Esta nova avenida, assim designada, junta-se às ruas Francisco e Jacinta Marto, cuja placa toponímica também foi melhorada, formando uma unidade.

A inauguração desta nova toponímia, aprovada em assembleia municipal, decorreu na véspera do dia em que se assinalou a passagem do 12º aniversário da morte da religiosa carmelita, e contou com a presença, entre outros, do vice-reitor do Santuário de Fátima, Pe Vitor Coutinho e dos postulador e vice-postuladora da Causa de Beatificação da Irmã Lúcia, o Padre Carmelita Romano Gambalunga e a Ir. Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria.

 

12 de fevereiro de 2017

O Santuário de Fátima realizou na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a terceira de um ciclo de cinco conferências de temática mariana intitulada «Santa Maria, Mãe de Deus». A maternidade divina de Maria, proferida pela jornalista Laurinda Alves.

“Maria é uma mulher como nós, que sofre por ver o filho sofrer; que se angústia pela dor do filho mas que confia plenamente em Deus e entrega-se a ele sem condições” referiu a jornalista sublinhando a santidade de Maria manifestada na “entrega, na confiança e na humildade”.

Os peregrinos que se deslocarem até ao Santuário de Fátima puderam também assistir a um Pequeno Concerto Espiritual interpretado por Hugo Sanches, Ana Vieira Leite e Orlanda Velez Isidro, inserido nos Fragmentos Musicais III.

 

13 de fevereiro de 2017

A fase diocesana do Processo de Canonização da Irmã Lúcia de Jesus (1907-2005), uma das três videntes de Fátima, chegou ao fim, passando agora para a competência direta da Santa Sé e do Papa.

A sessão solene de clausura da fase do Inquérito Diocesano do Processo de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Lúcia de Jesus teve lugar no Carmelo de Santa Teresa de Coimbra.

D. Virgílio Antunes, bispo da diocese de Coimbra, afirmou que esta sessão solene de clausura “era ardentemente desejada por muitas pessoas do mundo católico”, porque a vidente, é “pessoa notória na história de Fátima”.

A parte inicial da causa de canonização da Irmã Lúcia começou em 2008.

 

13 de fevereiro de 2017

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu à peregrinação mensal de fevereiro, a convite da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, no âmbito peregrinação Nacional dos operadores de Turismo.

Durante a homilia, D. Jorge Ortiga, referiu o exemplo de Maria como mulher que ouviu a palavra de Deus e a colocou em prática e, por isso, deve ser referência para a nossa vida.

 

14 de fevereiro de 2017

O Santuário de Fátima promoveu o 35º Encontro Nacional de Guias-intérpretes. Em Ano Jubilar do Centenário das Aparições, a iniciativa teve como tema ‘Fátima: peregrinar por um acontecimento centenário’.

O Pe. Carlos Cabecinhas, falou aos 40 participantes do encontro do «ano de graça» que é o Ano Jubilar do Centenário das Aparições.

«O Ano jubilar é um ano particular para a vivência da mensagem de Fátima», reiterou o reitor aos guias, neste que é o ano «mais mariano dos anos de celebração do Centenário das Aparições», porque «toda a temática está centrada em Maria».

 

16 de fevereiro de 2017

Decorreu no Centro Pastoral de Paulo VI o encontro de Comerciantes promovido pelo Santuário de Fátima que se se realiza de dois em dois anos. Marcaram presença 100 comerciantes.

O reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, falou aos comerciantes de três sinais exteriores que ajudam a perceber que o Santuário de Fátima está a viver um ano particular: o Pórtico Jubilar; o Itinerário do Peregrino e a oração jubilar de Consagração.

“É de salientar a vinda de Sua Santidade, o Papa Francisco, um peregrino entre peregrinos”, porque na história de Fátima o Sumo Pontífice é “figura particular”.

 

19 de fevereiro de 2017

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu o III Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos pelo grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob a direção de Luís Toscano, com a estreia absoluta de uma obra de Eugénio Amorim, encomendada pelo Santuário de Fátima.

Este momento musical, inserido no Ciclo Louvor Perfeito, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, evocou a vida e espiritualidade dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

A obra de Eugénio Amorim, teve estreia absoluta e tem por nome “Em Teu Ventre” e foi composta para oito vozes a cappella, sobre o texto literário de José Luís Peixoto.

 

20 de fevereiro de 2017

D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima presidiu à eucaristia da festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto na Basílica da Santíssima Trindade. 

O prelado considera este dia um “ponto alto da celebração do Centenário das Aparições”, porque é um convite a “descobrir a beleza da Santidade destas crianças”.

Cerca de 600 crianças da Diocese de Leiria-Fátima participaram no encontro formativo no âmbito do dia dos Pastorinhos que decorreu na Basílica da Santíssima Trindade, e onde o reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas lançou um apelo às crianças e adolescentes: “Gostava de vos pedir que rezassem pela sua canonização para que outros meninos da vossa idade, em todo o mundo saibam que eles são santos”.

 

22 de fevereiro de 2017

Na audiência geral o Papa Francisco ao saudar os peregrinos alemães, recordou o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, e a visita a Portugal nos dias 12 e 13 de maio: «Neste ano do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, confiemo-nos a Maria, Mãe da Esperança, que nos convida a voltar o olhar para a salvação, para um mundo novo e uma humanidade nova».

 

26 de fevereiro de 2017

Centenas de ciclistas participaram na XV Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima, percorrendo o Caminho dos Pastorinhos até à Capela de Santo Estêvão, nos Valinhos, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo emérito da diocese de Leiria Fátima.

 

09 de março de 2017

O reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas no âmbito do V Workshop Internacional de Turismo Religioso, que decorreu no Centro Pastoral de Paulo VI considerou que “Fátima é o mais significativo destino religioso português”.

Em Ano Jubilar do Centenário das Aparições, “Fátima tornou-se ponto de convergência nacional e internacional de peregrinos e turistas, como o comprovam os milhões de visitantes que, em cada ano, acorrem a Fátima”.

 

11 de março de 2017

O Santuário de Fátima assinalou o aniversário de nascimento da Beata Jacinta Marto.

Nascida a 11 de março de 1910 Jacinta Marto, era a mais nova dos três pastorinhos, aos quais Nossa Senhora apareceu em 1917.

 

11 de março de 2017

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promoveu, em parceria com o Museu do Santuário de Fátima, a segunda de uma série de Jornadas de Conservação e Restauro: Património Recuperado - Boas Práticas no Santuário de Fátima.

O encontro formativo teve lugar no Centro Pastoral de Paulo VI e teve por base o trabalho de requalificação e conservação levado a cabo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O objetivo foi dar a conhecer ao público em geral os procedimentos próprios dessa tarefa, nem sempre visível, bem como o conjunto de boas práticas implícitas à sua concretização.

 

12 de março de 2017

Os CTT assinalaram o Centenário das Aparições de Fátima com três peças filatélicas, uma das quais lançada simbolicamente na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, dois meses antes da primeira grande Peregrinação Internacional de maio.

 

12 de março de 2017

O Santuário de Fátima realizou na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a quarta de um ciclo de cinco conferências de temática mariana intitulada “«Glória a Ti, Rainha da Paz». Fátima como mensagem de Paz”, proferida pelo Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte.

Os peregrinos que se deslocaram até ao Santuário assistiram, ainda, a um momento musical − Fragmentos III − que levou à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima as Tradições na Música Sacra do Barroco por Tânia Ralha,  Nélia Gonçalves e Júlio Dias.

 

12 de março de 2017

O hino “Deus em mim” foi apresentado.

Criado especialmente para a Peregrinação do Papa Francisco a Fátima, a 12 e 13 de maio, o hino "Deus em mim" tem letra do Pe. José Tolentino Mendonça e foi musicado por João Gil.

A interpretação esteve a cargo de um grupo de jovens do Vocal Emotion, escolhidos pelo autor da música.

 

13 de março de 2017

O Santuário de Fátima celebrou a peregrinação mensal que teve início pelas 10h00 com a recitação do Rosário, seguindo-se a eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade.

O reitor do Santuário de Fátima recordou o quarto aniversário da eleição do papa Francisco e deu graças “pelo dom que representa” para a Igreja.

 

13 de março de 2017

A ‘BAC – Speakers Bureau’ apresentou a campanha ‘Estandartes Mensagem de Fátima’, apoiada pelo Santuário de Fátima, com o objetivo de difundir a mensagem revelada por Nossa Senhora aos Três Pastorinhos há 100 anos.

 

15 de março de 2017

A Mensagem de Fátima continua atual, cem anos depois, e sobretudo continua a ser necessária, pois dá-nos um «programa espiritual e pastoral para a evangelização, desta vez na companhia e sob a proteção do Coração Imaculado de Maria», afirmou o bispo de Leiria-Fátima na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, Itália.

D. António Marto, falou sobre a Mensagem de Fátima aos embaixadores acreditados na Santa Sé, sublinhou que os anúncios e os pedidos da Virgem Maria aos Três Pastorinhos permanecem válidos.

Recordou que «a sombra brilhante de Fátima» abrange o século XX, «talvez o século mais cruel e sangrento da história» e é neste quadro trágico que a Virgem Maria aparece em Fátima «como uma visão de paz e uma luz de esperança para a Igreja e para o mundo».

Também o Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio dos Cardeais, falou sobre a mensagem de Fátima ao corpo diplomático na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, no contexto da próxima visita do Papa Francisco a Portugal, a propósito das comemorações do Centenário das Aparições.

“O Centenário das Aparições Marianas que ocorreram Fátima a 1917, leva-nos a refletir o significado deste acontecimento para a Igreja e para o mundo”, disse o cardeal Sodano.

 

18 de março de 2017

O Espaço Jovem, no Santuário de Fátima, acolheu a II edição do evento Fátima (En)contraste «A(R)RISCAR EM DEUS - disse que sim mas agora vou dizer que não», uma iniciativa do Serviço Pastoral das Crianças e Jovens do Santuário de Fátima.

O tema desta II edição foi inspirado nas palavras da Ir. Lúcia, no contexto da 7.ª aparição de Nossa Senhora do Rosário na Cova de Iria, a 15 de junho de 1921, quando a vidente, por momentos, vacilou perante o desafio para que deixasse a sua vida de pastora, junto da família, e se entregasse a Deus.

Uma vez mais a partir das artes, concretamente da pintura e da música, os jovens foram desafiados a refletir sobre este tema tão candente da Mensagem de Fátima- a entrega a Deus sem condições- e a partilhar o seu testemunho.

 

20 de março de 2017

O Vaticano oficializou o programa do Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio a Fátima no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições.

O Santo Padre veio a Portugal na condição de peregrino, e do programa constaram essencialmente momentos de oração. Os únicos encontros agendados foram com o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, à chegada à Base Aérea de Monte Real; um encontro breve com o Primeiro-ministro, António Costa, na manhã de dia 13 e um almoço com os bispos de Portugal na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, onde ficou alojado.

 

22 de março de 2017

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, na sessão de encerramento das I Jornadas de Comunicação Social disse que a iniciativa “valeu a pena, pelos debates, pelas intervenções”, e que apesar de serem as primeiras jornadas “gostaríamos muito que fossem as primeiras de muitas”, por serem uma “via de diálogo entre o Santuário de Fátima e os jornalistas”.

A diretora de comunicação do Santuário de Fátima anunciou que as celebrações presididas pelo Papa Francisco a 12 e 13 de maio iriam contar com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

 

22 de março de 2017

O Papa Francisco convidou os jovens de todo o mundo a recordar o Centenário das Aparições de Fátima, na mensagem para o Dia Mundial da Juventude, que se celebrou a 9 de abril.

"Queridos jovens, confio o nosso caminho rumo ao Panamá, bem como o itinerário de preparação do próximo Sínodo dos Bispos, à materna intercessão da Virgem Maria”, referiu Francisco numa mensagem divulgada ontem pela Sala de Imprensa do Vaticano.

“Convido-vos a recordar dois aniversários importantes em 2017: os trezentos anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil; e o centenário das aparições de Fátima, em Portugal, onde, com a ajuda de Deus, irei em peregrinação no próximo mês de maio”.

 

22 de março de 2017

O Santuário de Fátima celebrou no dia 21 de Março, a evocação da Aparição do Anjo aos três Pastorinhos em 1916, em Ano Jubilar do Centenário das Aparições.

Este momento de evocação teve início na Capelinha das Aparições, seguindo-se uma procissão até à Loca do Cabeço e Poço do Arneiro, os dois locais onde o Anjo da Paz apareceu.

O momento celebrativo presidido pelo reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas teve nas suas intenções a oração pela paz e pelos que sofrem.

 

23 de março de 2017

A assinatura do decreto que confirma o milagre atribuído à intercessão dos beatos francisco e Jacinta Marto, falecidos em 1919 e 1920, respetivamente, foi anunciado no boletim diário da Sala de Imprensa do Vaticano, após uma reunião do Papa com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação da Causa dos Santos.

D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, acolheu com “enorme satisfação a notícia da aprovação do milagre”, apesar de “não ser uma surpresa, porque eu já tinha dito que tinha uma esperança confiável”, no entanto “devo confessar que fui apanhado de surpresa no que toca a data, não esperava que fosse tão cedo”.

“É uma alegria muito grande para mim como bispo, porque Fátima é mundial, mas os Pastorinhos são da diocese”, reiterou o prelado.

 

28 de março de 2017

O santuário de Fátima assinalou o 110º aniversário do seu nascimento.

Nascida em Aljustrel, como os seus primos, em 28 de março de 1907, batizada dois dias depois, Lúcia recebe a Primeira Comunhão em 30 de maio de 1913, por mediação do Pe. Cruz – de acordo com a documentação conhecida –, impressionado com os seus conhecimentos catequéticos.

 

04 de abril de 2017

A reitoria do Santuário de Fátima acolheu uma sessão em que foi entregue ao Arquivo do Santuário de Fátima a correspondência trocada entre os condes de Riba D’Ave e a Irmã Lúcia. O espólio é composto por 31 documentos, 29 de caráter epistolar e dois de caráter iconográfico.

 

04 de abril de 2017

Assinalou-se o 98º aniversário do falecimento de Francisco Marto. A data foi lembrada em todas as celebrações do dia.

 

07 de abril de 2017

A operação que envolveu visita do Papa Francisco a 12 e 13 de maio para celebrar o Centenário das Aparições, foi apresentada em Fátima.

Um dispositivo de intervenção, composto pelo Santuário de Fátima, Camara Municipal de Ourém, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Guarda Nacional Republicana.

“Estamos preparados para acolher Sua Santidade e igualmente preparados para acolher os peregrinos que aqui acorrerão”, afirmou o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, numa conferência de imprensa.

“Gostaria de começar por dizer que, Fátima é um lugar seguro. Hoje, a segurança está na ordem do dia, mas as várias entidades envolvidas na preparação da visita do Papa tudo estão a fazer para garantir a segurança dos que aqui estarão”, sublinhou.

 

09 de abril de 2017

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, acolheu a última conferência do ciclo de cinco conferências de temática mariana intitulada “«Glória a Ti, Rainha da Paz».  Fátima como mensagem de Paz”.

A conferência intitulada “Maria, Estrela da Evangelização”. A Devoção Mariana como dinamismo evangelizador foi proferida por Isabel Stilwell, jornalista e escritora.

Isabel Stilwell, ao acolher o convite feito pelo Santuário de Fátima, confidenciou que desde criança sente um “fascínio” pela história dos três pastorinhos, pelo “medo” que Nossa Senhora lhe aparecesse e em consequência disso que ninguém acreditasse na sua visão. Na sequência da preparação para esta comunicação, a jornalista confessou “estar mais perto de Nossa Senhora nas linhas e entrelinhas da vida”.

No final da conferência, os peregrinos tiveram ainda a oportunidade de assistir a Fragmentos Musicais V | Maria no nosso tempo, pelo Coro Anonymus sob a direção de Rui Paulo Teixeira.

 

10 de abril de 2017

A Polónia manifestou a sua ligação a Fátima ao aprovar uma resolução sobre o Centenário das Aparições. No texto, que foi aprovado pela maioria dos deputados do Parlamento polaco, é sublinhada a ligação da Polónia à mensagem de Fátima e o facto de João Paulo II ter sido profundamente devoto de Nossa Senhora.

Num país de maioria católica, e onde a tradição religiosa ainda se exprime na vida social e política, os deputados consideram que o Centenário das Aparições da Cova da Iria é "uma ocasião para difundir o apelo da Virgem de Fátima que continua a exercer uma influência positiva no presente e no futuro da Igreja e na história da humanidade".

 

20 de abril de 2017

O dia ficou marcado pelo anúncio da canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima a 13 de maio. O anúncio foi feito em Roma, no Consistório Ordinário Público para o voto sobre algumas Causas de Canonizações.

Este processo iniciado pelo então bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, a 30 de abril de 1952, um ano depois da trasladação dos restos mortais de Jacinta para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, teve o desfecho aguardado 65 anos depois.

Os sinos do Santuário de Fátima tocaram a repique para celebrar a notícia.

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, juntou-se pouco depois aos peregrinos e visitantes, na Capelinha das Aparições, para um “momento singelo de oração”.

 

22 de abril de 2017

Teve lugar a primeira edição de 2017 das Oficinas Musicais Criativas, no Centro Pastoral de Paulo VI.

Foi o segundo ano em que esta iniciativa contou com uma sessão dedicada a bebés a partir dos 4 meses de idade. Os mais pequenos fizeram-se acompanhar pelos pais que realizaram as atividades propostas conjuntamente com os filhos.

 

23 de abril de 2017

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, acolheu o Concerto de Páscoa. O momento musical teve como protagonistas a Escolania de Monserrat, sob direção de Llorenç Castelló.

Sergi DÁssis, diretor da Escolania de Montserrat afirmou á Sala de Imprensa: “É muito especial ser convidados para cantar em Fátima no Ano Jubilar do Centenário das Aparições, e pela importância que esta história tem para Portugal e para o mundo é uma grande honra poder fazer parte desta festa”.

 

25 de abril de 2017

O Santuário de Fátima acolheu o IX Encontro de Coros Infantis na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. O momento musical teve como protagonistas 4 coros infantis.

O Encontro de Coros Infantis do Santuário de Fátima teve a primeira edição em junho de 2009, então chamado Encontro Nacional de Coros Infantis, em torno da Peregrinação Nacional das Crianças ao Santuário.

 

01 de maio de 2017

O Santuário de Fátima recebeu a Peregrinação Nacional de Acólitos, uma iniciativa organizada pelo Serviço Nacional de Acólitos (SNA), com o apoio do Secretariado Nacional de Liturgia e do Santuário de Fátima.

A missa presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, na Basílica da Santíssima Trindade, contou com a presença de mais 5000 acólitos.

“Peregrinar ao Santuário de Fátima e celebrar aqui neste ano jubilar do Centenário, e no mês de maio a poucos dias da vista do Papa Francisco e da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, assume um significado muito especial para todos nós”, disse D. José Cordeiro.

 

02 de maio de 2017

No âmbito do Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima convidou a artista Joana Vasconcelos a criar uma peça que transmitisse a essência da Mensagem de Fátima.

Surgiu então “Suspensão”, um terço de resina de polietileno, com dimensões de 2 600x1 050x75 cm, instalado no alto do Recinto de Oração do Santuário de Fátima.

 

03 de maio de 2017

A diretora de Comunicação do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, e o Pe. Nuno Rosário Fernandes, responsável pela Comunicação do Patriarcado de Lisboa, foram a Roma apresentar a organização da Peregrinação do Papa à Cova da Iria, a 12 e 13 de maio.

A exposição teve lugar no final da reunião do diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, com os jornalistas que integram o voo papal, viajando com o Santo Padre de Roma para Monte Real, fazendo igualmente o percurso inverso.

O objetivo foi sensibilizar os jornalistas que viajam com o Papa para a importância de Fátima e desta visita no contexto da Igreja Católica em Portugal e no Mundo e para a centralidade do Santuário e da Mensagem de Fátima.

 

04 de maio de 2017

O Convivium de Santo Agostinho, na Basílica da Santíssima Trindade em Fátima, acolheu a primeira visita temática à exposição temporária “As Cores do Sol- A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”.

A visita temática foi conduzida por José Rebocho Cristo, diretor do Museu de Aveiro, e centrou-se no Sacrário do Senhor dos Passos do Convento dos Carmelitas de Aveiro.

 

05 de maio de 2017

O Santuário de Fátima é o primeiro do mundo a distribuir um guião/folheto multiformato impresso, destinado a peregrinos cegos, com incapacidade intelectual e com baixa literacia.

Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria), considerado uma referência na área da inclusão, com vários prémios nacionais e internacionais.

Resultado desta parceria, nas comemorações do Centenário das Aparições de Fátima vai ser disponibilizado o Itinerário Jubilar inclusivo em duas versões: em braille, com imagens em relevo, que pode ser ligo por pessoas cegas, e em sistema pictográfico para a comunicação (pictogramas), para pessoas com incapacidade intelectual e baixa literacia.

Assim, o Santuário de Fátima passa a ser o “primeiro santuário verdadeiramente inclusivo do mundo”, sublinha Célia Sousa, coordenadora do CRID/IPLeiria.

 

07 de maio de 2017

O Papa recomendou a oração do Rosário pela Paz “como Nossa Senhora pediu em Fátima”, evocando a sua Peregrinação ao Santuário da Cova da Iria.

Falando aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de S. Pedro, em Roma, o Santo Padre pediu que no mês de maio se reze o rosário, pedindo a paz no mundo.

“Recomendo-vos: rezemos o rosário pela paz, como Nossa Senhora pediu em Fátima, onde me vou deslocar e peregrinação dentro de poucos dias, por ocasião do Centenário da Primeira Aparição”, acrescentou.

 

08 de maio de 2017

Este dia ficou marcado pela apresentação do retrato oficial dos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica, Francisco e Jacinta  Marto, hoje apresentado em Fátima, tem por base as fotografias utilizadas na beatificação em 2000, com uma formulação plástica que mostra a psicologia dos dois santos, nas palavras da Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto.

 

08 de maio de 2017

Foi lançada App oficial do Santuário de Fátima, denominada “Papa Fátima”.

Esta ferramenta digital foi importante para os peregrinos que se deslocaram a Fátima, pois permitiu aceder a informação sobre pontos de interesse dentro da Cova da Iria, bem como notícias e alertas.

 

08 de maio de 2017

Foi com o cântico do “13 de maio” que os membros do Pontifício Colégio Português de Roma saudaram o Papa Francisco quando este entrou na Sala do Consistório para a audiência privada com os 50 elementos daquela instituição, encontro durante o qual se manifestou "muito contente e alegre" com a Peregrinação a Fátima.

Durante o cântico, o Papa manteve-se numa atitude de reflexão, como sempre faz quando está em oração, referiu o Reitor do Pontifício Colégio, Pe. Fernando Caldas.

Na resposta, o Santo Padre fez uma intervenção em que destacou a relação do sacerdócio com Nossa Senhora e referiu-se várias vezes à sua próxima deslocação a Fátima, afirmando que será portador de uma mensagem de “paz e de esperança”.

 

09 de maio de 2017

Este dia ficou marcado pelo anúncio da recitação simultânea do terço no Recinto do Santuário em Fátima e na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, diante de uma imagem da Virgem Peregrina, no dia 13 de maio.

A imagem da Virgem Peregrina chegou à Praça de S. Pedro, em Roma, na tarde de sexta-feira, dia 12 de maio, às 17h30 locais (16h30 em Portugal), sendo acolhida pelo Cardeal Ângelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro e vigário-geral do Papa para o Vaticano.

 

10 de maio de 2017

O Papa pediu aos portugueses que se unissem à sua oração em Fátima, de forma física ou espiritual. Numa mensagem vídeo gravada para o povo português, o Santo Padre prometeu oferecer a Nossa Senhora um “bouquet das mais lindas flores”, ou seja, “os irmãos e irmãs do mundo inteiro”.

“Preciso de vos ter comigo. Preciso da vossa união - física ou espiritual, importante é que seja do coração -, para o meu bouquet de flores, a minha rosa de ouro, formando um só coração e uma só alma. Entregar-vos-ei todos a Nossa Senhora, pedindo-lhe para segredar a cada um: O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio, o caminho que te conduzirá até Deus.”

 

11 de maio de 2017

Os pais de Lucas, a criança cuja cura foi atribuída à intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta, manifestaram a sua “imensa alegria por ser esse o milagre que os leva à canonização”.

“Damos graças a Deus pela cura do Lucas e sabemos com toda a fé do nosso coração, que foi obtido este milagre pelos Pastorinhos Francisco e Jacinta”, salientou João Batista, o pai do jovem Lucas, falando em seu nome e da sua mulher, Lucila Yurie.

 

12 e 13 de maio de 2017

O Papa Francisco recorreu à rede social Twitter para enviar uma mensagem  pedindo a todos que se unam a ele na sua oração em Fátima.

"Peço a todos para unirem-se a mim, como peregrino da esperança e da paz: que as vossas mãos em oração continuem a apoiar as minhas", escreveu o Papa.

O Papa aterrou na Base Aérea de Monte Real e foi recebido, ainda no interior do avião, pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, e de seguida cumprimentou o Chefe do Protocolo do Estado, o Embaixador António Almeida Lima.

Já no solo, foi a vez de Marcelo Rebelo de Sousa saudar de forma calorosa o Papa e de com ele trocar umas palavras, enquanto este percorria a passadeira.

Francisco dirigiu-se depois à tribuna, onde fez a primeira fotografia com o Presidente da República. Durante este momento, a Banda da Força Aérea entoou uma música, e depois foram tocados o hino do Vaticano e o hino português.

Já na tribuna, o Santo Padre saudou o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e em seguida o primeiro-ministro, António Costa. O primeiro membro da Igreja Católica Portuguesa a saudar o Papa foi o bispo de Leiria-Fátima, anfitrião desta festa. D. António Marto não escondeu o seu contentamento, abraçando o Papa de forma prolongada.

Francisco foi de seguida para a cerimónia de boas vindas, onde teve um encontro privado com o Presidente da República. Depois da troca de presentes, o Papa dirigiu-se à Capela de Nossa Senhora do Ar, para fazer a sua primeira oração em Portugal.

O Papa Francisco entrou no Recinto do Santuário às 18h15 , cerca de 30 minutos depois de ter chegado de helicóptero ao agora batizado Estádio Papa Francisco.

Naquele local, foi recebido pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, e pelo presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca.

Entrou depois no Papamóvel e seguiu, de pé, o trajeto até ao Santuário, saudando as pessoas que se encontravam ao longo do percurso de cerca de 4,5 quilómetros.

Os sinos da Basílica repicaram na altura da chegada do Papa.

A multidão de irrompeu em aplausos quando o Papamóvel assomou ao cimo da esplanada, depois de passar sob o Pórtico Jubilar colocado frente à Basílica da Santíssima Trindade.

O Papa colocou um ramo de flores aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima, antes de iniciar uma oração em silêncio, de pé, durante cerca de oito minutos.

O Papa Francisco ofereceu a terceira Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima, num gesto à chegada à Capelinha das Aparições, primeira paragem da sua Peregrinação à Cova da Iria, para celebrar o Centenário das Aparições e canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Ao entregar a Rosa de Ouro, rezando, tocou a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, e manteve-se em oração, de pé, mais uns minutos.

A caminho do Papamóvel, dirigiu-se a um grupo de crianças e jovens dos colégios católicos de Fátima, com quem esteve uns momentos, saudando-os com afeto.

Cerca das 21h30 o Papa deixou o Papamóvel a meio caminho da Capelinha das Aparições e, sorridente, fez o restante percurso a pé.

No momento em que o Papamóvel entrou no Recinto, acenderam-se as contas da Suspensão, o terço gigantesco colocado junto da Basílica da Santíssima Trindade.

Sorridente, bem-disposto, acenando, o Santo Padre seguiu pelo corredor central do Recinto, parando a falar com os peregrinos.

À chegada, Papa sentou-se numa cadeira, rezando em silêncio durante cerca de quatro minutos, iniciando-se depois o rito da bênção das velas.

Depois dos cânticos iniciais, o Papa dirigiu-se ao círio pascal, onde acendeu a sua vela. Cedeu depois a luz da vela ao Bispo de Leiria-Fátima.

Na alocução que antecede a procissão das velas, Francisco sublinhou que sempre que retomamos a oração do terço, “o Evangelho retoma o seu caminho na vida de cada um, das famílias, dos povos e do mundo”.

E referindo-se a Maria, acrescentou: “Nela vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos mas dos fortes, que não precisam de maltratar os outros para se sentirem importantes”.

Na manhã seguinte, Francisco dirigiu-se Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima onde um grupo de crianças, filhos de funcionários do Santuário, que lhe ofereceram um solidéu.

O Santo Padre agradeceu e de imediato tirou o solidéu que trazia na cabeça e substitui-o pela oferta.

À entrada da sacristia da Basílica, o Papa saudou o Pe. Joaquim da Cunha, o sacerdote mais idoso de Portugal, à beira de completar 105 anos.

O encontro realizou-se pouco antes de o Papa se recolher em oração privada junto dos túmulos de Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.

O Papa rezou durante breves momentos diante dos túmulos de Francisco e de Jacinta, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O Santo Padre recolheu-se em oração silenciosa frente ao túmulo de Francisco, dirigindo-se depois para defronte do túmulo de Jacinta.

Antes de deixar o local, benzeu-se frente ao túmulo de Jacinta.

Na deslocação junto dos túmulos, o Papa estava acompanhado pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e pelo Reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas.

O Papa canonizou Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica, às 10h26.

O rito de canonização, em português como todas as intervenções do Papa, decorreu logo no início da Missa que assinalou o termo da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições.

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, acompanhado pela Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, pediu ao Santo Padre que declarasse santos Francisco e Jacinta Marto.

Além da canonização, um dos momentos altos da celebração ocorreu durante o Cortejo dos Dons, em que participaram, entre outros, a família da criança miraculada e Lucas, o jovem cuja cura milagrosa foi atribuída à intercessão dos dois beatos, abrindo caminho à canonização.

Lucas subiu ao altar com a mãe, Lucila Yurie, e a Irmã Ângela Coelho, Postuladora da Canonização, e abraçou o Papa.

No cortejo participou também o vigilante argentino Jorge Hernan Sosa e sua família, Isabel, mulher, e os filhos, Francisco e Jacinta.

“Fátima é sobretudo este manto de Luz que nos cobre”.

Nas palavras do Papa Francisco, este é o “crer e sentir de muitos peregrinos” quando se refugiam “sob a proteção da Virgem Mãe para lhes pedir, como ensina a Salve Rainha, ‘mostrai-nos Jesus’”.

Na homilia da missa de canonização de Francisco e Jacinta Marto, o Santo Padre referiu-se ainda aos Pastorinhos, “a quem a Virgem Maria introduziu no mar imenso da Luz de Deus e aí os levou a adorá-Lo”.

O Papa disse ainda que “não podia deixar de vir” a Fátima venerar a Virgem Maria e “confiar-lhes os seus filhos e filhas”.

Sob o seu manto, acrescentou, “não se perdem; dos seus braços, virá a esperança e a paz que necessitam e que suplico para todos os meus irmãos no Batismo e em humanidade, de modo especial para os doentes e pessoas com deficiência, os presos e desempregados, os pobres e abandonados”.

Francisco pediu a todos os peregrinos para serem “sentinelas da madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador, aquele que brilha na Páscoa, e descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor.”

O Papa Francisco saudou os doentes presentes no Santuário de Fátima, garantindo que “Deus é Pai” e nunca os esquecerá, pedindo-lhes que Lhe confiem as suas dores, os seus sofrimentos e o seu cansaço, que considerou “um tesouro precioso da Igreja”.

A saudação aos doentes, concentrados na colunata norte do Santuário, decorreu no final da Eucaristia em que canonizou Francisco e Jacinta Marto, antes da Bênção do Santíssimo Sacramento.

No final da Missa durante a qual Francisco e Jacinta foram canonizados, D. António Marto sublinhou a “voz profética” do Papa, “capaz de abater muros de separação”, de “lançar pontes de encontro entre os homens e os povos” e “de ser a voz dos sem voz”.

O anfitrião agradeceu ao Santo Padre a sua visita como peregrino para assinalar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora.

“Como poderíamos nós celebrar este centenário sem a presença do Papa?», questionou, interrompido várias vezes por aplausos.

D. António Marto aproveitou ainda a sua saudação ao Papa para lhe agradecer a canonização dos videntes Francisco e Jacinta.

E pediu ao Papa uma "carícia e uma bênção especial" para as "crianças e pequenitos" que estão no Santuário.

“Obrigada, Santo Padre, porque convosco nos trouxestes dois santos, os dois pastorinhos Francisco e Jacinta, tão queridos ao nosso povo e intercessores afetuosos pelo Papa”.

No final da saudação, o Papa, como é hábito, ofereceu ao Santuário um cálice em ouro.

O Papa permaneceu no altar até ao fim da celebração, acenando com um lenço branco na Procissão do Adeus, a que fez questão de assistir.

O Papa deixou o Recinto no Papamóvel, em direção à Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde almoçou com os bispos portugueses, antes de iniciar a viagem de regresso a Roma.

À saída, irromperam de novo os aplausos e os gritos de "Viva o Papa", "Viva Francisco", numa primeira despedida ao Santo Padre.

"Obrigado eu" - foi assim que o Papa agradeceu aos funcionários e colaboradores do Santuário que estiveram envolvidos na Peregrinação.

Depois do almoço na Casa do Carmo, e depois de uma fotografia com os bispos portugueses, no exterior, o Santo Padre entrou no Papamóvel junto ao local onde estavam concentrados os trabalhadores e colaboradores.

Ao iniciar a viagem de regresso, o Papa respondeu aos gritos de "Obrigado, Papa", "Obrigado Francisco", exibindo o polegar direito para cima e dizendo "Obrigado eu", ao mesmo tempo que colocava a mão no peito.

O Papa Francisco enviou um tweet, já a caminho de Roma, afirmando que Fátima é sobretudo um manto de luz.

"Fátima é sobretudo este manto de Luz que nos cobre quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe para Lhe pedir: mostrai-nos Jesus", escreve o Santo Padre, na mensagem distribuída rede social.

O Papa Francisco afirmou, na viagem de regresso a Roma, que a coincidência da conclusão do processo de canonização de Francisco e Jacinta com a sua Peregrinação foi para ele “uma felicidade muito grande”.

Falando aos jornalistas a bordo do “Grão Vasco”, o avião da TAP que o levou de Monte Real a Roma, o Santo Padre acrescentou que vai repetir a mensagem de Paz que Fátima representa a todas as pessoas com quem falar.

“Fátima tem uma mensagem de paz, levada à Humanidade por três grandes comunicadores”, Francisco, Jacinta e Lúcia, acrescentando que tudo o que havia a dizer sobre o Segredo de Fátima foi explicado “claramente” em 2000 pelo seu antecessor, o Papa emérito Bento XCVI, na altura cardeal Joseph Ratzinger, responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé.

De acordo com os relatos dos jornalistas que o acompanharam, o Papa revelou ter pedido desculpa a Nossa Senhora pelos seus erros e por “algum mau gosto para escolher pessoas”.

Disse ainda que ao longo dois oito minutos de oração em silêncio frente à imagem de Nossa Senhora, ao chegar à Capelinha das Aparições, se lembrou que há 25 anos, num 13 de maio, tinha recebido a notícia da sua ordenação episcopal.

O Papa regressou a Roma cerca das 19h20 locais (18h20), no termo da Peregrinação a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, para presidir à primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, durante a qual canonizou os Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.

A cobertura noticiosa da Peregrinação do Papa foi assegurada por cerca de 1.600 profissionais da Comunicação Social, dos quais perto de 775 eram jornalistas.

A Peregrinação do Papa Francisco a Fátima chegou a cerca de 30 milhões de pessoas através dos meios digitais utilizados pela comissão de Media da visita, entre Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Aplicação de telefones e Site oficial (www.papa2017.fatima.pt).

No dia seguinte Francisco em Roma a Deus pela oportunidade que teve de se deslocar aos pés da Virgem Maria em Fátima, como Peregrino na Esperança e na Paz, e agradeceu também a todos quantos o acompanharam nesta peregrinação.

Falando aos milhares de presentes na Praça de S. Pedro em Roma, antes da recitação do Regina Coeli, o Santo Padre recordou ter acabado de regressar de Fátima, onde, disse, há cem anos corre um “rio” de orações em que se pede a intercessão de Nossa Senhora do Rosário pela paz.

“Ontem à tarde regressei da peregrinação a Fátima – vamos saudar Nossa Senhora de Fátima - e a nossa oração mariana de hoje assume um significado particular, carregado de memória e de profecia, porque olha para a história com os olhos da fé”, destacou.

O Papa acentuou ainda o silêncio com que a multidão em Fátima o acompanhou durante os oito minutos em que se recolheu em oração frente à imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, primeira paragem da sua peregrinação de 12 e 13 de maio para presidir à primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições e canonizar os beatos Francisco e Jacinta.

“Criou-se um clima de recolhimento e contemplativo, no qual se viveram vários momentos de oração”, sublinhou.

"Deixemo-nos guiar pela luz que vem de Fátima. O Coração Imaculado de Maria seja sempre o nosso refúgio, a nossa consolação e o caminho que conduz a Cristo", apelou.

A Visita do Papa Francisco a Fátima, para presidir à primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições e à canonização de Francisco e Jacinta Marto, foi o acontecimento mais noticiado em Portugal e no estrangeiro nos dias 12 a 14 de maio.

 

14 de maio de 2017

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima recebeu o concerto inaugural do ciclo de Música Sacra, uma iniciativa integrada no programa celebrativo do Centenário das Aparições.

O concerto, realizado pelo Coro Gregoriano de Lisboa, sob a direção do maestro Armando Possante,  e pelo  grupo musical Ensemble Alpha, sob direção de Ivan Moody, apresentou um programa de homenagem à Virgem Maria. Na primeira parte, interpretada pelo Coro Gregoriano de Lisboa, os momentos musicais corresponderam à estrutura de uma missa tendo o momento central sido o belíssimo Ofertório Avé Maria, cântico de louvor do Evangelho de Lucas.

 

19 de maio de 2017

D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, presidiu est a uma celebração na Basílica de São João de Latrão, em Roma. O prelado, em conjunto com um grupo de 70 portugueses, esteve em Roma para uma jornada de ação de graças pela canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto.

“Viemos de longe louvar o Senhor pela Sua santidade que se reflete nos Pastorinhos de Fátima”, disse o bispo que em seguida enalteceu a “dimensão mística da fé, na intimidade de Deus”.

 

20 de maio de 2017

Roma acolheu uma jornada de ação de graças pela canonização dos Pastorinhos, com a presença de um grupo de portugueses.

O dia iniciou com uma celebração na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Ângelo Amato, Perfeito da Congregação das Causas dos Santos, que começou por “louvar o Senhor pelas maravilhas que manifestou nestas duas crianças que tanto nos ensinam”.

O cardeal Ângelo Amato afirmou que “Fátima tem uma mensagem de salvação para o mundo”.

 

21 de maio de 2017

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu a uma celebração, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, por ocasião da jornada de ação de graças pela canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

D. Manuel Clemente lembrou a “plena atualidade da palavra de Deus”, que é possível contemplar no exemplo que os pastorinhos deram em vida.

“Vejamos a humildade de Nossa Senhora, humilde serva do senhor, através da promessa do espírito”, reiterou.

 

23 de maio de 2017

O santuário de Fátima entregou uma imagem da Virgem Peregrina que esteve em visita a Arquidiocese do Luxemburgo a partir do dia 25 de maio.

A bênção da imagem foi feita no final da Eucaristia dominical na qual participou a Missão Católica Portuguesa no Luxemburgo, com mais de 50 anos, representada por três missionários - a irmã Perpétua Coelho, das Servas de Nossa Senhora de Fátima, o padre Ricardo Monteiro, lusodescendente, e a leiga Sara Ferreira – que vão levar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

 

26 e 27 maio de 2017

O colóquio comemorativo dos 100 anos das Aparições de Fátima, “Fátima História e Memória”, começou na Academia Portuguesa de História e terminou no Santuário de Fátima.

Foram dois dias de intensa reflexão com mais de 100 participantes.

 

27 de maio de 2017

O Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas apresentou o guião “O Teu Caminho”, no Espaço Jovem Papa Francisco, em Fátima.

Este guia de apoio às peregrinações pelos caminhos de Maria foi elaborado pela Junta Regional de Leiria do CNE, por ocasião do Centenário das Aparições, que apresenta um conjunto de itinerários a pé até Fátima.

 

28 de maio de 2017

O Vice-reitor do Santuário de Fátima, Pe. Vitor Coutinho recebeu Rajendra Pachauri, Prémio Nobel da Paz no ano 2007.

“Receber alguém com um Prémio Nobel da Paz é sempre importante para o Santuário de Fátima, pois a mensagem de Fátima é também uma mensagem de paz”, referiu o vice-reitor.

 

02 de junho de 2017

Milhares de militares de portugueses, dos vários ramos das forças armadas e de segurança, participaram na eucaristia que encerrou a Peregrinação Nacional das Forças Armadas e que foi presidida pelo ordinário castrense, D. Manuel Linda.

No início da Eucaristia o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, leu uma mensagem que o Papa Francisco enviou a todos os que participaram nesta Peregrinação das Forças Armadas e de Segurança.

 

07de junho de 2017

O Papa Francisco enviou uma carta de reconhecimento , dirigida a D. António Marto, na qual  agradeceu ao bispo da diocese de Leiria Fátima o  “acolhimento fraterno” no Santuário de Fátima aquando da sua peregrinação a 12 e 13 de maio.

O Sumo Pontífice principiou o documento dizendo que “envolvido pelo carinho e entusiasmo da fé daquela multidão incontável de peregrinos, desejo exprimir a si e aos seus colaboradores de sempre e para esta especial ocasião, nomeadamente ao Padre Carlos Cabecinhas, a minha profunda gratidão pelo acolhimento fraterno e a hospitalidade fidalga que me reservaram, a mim e aos meus colaboradores, frutificando em solertes atenções e obras que lhes vinham do coração e chegavam ao coração”.

“Fátima oferece a todos um Coração grande de Mãe e convida o coração de cada um a parecer-se um pouco mais com o d’Ela. Corações assim encontramo-los no Céu, por exemplo em São Francisco e Santa Jacinta Marto”, disse jubilando ainda pelo facto de “poder propô-los à veneração da Igreja inteira”.

Francisco, na carta datada de 22 de maio, louvou a “Virgem Mãe pelo bom trabalho que Ela tem feito naqueles que assim A amam e servem; e estou grato ao meu Venerado Irmão pelo seu efusivo testemunho de alegria e amor a Nossa Senhora de Fátima”.

 

08 de junho de 2017

O jornalista da Agência Ecclesia, Octávio Carmo, afirmou que este lugar “sempre foi um espaço onde quem sofria tinha voz” e é esta característica que confere centralidade à mensagem deixada há cem anos por Nossa Senhora aos três pastorinhos.

O jornalista, especialista em assuntos do Vaticano, proferiu uma conferência no âmbito da segunda visita temática à Exposição temporária “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”, patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

 

10 de junho de 2017

D. António Mar

PDF
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.