13 de julho, 2017

3J3A4991.JPG

 

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu Westminster Boys’ Choir

A primeira parte do concerto esteve a cargo da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, acolheu esta tarde um concerto com o Westminster Boys’ Choir, sob a direção do maestro Jeremy Walker. Para além do coro inglês, acompanhado no órgão por Alexander Aitken, a primeira parte do concerto esteve a cargo da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, com a direção de Paula Pereira e acompanhada ao órgão pelo organista titular João Santos.

Esta iniciativa é parte integrante de um vasto programa que o Santuário preparou para celebrar o Centenário das Aparições de Fátima.

O programa, dividido em três partes, contou de início com a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, segunda parte esteve à responsabilidade do Westminster Bois’ Choir, e por fim os dois coros, sob a direção de Jeremy Walker e no órgão Alexander Aitken e João Santos cantaram dois temas em conjunto, incluindo o Hino do Centenário.

O Westminster Boys’ Choir é um coro de rapazes, com um forte prestígio não só no Reino Unido mas em todo o mundo. Os cerca de 40 elementos são formados na Westminster Under School, que integra a Westminster School, fundada em 1179 como escola monástica da abadia beneditina de São Pedro e refundada pela Rainha Elizabeth I em 1560.

Sob a direção de Jeremy Walker o Westminster Boys’ Choir efetuou várias deslocações ao estrangeiro tendo atuado em vários países da Europa, Estados Unidos, Canadá, China, África do Sul, Argentina, Brasil e Chile.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima formou-se em outubro de 2003, e é constituída por cerca de 35 crianças e jovens entre os 7 e os 20 anos de idade. Trata-se de um coro que tem como principal objetivo a animação das celebrações do Santuário de Fátima, especialmente dedicadas a crianças. Foi fundada por Paulo Lameiro, seu maestro titular até setembro de 2016. O coro é dirigido, desde então, por Paula Pereira, e habitualmente acompanhado por João Santos, organista titular do Santuário de Fátima.

 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.