20 de fevereiro, 2017

3J3A8189.JPG

“Com Jacinta aprendemos a fazer como Nosso Senhor”, disse a Irmã Ângela Coelho

Dia dos pastorinhos vivido com entusiasmo pelas 600 crianças que se deslocaram ao Santuário de Fátima
 

600 crianças da Diocese de Leiria-Fátima participaram na celebração do dia dos Pastorinhos que decorreu esta tarde na Basílica da Santíssima Trindade.

Uma catequese sobre a mensagem de Fátima, centrada nos beatos Francisco e Jacinta Marto, orientada pela Postuladora da Causa de Canonização dos Pastorinhos, deu início a esta celebração.

A Irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa maria, começou por interagir com a assembleia pedindo a colaboração de algumas crianças no altar para lembrar todos os presentes que a história da Mensagem de Fátima começou há cem anos, com crianças da mesma idade das que predominavam na Basílica.

Através dos ícones dos pastorinhos, que se encontravam na Basílica, diante das crianças, a postuladora foi explicando a vida de Jacinta e Francisco Marto, salientando o que eles mais gostavam e as suas principais características.

“Com Jacinta aprendemos a fazer como Nosso Senhor”, salientou a religiosa.

“Gosto tanto de Deus”, era a frase preferida do Francisco, sublinhou a Irmã Ângela Coelho, convidando as crianças presentes a aprenderem esta frase.

Depois da catequese seguiu-se a recitação do Rosário, ao jeito do compromisso assumido por Francisco e Jacinta diante de Nossa Senhora. Presidido pelo reitor do Santuário, pe. Carlos Cabecinhas, as crianças rezaram o Terço.

Ao terminar a celebração, foi oferecida às crianças uma pagela com os ícones dos dois Beatos e com a oração pela sua canonização, que todos rezaram.

No final o Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas lançou um apelo às crianças e adolescentes: “Gostava de vos pedir que rezassem pela sua canonização para que outros meninos da vossa idade, em todo o mundo saibam que eles são santos”, disse o reitor do Santuário.

Á saída da Basílica da Santíssima Trindade cada criança recebeu um impermeável branco, com os dois pastorinhos desenhados nas costas, e a data desta festa.

O dia da festa litúrgica em que o santuário celebra os beatos Francisco e Jacinta foi precedido por uma vigília de oração e pelo III Concerto Evocativo dos Pastorinhos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ontem à tarde, pelas 15h30. Concerto que trouxe ao Santuário o grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob a direção de Luís Toscano, com a estreia absoluta de uma obra de Eugénio Amorim, encomendada pelo Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.