28 de setembro, 2016

AF Banner__Concerto II Ciclo de Orgao-01.jpg


Concerto 100 anos de Música Francesa encerra Ciclo de Órgão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Concerto de João Santos realiza-se no dia 09 de outubro, pelas 15h30
 

O sexto e último concerto do Ciclo do Órgão, promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, será realizado por João Santos, dia 9 de outubro, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

João Santos, organista titular do Santuário de Fátima, fechará o Ciclo de Órgão com um concerto onde serão apresentados 100 anos de música francesa, de César Franck a Olivier Messiaen. O programa inclui vários excertos dos 15 Versets sur les Vêpres du commun des fêtes de la Sainte Vierge, de Messiaen.

João Santos é detentor de alguns prémios nacionais nas áreas de Órgão e Composição, entre os quais se destacam o prémio "Jovens Compositores", no primeiro concurso para Bandas "Maestro Silva Dionísio" (INATEL) com a obra "Antologia" (interpretada durante do XXI Festival de Música em Leiria) e o segundo prémio no Concurso Nacional de Órgão do Instituto Gregoriano de Lisboa (2007). Além disso, algumas das suas composições foram já apresentadas em primeira audição e gravadas em CD. A nível internacional, foi o representante português, em 2004 e 2005, do projecto europeu Church Organs, Mobility of Traditions inserido no Programa Sócrates, no qual contactou com célebres organistas europeus como Theo Jellema, Wolfgang Zerer, Michel Bouvard, Jan Janssen, François Espinasse, entre outros. Participou ainda nos prestigiado concurso International Schnitger Organ Competition, Alkmaar, Holanda (2007), Silbermann Organ Competition (Freiberg, 2009) e Paul-Hofhaimer Organ Competition (Innsbruck, 2010). Tem realizado concertos por todo o país, participando nomeadamente na execução Integral das obras de D. Buxtehude (Aveiro, 2007) e de O. Messiaen (Lisboa, 2008). João Santos foi professor de Técnicas de Composição na Faculdade onde se formou, entre 2005 e 2007. Atualmente exerce funções de organista titular do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. 

João Santos é um dos organistas convidados pelo Santuário de Fátima para o Ciclo de Órgão, composto por seis concertos e que integra o vasto programa musical oferecido pelo Santuário da Cova da Iria, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, propondo um repertório criado em diversas épocas e geografias, com estilos variados.

Estes concertos, que permitiram a fruição das capacidades expressivas do órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, re-estruturado, tiveram inicio em março com o Concerto Inaugural do organista titular da catedral de Nôtre-dame de Paris,  Olivier Latry.

Ao longo destes seis concertos os peregrinos de Fátima puderam escutar obras que representam períodos de 100 anos de música alemã, francesa, música sacra, música contemporânea e, ainda, hinos marianos.

Programa

César Franck (1822-1890)
Coral n.º 2 em Si menor

Marcel Dupré (1886-1971)
Excertos de 15 Versets sur les Vêpres du commun des fêtes de la Sainte Vierge, Op. 18:
1ère antienne des psaumes, Maestoso
5ème antienne des psaumes, Andante moderato
Hymn Ave Maris Stella I, Très Modéré
Hymn Ave Maris Stella III, Adagio
Magnificat I, Andante con moto
Magnificat IV, Allegretto ma non troppo
Magnificat VI
Gloria Finale, Allegro con fuoco

Louis Vierne (1870-1937)
Carillon de Westminster, Op. 54, n.º 6

Maurice Duruflé (1902-1986)
Prélude et Fugue sur le nom d'Alain, Op. 7

Jean Langlais (1907-1991)
Poem of Peace

Olivier Messiaen (1908-1992)
Offrande et Alléluia final (do Livre du Saint Sacrement)

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.