25 de outubro, 2016

154A0164.jpg


Fátima apresenta Terço Oficial do Santuário de Fátima

10 mil exemplares foram hoje postos à venda nas lojas do Santuário da Cova da Iria
 

O Terço Oficial do Santuário de Fátima foi apresentado esta manhã podendo ser, a partir de hoje, adquirido nas lojas do Santuário da Cova da Iria.

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, durante a apresentação explicou que «O Terço Oficial do Santuário foi criado em 2010, a partir de um concurso lançado pelo Santuário de Fátima, e é da autoria da Casa Leitão & Irmão, Antigos Joalheiros da Coroa. Foi oferecido ao Papa Bento XVI, no dia 12 de maio de 2010, o primeiro exemplar deste terço oficial, feito em ouro, com as contas dos pai-nossos no mesmo metal e as das ave-marias em topázio. Ao Papa Francisco, foi oferecido um outro exemplar, em 12 de outubro de 2013, na Praça de São Pedro. Desde 2013, é também este terço que está na Estátua de Nossa Senhora de Fátima venerada na capelinha das Aparições».

«Até ao presente, o terço oficial do Santuário de Fátima não era acessível à generalidade dos peregrinos. Hoje, é com alegria que apresentamos o terço do Santuário de Fátima em versão acessível. Quisemos que o terço, não sendo de metais preciosos, apresentasse grande qualidade», reiterou o sacerdote esta manhã em conferência de imprensa.

Trata-se de uma peça exclusiva,  composta por contas azuis, intercaladas por esferas douradas, sendo a conta da salve-rainha assinalada com o monograma do Santuário de Fátima e com a preciosa coroa da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. A medalha, por seu turno, mostra a escultura do Anjo, da Loca do Cabeço e a escultura da Virgem de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições. A cruz, que remata o conjunto, evoca a Cruz Alta do recinto de oração do Santuário da Cova da Iria.

«Transbordante de luz, o terço oficial do Santuário de Fátima a todos lembra que a Senhora mais brilhante que o Sol se faz portadora dos mistérios da Salvação, postos à contemplação da humanidade peregrina que caminha guiada pelo sinal da cruz», lê-se no flyer descritivo que acompanha o terço concebido no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições.

O Pe. Carlos Cabecinhas explicou ainda que «Em 1917, a Virgem Maria apareceu a três crianças na Cova da Iria, identificando-se como a Senhora do Rosário e pedindo que se rezasse o terço todos os dias. O terço é, assim, desde os primórdios da vida do Santuário, o mais expressivo atributo do peregrino de Nossa Senhora de Fátima. Quisemos, por isso, que o Terço Oficial do Santuário estivesse à disposição dos peregrinos nesta data tão significativa do Centenário das Aparições».

A apresentação do Terço, objeto que «assume a identidade do lugar onde incontáveis gerações de peregrinos todos os dias rezam pela conversão dos corações, pela paz no mundo e pela Igreja de Cristo», foi feita esta manhã e está a partir de agora à venda nas lojas do Santuário de Fátima. 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.