06 de dezembro, 2017

FXXI_8_BD-231.jpg

“Fátima continuará a acompanhar a história da humanidade”

Entrevista do bispo de Leiria-Fátima à revista Fátima XXI sublinha importância do acontecimento e da mensagem no mundo contemporâneo

 

O último número da ‘Fátima XXI’, concebida no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, inclui uma entrevista ao bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que convida a “ler a história a partir das vítimas”.

“Normalmente a história é feita a partir dos grandes acontecimentos e dos poderosos ou influentes na sociedade e na história. E esquecem-se os humildes, os humilhados, as vítimas”, diz o prelado numa entrevista conduzida pelo diretor da agência Ecclesia, Paulo Rocha.

“Como acontece agora, com conflitos absurdos ou com o problema dos refugiados ou deslocados. Fátima chama a atenção para esses: ler a história a partir das vítimas, dos que sofrem, dos esquecidos, dos descartados”, refere o responsável.

Por outro lado, D. António Marto sublinha a dimensão profética de Fátima, que a celebração deste primeiro Centenário evidenciou, como pórtico para o inicio da vivência de um novo ciclo.

“Fátima continuará a acompanhar a história da Humanidade” e “interessa-nos consolidar os dinamismos que foram criados, a partir de um programa para o próximo triénio que tem por temas: Fátima como dom para a Igreja e para a humanidade; a experiência da Igreja reunida e meta de peregrinação; e o chamamento à vida com Deus, sobretudo o aspeto da santidade. Aconteceu uma visão global e agora temos de a levar à vivência”, afirma o bispo diocesano na entrevista à revista `Fátima XXI´.

“Outro aspeto que pode trazer novidade é o acompanhamento da história, que é sempre nova e muda de um momento para o outro. A abertura à Ásia é um sinal”, acrescenta destacando o crescimento dos peregrinos asiáticos, em particular da China continental e da Coreia do Sul, no Santuário.

Na entrevista o bispo de Leiria-Fátima destaca, ainda, a importância de Fátima para Portugal, retomando o que foi dito pelo Presidente da República na sessão de encerramento das celebrações do Centenário.

“Fátima é uma parte essencial da história de Portugal” e  “Portugal não pode esquecer o acontecimento de Fátima, que faz parte da sua história, e que a mensagem não é algo fechado, só para os católicos e para os crentes, mas tem uma carga de humanismo muito grande. É uma inspiração de fraternidade, solidariedade e de paz”.

A revista Fátima XXI está à venda na Livraria do Santuário e nas livrarias FNAC e Bertrand.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.