16 de outubro, 2016

3J3A5982.jpg

 

Espectáculo "Entre o Céu e a Terra- o Musical sobre Fátima" sai de cena na Cova da Iria

Elenco produções prepara digressão pelas principais cidades do país já no inicio de 2017

 

O espetáculo de teatro musical, encomendado pelo Santuário no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, sai hoje de cena do auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, depois de quatro apresentações com lotação esgotada.
Esgotado desde a estreia, na passada quinta feira, o espetáculo deverá percorrer o país levando Fátima a Portugal inteiro, através de uma linguagem musical diversificada, já no inicio de 2017.

No final da última apresentação este domingo, na sessão extra ao que inicialmente estava previsto, o Santuário de Fátima e a Elenco Produções mostraram-se satisfeitos com a adesão do público.

"Não foi propriamente uma novidade mas a confirmação do que suspeitávamos: que este musical iria ter uma enorme adesão e que ela acabaria por resultar num encantamento do publico", disse o reitor do santuário de Fátima em declarações à Sala de Imprensa do Santuário.

"Desde o principio que queríamos um espetáculo que não fosse óbvio; que falasse de Fátima sem estar a contar literalmente a mensagem de Fátima e que fosse capaz de contar essa mensagem a partir da vida das pessoas e a reação do público tem confirmado esta opção", acrescentou ainda o padre Carlos Cabecinhas.

"A linguagem do musical é uma linguagem apropriada para falar de Fátima. Agora a nossa expetativa é que, a partir deste sucesso, a Elenco possa levar Fátima a todo o país, através do seu musical”, disse ainda o responsável.

Por seu lado, a Elenco produções “está muito satisfeita” com a adesão do público e “empenhadamente motivada” para prosseguir este espectáculo noutras salas do país.

“O  facto de podermos trabalhar lado a lado com o Santuário, ao longo deste tempo, e agora a adesão do público tornam este dia muito feliz” disse à Sala de Imprensa um dos dois produtores executivos da Elenco Produções, Bruno Galvão.

O facto do espetáculo ter tido lotação esgotada nos quatro dias, o que representou uma assistência de 8 mil pessoas “Foi uma surpresa, embora tivéssemos trabalhado para isso”, refere o responsável pela Elenco.

“Muitas das pessoas que levantaram os ingressos queriam pagar por eles mas nem sabiam quanto era o que prova que as pessoas vinham para ver um espetáculo de teatro musical o que também revela a vitalidade deste género artístico”, referiu ainda.

Assumido desde o principio como o musical oficial da Celebração do Centenário das Aparições, o espetáculo apresentado nos últimos dias resulta do desafio lançado pelo Santuário à Elenco Produções, ainda em 2014, de pensar as Aparições sob um olhar contemporâneo, promovendo a Mensagem de Fátima e apresentando uma abordagem artística única deste acontecimento que marcou o século XX.

Depois de alguns anos de pesquisa e criação artística, o musical “Entre o Céu e a Terra” destaca-se pela sua linguagem contemporânea e composição totalmente original, quer no conteúdo quer na abordagem artística, com vista à evocação e celebração das Aparições e da Mensagem de Fátima.

O projeto integra uma equipa de 19 atores, cantores e bailarinos em palco e uma orquestra ao vivo, envolvendo também a utilização dos melhores recursos tecnológicos associados a um exigente desenho de luz, som e sonoplastia, bem como uma aposta forte em cenografia e figurinos.

Com a produção executiva de Bruno Galvão e João Ribeiro, o espetáculo conta com um elenco de elevada qualidade, reunindo nomes como Sofia Escobar, Sofia de Portugal ou Joel Branco. A direção musical é de Artur Guimarães, o texto e letras de Liliana Moreira, estando a encenação e coreografia a cargo de Joana Quelhas.

Procurando perceber os sinais do nosso tempo a partir de Fátima, a obra assenta numa omnipresença de Lúcia, Francisco e Jacinta, mas debruçada no cruzamento do passado e do presente, culminando assim num espetáculo forte e sufocante, com uma estética moderna, e promovendo uma maior identificação do público com as personagens.

Este espectáculo contou com o apoio da Rádio Renascença.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.