search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu Westminster Boys’ Choir

13 de julho, 2017

3J3A4991.JPG

 

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu Westminster Boys’ Choir

A primeira parte do concerto esteve a cargo da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, acolheu esta tarde um concerto com o Westminster Boys’ Choir, sob a direção do maestro Jeremy Walker. Para além do coro inglês, acompanhado no órgão por Alexander Aitken, a primeira parte do concerto esteve a cargo da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, com a direção de Paula Pereira e acompanhada ao órgão pelo organista titular João Santos.

Esta iniciativa é parte integrante de um vasto programa que o Santuário preparou para celebrar o Centenário das Aparições de Fátima.

O programa, dividido em três partes, contou de início com a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, segunda parte esteve à responsabilidade do Westminster Bois’ Choir, e por fim os dois coros, sob a direção de Jeremy Walker e no órgão Alexander Aitken e João Santos cantaram dois temas em conjunto, incluindo o Hino do Centenário.

O Westminster Boys’ Choir é um coro de rapazes, com um forte prestígio não só no Reino Unido mas em todo o mundo. Os cerca de 40 elementos são formados na Westminster Under School, que integra a Westminster School, fundada em 1179 como escola monástica da abadia beneditina de São Pedro e refundada pela Rainha Elizabeth I em 1560.

Sob a direção de Jeremy Walker o Westminster Boys’ Choir efetuou várias deslocações ao estrangeiro tendo atuado em vários países da Europa, Estados Unidos, Canadá, China, África do Sul, Argentina, Brasil e Chile.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima formou-se em outubro de 2003, e é constituída por cerca de 35 crianças e jovens entre os 7 e os 20 anos de idade. Trata-se de um coro que tem como principal objetivo a animação das celebrações do Santuário de Fátima, especialmente dedicadas a crianças. Foi fundada por Paulo Lameiro, seu maestro titular até setembro de 2016. O coro é dirigido, desde então, por Paula Pereira, e habitualmente acompanhado por João Santos, organista titular do Santuário de Fátima.