17 de março, 2018

2018-03-17_Trindade_e_Eucaristia_2.jpg

Escola do Santuário apresenta a adoração como atitude crente primordial

Cerca de meia centena de pessoas estão a participar no itinerário “Trindade e Eucaristia, adoração e solidariedade”, da Escola do Santuário, que iniciou esta manhã, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, e que se prolongará até à tarde deste domingo.

O encontro começou com um momento de oração e adoração. Seguiu-se, durante a manhã, uma reflexão com o tema "Ver-nos a nós mesmos em Deus, que era essa luz", onde o padre José Nuno Silva abordou a adoração e vida, diante de Deus, como atitude crente primordial.

O diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima do Santuário, e responsável por esta proposta de formação, partiu de uma análise da corrente de pensamento contemporânea das Aparições de Fátima, caracterizada pelo “vazio da transcendência divina”, em que se pôs “Deus sobre suspeita”, para sublinhar a pertinência daquele acontecimento, onde Deus vem “reafirmar a sua existência trinitária”.

“Em Fátima, Deus não vem dizer apenas que é, mas também o que é: Trindade. Nos tempos do ateísmo, esta revelação privada não vem acrescentar nada à revelação presente nos Evangelhos, mas reafirmar a Trindade de Deus.”

A partir desta ideia, o sacerdote refletiu sobre o ato de adoração e sobre a relevância de o vincular a um sentido solidário, que se “responsabiliza pelo outro”.

“Quando dizemos Trindade, dizemos relação, comunhão, sociabilidade, interdependência, solidariedade; e o Homem, porque feito à imagem de Deus, deve também refletir esta relação. Na Mensagem de Fátima, o sentido do outro é fundamental, logo desde os ensinamentos do Anjo, que vincula o ato de adoração à intercessão pelos outros que não creem, não adoram, não esperam e não amam Deus. Por isso, é também no âmbito da adoração que devemos assumir a responsabilidade pela relação e pela salvação do outro”, concluiu.

Ao início da tarde, os participantes irão aos Valinhos, onde farão a Via Adorationis, um itinerário de reflexão formulado como uma sucessão de cinco passos, subsidiado por excertos do Evangelho, hinos eucarísticos e trinitários e escritos da Irmã Lúcia, que possibilitam a reflexão.

A Escola do Santuário tem por missão aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da sua leitura em relação com experiências significativas da contemporaneidade, e do reconhecimento da sua eclesialidade e relevância pastoral.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.