08 de abril, 2018

3J3A2031.JPG

Coro Sinfónico Inês de Castro interpretou “Visitação à Criação de Joseph Haydn”

Concerto da Páscoa está inserido no 1º ano do Ciclo Pastoral “Tempo de Graça e Misericórdia – Dar Graças pelo Dom de Fátima”

 

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu esta tarde o Concerto de Páscoa intitulado “Visitação à Criação de Joseph Haydn”.

Esta iniciativa inserida no 1º ano do Ciclo Pastoral “Tempo de Graça e Misericórdia – Dar Graças pelo Dom de Fátima”, teve como interpretes o Coro Sinfónico Inês de Castro, Vera Silva, Diogo Rato Pombo, Rodrigo Carvalho, João Henriques, sob direção de Artur Pinho Maria.

Artur Pinho Maria é licenciado em Direção Musical pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a orientação do Maestro Mário Mateus.

É maestro titular e diretor artístico do Coro Sinfónico Inês de Castro, do Coro do Porto de Aveiro, do Orfeão de Vale de Cambra, do Orfeão do Paraíso Social de Aguada de Baixo e do Orfeon Académico de Coimbra orientando ainda diversos cursos de direção coral e masterclass de técnica vocal.

Diogo Rato Pombo é licenciado em órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe de António Esteireiro e mestre em direção coral pela mesma instituição com instrução de Paulo Lourenço e orientação de João Vaz no projecto artístico Um manuscrito inédito de João Rodrigues Esteves (P-Lf A7 72/85): edição crítica e opções interpretativas.

Trabalha com o barítono Hugo Oliveira e faz a sua estreia como cantor solista na oratória A Criação de Joseph Haydn.

Rodrigo Carvalho nasceu em Penacova, onde iniciou os seus estudos musicais com o Professor Celestino Ortet.

É diretor artístico do Coral Magister da Mealhada, do Coro Vox et Communio de Penacova, do qual é fundador, e do Coro Misto da Universidade de Coimbra.

João Henriques é natural de Arganil e iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade nessa localidade. No ano seguinte principiou a formação em órgão e em 2004 é organista na Igreja Matriz. Continuou o estudo de órgão com o professor José Miguel Marques na Academia Martiniana e na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra com os professores Paulo Bernardino e Rui Vilão. Foi admitido no Conservatório de Música de Coimbra na classe de órgão da professora Rosa Amorim, tendo concluído o curso complementar em 2013. Frequentou master classes orientadas pelos organistas Johann Vexo e António Mota.

A nível académico, concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.