29 de março, 2018

154A3317.jpg

 

A comunhão com Cristo pressupõe o serviço ao outro, diz reitor do Santuário

Missa da Ceia do Senhor é a primeira grande celebração do Tríduo Pascal

 

O Santuário de Fátima começou hoje a celebrar os dias mais importantes do calendário litúrgico da Igreja, que assinalam os momentos da morte e ressurreição de Jesus, culminando na Páscoa.

Na Missa vespertina da Ceia do Senhor o reitor Pe. Carlos Cabecinhas sublinhou que a vocação de todo o cristão “é eucarística”, ou seja, “uma vocação de serviço no amor”.

“Não é possível a comunhão com Cristo, esquecendo ou ignorando os outros, os irmãos. Não é possível a comunhão com Cristo sem esta atitude humilde de serviço aos outros” afirmou o responsável pelo Santuário que Fátima.

“A Eucaristia torna presente para nós hoje esse ato supremo de amor misericordioso e de serviço que é a entrega de Cristo por nós” acrescentou ainda o sacerdote lembrando que o “mandato” de Jesus, é um convite à celebração da Eucaristia” como memorial da entrega de Cristo por nós” mas também o apelo a este compromisso de servir o outro.

A partir do Evangelho hoje proclamado, que “é a chave de leitura dos acontecimentos que celebramos não apenas hoje, mas nestes dias do Tríduo Pascal”, o reitor do santuário de Fátima lembrou ainda que a Eucaristia “é o pão dos frágeis e não dos impecáveis”.

A Missa vespertina da Ceia do Senhor, na quinta-feira, assinala o início do Tríduo com um caráter festivo, evocando a instituição da Eucaristia, a instituição do sacerdócio e o “mandamento do amor”, no gesto do lava-pés, no qual simbolicamente o Reitor do Santuário lavou os pés 12 colaboradores da instituição: um capelão, um acólito, um voluntário e 9 funcionários.

No final da celebração, o Santíssimo Sacramento (hóstia consagrada que os católicos acreditam ser o próprio Jesus Cristo) foi trasladado para a Capela da Morte de Jesus, desnudando-se então os altares. Pela noite, às 23h00, haverá oração comunitária nesta mesma Capela.

As cerimónias da sexta-feira da Paixão do Senhor iniciam pelas 00h00 na Capelinha das Aparições, com via-sacra aos Valinhos. Pelas 9h00, é rezada a oração de laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Às 15h00 a celebração da Paixão do Senhor vai acontecer na Basílica da Santíssima Trindade. Pelas 21h00 os peregrinos são convidados a acompanhar a via-sacra no Recinto de Oração.

O sábado santo começa com a oração de Laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelas 9h00. Ao meio dia haverá a oração do rosário na Capelinha das Aparições. No mesmo local, pelas 15h00 será feita uma oração a Nossa Senhora da Soledade. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe pelas 17h30 a oração de vésperas. Às 22h00 a Vigília Pascal tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade, seguida de Procissão Eucarística para a Capela do Santíssimo Sacramento.

As celebrações do Tríduo Pascal do Santuário vão ser interpretadas, pela primeira vez, em língua gestual portuguesa (LGP).

As celebrações do Tríduo Pascal com interpretação em LGP serão: a Missa vespertina da Ceia do Senhor, às 18h00 de Quinta-feira Santa, a celebração da Morte do Senhor, às 15h00 de Sexta-feira Santa; e a Vigília Pascal; às 22h00 de Sábado Santo. Todas elas decorrem na Basílica da Santíssima Trindade. No domingo de Páscoa, a comunidade surda pode participar na Missa dominical às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

 

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.