17 de dezembro, 2017

154A7750.jpg

Banda Sinfónica Portuguesa e  Coro Infantil da Academia de Música de Costa Cabral estrearam tema Whatsup-whatsdown, de Jorge Salgueiro

Centro Pastoral de Paulo VI recebeu Concerto de Natal promovido pelo Santuário de Fátima

 

O Auditório do Centro Pastoral de Paulo VI acolheu este domingo o Concerto de Natal promovido pelo Santuário de Fátima, que juntou a Banda Sinfónica Portuguesa e o Coro Infantil da Academia de Música de Costa Cabral, sob a direção do Maestro Francisco Ferreira.

No concerto foram interpretadas seis peças, entre as quais o tema Whatsup-whatsdown, de Jorge Salgueiro, em estreia absoluta.

A Banda Sinfónica Portuguesa é uma Associação cultural, sem fins lucrativos, apoiada pelas escolas de ensino artístico especializado da Academia de Música de Costa Cabral (Porto) e Conservatório de Música do Porto, sendo ainda financiada pela Direcção Geral das Artes.

Sediada no Porto, a Banda Sinfónica Portuguesa apresentou-se ao público, pela primeira vez, no dia 1 Janeiro de 2005 no Rivoli, Teatro Municipal do Porto, onde também gravou o seu primeiro CD, tendo entretanto recebido um importante apoio por parte da Culturporto e mais tarde da Porto Lazer na divulgação e expansão do seu projecto.

A Academia de Música de Costa Cabral (AMCC), fundada em 1995, integra a rede nacional de escolas do ensino artístico especializado da música com autonomia pedagógica e autorização definitiva de funcionamento.

Ao longo dos anos, a AMCC tem vindo a desenvolver um trabalho pedagógico destacando-se diversas atividades culturais desenvolvidas junto de várias instituições. No seio da sua oferta educativa destacam-se os cursos básicos em regime integrado (formação geral e vocacional) do 5º ao 9º ano e os cursos profissionais de nível secundário, a par das iniciações musicais, cursos básicos e secundários em regime supletivo e articulado.

O maestro Francisco Ferreira é diplomado em Saxofone, tendo estudado com os prestigiados saxofonistas Daniel Deffayet, Claude Delangle, Jean-Yves Fourmeau e Vincent David. Professor de saxofone e coordenador do departamento de sopros e percussão do Conservatório de Música do Porto, acumula estas tarefas com as  funções de Diretor Pedagógico na AMCC. É ainda membro fundador do Quarteto de Saxofones do Porto e da Banda Sinfónica Portuguesa.
Teve o mérito de desenvolver em Portugal designadamente no Conservatório de Música do Porto, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Academia de Música de Costa Cabral, uma importante classe de saxofone com imensos alunos premiados em concursos nacionais e internacionais, sendo considerado um dos principais responsáveis pela afirmação do saxofone no país.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.