27 de maio, 2017

3J3A2172.JPG

 

Chegou ao fim  “Fátima, História e Memória” -Colóquio Comemorativo dos 100 anos das aparições de Fátima

Durante  dois dias a Mensagem de Fátima foi relembrada em diversas comunicações como uma “mensagem de paz"

 

O painel apresentado esta tarde com o tema “Fátima e o discurso religioso contemporâneo” contou com as comunicações de Adriano Moreira e D. Manuel Clemente.

Adriano Moreira professor, académico e político, é especialista em Relações Internacionais, e apresentou o tema “Fátima e o tempo do Estado Novo”.

«A parcialidade e rigor da história não podem, todavia, deixar de aceitar valores religiosos», mencionou Adriano Moreira. O professor catedrático falou da “questão religiosa”, tendo recordado que, durante o Estado Novo, o “receio crescente do avanço do Sovietismo” levou ao reforço da “linha católica”.

O antigo ministro falou da “influência determinante” da Igreja Católica na definição do Estado no Ocidente e dos valores “cristãos” nesta evolução política, em que a humanidade procura "uma nova ordem Internacional". Nesse sentido, concluiu, é importante compreender a progressiva importância de Fátima em relação com a situação internacional do século XX.

D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa abordou o tema “Fátima no contexto do catolicismo contemporâneo”.

«As linhas que apresento aqui hoje são como uma tentativa de explicação que algo que nos foge, mas toca e perdura», mencionou D. Manuel Clemente.

Falou ainda dos três pastorinhos, Francisco, Lúcia e Jacinta , da sua santidade mas sobretudo como  «são pessoas concretas de um país que era o seu».

Referiu que entre o período de 1917 e 2017 pode fazer-se um recorte temporal, «desde dos testemunhos dos pastorinhos até ao que o Papa Francisco nos disse na sua recente visita a Fátima, o tema da paz qualifica a Mensagem de Fátima.»

O encerramento do Colóquio teve a cabo de Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História e de Marco Daniel Duarte, Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, entregou a medalha comemorativa do Centenário das Aparições à Academia Portuguesa da História.

 

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.