01 de abril, 2018

154A3688.jpg

 

A ressurreição “é o fundamento da fé e da esperança” e o “alicerce da confiança” dos cristãos, disse o Pe. Carlos Cabecinhas

Fátima celebrou a Vigília Pascal invocando pela primeira vez os Santos Francisco e Jacinta Marto na Ladainha

 

O reitor do Santuário de Fátima afirmou hoje na homilia da Missa da Vigília Pascal que a ressurreição é “o fundamento e o alicerce” da fé dos cristãos , da sua esperança e da sua confiança.

“A ressurreição de Cristo dissipa as trevas dos nossos medos e renova a nossa confiança” afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas lembrando que as palavras do mensageiro, à entrada do túmulo, “são um convite à confiança”, um desafio e uma interpelação.

“A ressurreição mostra-nos que não devemos ter medo”, precisou o sacerdote sublinhando que da fé na ressurreição “brota a confiança”.

“A noite, a escuridão e as trevas sintetizam os nossos medos; simbolizam as nossas incertezas e a angústia dos nossos dias” referiu.

O reitor do Santuário lembrou algumas situações de medo que atravessam as vidas da humanidade como a impossibilidade de concretizar todas as aspirações individuais, a incapacidade para ser feliz, o medo do futuro, da solidão, da morte e do sofrimento as quais encontram resposta na esperança de uma vida nova trazida por Cristo ressuscitado. E, deixou um desafio, como nas escrituras: “ide, ide testemunhar e anunciar”, destacando que o convite feito às mulheres é hoje tão atual e dirigido a todos os cristãos.

“Ser batizados implica levar esperança a quem vive no desespero” e “apresentar Jesus Cristo como o único que salva e dá a vida”, concluiu o reitor.

Na Vigília Pascal, que começou no exterior, junto à porta de Cristo na Basílica da Santíssima Trindade, onde se acendeu o círio, participaram muitos peregrinos de língua espanhola, italiana e inglesa em grupos organizados e que se fizeram anunciar no Santuário de Fátima. Nesta Vigília Pascal invocaram-se, pela primeira vez, os Santos Francisco e Jacinta Marto durante a Ladainha.

“Invocamo-Los nesta noite para dizer que em Fátima Eles são uma interpelação permanente à descoberta do nosso batismo” referiu o comentador, o capelão do Santuário de Fátima Pe. José Nuno Silva.

A Vigília Pascal é a maior e a mais importante das celebrações da Igreja, que integra já o calendário da Páscoa.

A celebração é composta por quatro liturgias: a da Luz, em sinal de alegria, com a bênção do lume novo e o Círio; a da Palavra, que compreende nove leituras, sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento, com o canto do Glória e do Aleluia; a Batismal e a Eucarística.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 15h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.