20 de março, 2018

2018-03-20_Triduo_LGP_2.jpg

Celebrações do Tríduo Pascal do Santuário vão ser interpretadas em língua gestual portuguesa

As celebrações do Tríduo Pascal do Santuário vão ser interpretadas, pela primeira vez, em língua gestual portuguesa (LGP).

“Queremos convidar toda a comunidade surda a vir celebrar connosco este momento festivo da Pascoa do Senhor”, refere o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, num vídeo dirigido àquela comunidade, onde sublinha a importância da vivência do Tríduo Pascal enquanto momento celebrativo que conduz à “vivência da Páscoa de Jesus Cristo”.

As celebrações do Tríduo Pascal com interpretação em LGP serão: a Missa vespertina da Ceia do Senhor, às 18h00 de Quinta-feira Santa, a celebração da Morte do Senhor, às 15h00 de Sexta-feira Santa; e a Vigília Pascal; às 22h00 de Sábado Santo. Todas elas decorrem na Basílica da Santíssima Trindade. No domingo de Páscoa, a comunidade surda pode participar na Missa dominical às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

Esta decisão integra um esforço que o Santuário tem vindo a assumir para melhorar as condições aos peregrinos que o visitam, concretamente na resposta de que precisam aqueles que têm especiais necessidades de inclusão e acessibilidade. Neste sentido, desde 2013, que a Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem vindo a ser interpretada em língua gestual portuguesa por uma equipa de 12 elementos.

Recorde-se que, no ano passado, as celebrações da Peregrinação Aniversária de Maio, presididas pelo Papa Francisco, foram interpretadas em LGP; e que a Peregrinação Aniversária de Outubro, que encerrou as celebrações do centenário das Aparições, também teve os seus momentos altos – meditação do Rosário e Missas –  interpretados em Língua Gestual Portuguesa.

 

 

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.