search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

FÁTIMA (EN)CONTRASTE - «A(R)RISCAR EM DEUS - disse que sim mas agora vou dizer que não»

18 de março, 2017

3J3A8524 (1).jpg

 

FÁTIMA (EN)CONTRASTE - «A(R)RISCAR EM DEUS - disse que sim mas agora vou dizer que não»

Iniciativa aconteceu esta sexta-feira no Espaço do Jovem, no Santuário de Fátima

 

O Espaço Jovem, no Santuário de Fátima, acolheu esta sexta feira a II edição do evento Fátima (En)contraste «A(R)RISCAR EM DEUS - disse que sim mas agora vou dizer que não», uma iniciativa do Serviço Pastoral das Crianças e Jovens do Santuário de Fátima.

O tema desta II edição foi inspirado nas palavras da Ir. Lúcia, no contexto da 7.ª aparição de Nossa Senhora do Rosário na Cova de Iria, a 15 de junho de 1921, quando a vidente, por momentos, vacilou perante o desafio para que deixasse a sua vida de pastora, junto da família, e se entregasse a Deus.

Uma vez mais a partir das artes, concretamente da pintura e da música, os jovens foram desafiados a refletir sobre este tema tão candente da Mensagem de Fátima- a entrega a Deus sem condições- e a partilhar o seu testemunho.

Pedro Tavares, diácono de 24 anos, apresentou um tríptico pintado por si, no qual interpretou a mensagem deixada por Lúcia nas suas memórias.

“ A história de cada um de nós está aqui e a pergunta deixada por Nossa Senhora na primeira aparição de maio- “Quereis oferecer-vos a Deus”- poderia ter sido feita a cada um de nós” referiu o jovem lembrando que depois de um primeiro Sim “há sempre um longo caminho a percorrer e muitas vezes cheio de incertezas e dúvidas”. E, o grande desafio passa por um reencontro com Deus que, na Cova da Iria, se fez presente através de Nossa Senhora.

“Lúcia está numa espécie de guerra: prometeu dizer sim, depois fica sem vontade de cumprir essa promessa e vem até à Cova da Iria em busca de uma resposta, de uma vontade que não tinha e Nossa Senhora responde- “arrisca que eu nunca te deixarei”. E o sim de Lúcia ganhou outra força”, afirmou Pedro Tavares.

“Lúcia carregou nela questões com as quais tantos jovens, neste tempo, certamente se identificam”, explica o jovem diácono sublinhando a importância de nos dispormos a acolher Deus que “nunca se esconde de nós, mesmo diante do pecado, porque nos ama”.

O encontro que contou com a participação de mais de uma centena de jovens, teve inicio às 21h30 com a recitação do rosário na Capelinha das Aparições; seguiu-se a apresentação de Pedro Tavares, e num segundo momento, com a presença de cinco artistas que apresentaram as suas músicas originais sobre o tema. 

Na primeira edição deste encontro, realizada em agosto do ano passado, foi abordada a temática da amizade, à luz da vida dos três jovens pastores, a partir de uma partilha da postuladora da Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, Ir. Ângela Coelho.


CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Missa

Missa, na Capela da Morte de Jesus

09h00
Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

12h00

PAPA FRANCISCO EM FÁTIMA


LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima