22 de julho, 2016

3J3A4544.jpg

 

Actividade nos Valinhos e em Aljustrel marca arranque da 3ª edição de 2016 das Oficinas Musicais Criativas

Até domingo 15 adolescentes com idades entre os 11 e os 14 anos participam em várias iniciativas

 

O Santuário de Fátima está a dinamizar a 3ª edição de 2016 das Oficinas Musicais Criativas (OMC), nas quais a história de vida dos pastorinhos- Lúcia, Francisco e Jacinta- e a mensagem mariana da Cova da Iria se conjuga com a arte.

A terceira e última edição das OMC 2016, que se estende pelos próximos três dias, começou ontem e esta sexta feira os 15 participantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos, deslocaram-se aos Valinhos e a Aljustrel, para visitar os lugares da aparição do Anjo em 1916 e as de Nossa Senhora em 1917. Paralelamente visitaram também as casas de Francisco e Jacinta e de Lúcia.

Ao longo dos próximos três dias estes adolescentes, provenientes de Azeitão, Lisboa, Braga, Fátima Leiria, entre outros locais, vão construir um projecto artístico que tem a música como âncora e a descoberta da essência da mensagem de Fátima como principal desafio.

“Estamos na presença de um grupo muito heterogéneo, com outro ritmo, uma maior curiosidade e por isso mais  exigente” referiu Helena Brites que com Tânia Lhera compõe a equipa de monitoras das OMC.

“Levar a mensagem de Fátima aos adolescentes é mais difícil do que levar a crianças pois as perguntas são outras e têm outra assertividade exigindo de nós, também, respostas mais profundas” acrescenta ainda Helena Brites destacando que, à semelhança do que aconteceu na 2ª edição, também nestes dias vão procurar desenvolver um “projecto artístico misto, assente na componente musical e dramática”.

Neste grupo que ontem chegou a Fátima ao final da tarde a preponderância volta a ser feminina- apenas estão presentes dois rapazes- e há jovens que estão a participar pela segunda vez.

“Isso constituiu para nós um outro desafio procurando não repetir totalmente as atividades. Até as músicas que cantamos sobre Maria e Fátima são diferentes”, precisou.

As duas monitoras são auxiliadas pelas religiosas da Aliança de Santa Maria que acompanham espiritualmente as crianças e os jovens.

“Faz parte do nosso carisma e fazemo-lo com muito gosto pois ter a possibilidade de dar a conhecer Jesus através do Imaculado Coração de Maria é uma Graça”, disse a Irmã Isabel Santos que orientou a visita aos Valinhos.

Rafael, 12 anos, participa pela primeira vez. “Está a ser muito divertido  pois estou a aprender muito sobre a história de Jesus e a vida cristã em geral” referiu à Sala de Imprensa. Já a Francisca, 11 anos, natural de Lisboa, veio para “aprender coisas novas sobre os pastorinhos e a relação que eles tinham com Nossa Senhora”.

“Sei que eles sofreram muito, que fizeram muitos sacrifícios para deixar Jesus contente e isso foi bom porque acabaram por fazer coisas boas aos outros”, disse ainda a jovem, uma das mais novas do grupo.

As OMC prosseguem amanhã com actividades no Centro Pastoral de Paulo VI e à tarde com uma visita ao Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e, depois, à Casa das Candeias. A 3ª edição das OMC termina no domingo com um pequeno espetáculo que será apresentado aos pais a partir das 16h00, fruto do trabalho criativo desenvolvido pelos jovens durantes estes dias.

O Santuário de Fátima dinamiza as Oficinas Musicais Criativas pelo quarto ano consecutivo, com a novidade de terem sido alargadas a bebés e crianças, dos quatro meses aos oito anos, uma experiência realizada ao longo de quatro sessões, de 45 minutos cada, em abril.

TAGS

oficinas
PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.