18 de março, 2017

3J3A8524 (1).jpg

 

FÁTIMA (EN)CONTRASTE - «A(R)RISCAR EM DEUS - disse que sim mas agora vou dizer que não»

Iniciativa aconteceu esta sexta-feira no Espaço do Jovem, no Santuário de Fátima

 

O Espaço Jovem, no Santuário de Fátima, acolheu esta sexta feira a II edição do evento Fátima (En)contraste «A(R)RISCAR EM DEUS - disse que sim mas agora vou dizer que não», uma iniciativa do Serviço Pastoral das Crianças e Jovens do Santuário de Fátima.

O tema desta II edição foi inspirado nas palavras da Ir. Lúcia, no contexto da 7.ª aparição de Nossa Senhora do Rosário na Cova de Iria, a 15 de junho de 1921, quando a vidente, por momentos, vacilou perante o desafio para que deixasse a sua vida de pastora, junto da família, e se entregasse a Deus.

Uma vez mais a partir das artes, concretamente da pintura e da música, os jovens foram desafiados a refletir sobre este tema tão candente da Mensagem de Fátima- a entrega a Deus sem condições- e a partilhar o seu testemunho.

Pedro Tavares, diácono de 24 anos, apresentou um tríptico pintado por si, no qual interpretou a mensagem deixada por Lúcia nas suas memórias.

“ A história de cada um de nós está aqui e a pergunta deixada por Nossa Senhora na primeira aparição de maio- “Quereis oferecer-vos a Deus”- poderia ter sido feita a cada um de nós” referiu o jovem lembrando que depois de um primeiro Sim “há sempre um longo caminho a percorrer e muitas vezes cheio de incertezas e dúvidas”. E, o grande desafio passa por um reencontro com Deus que, na Cova da Iria, se fez presente através de Nossa Senhora.

“Lúcia está numa espécie de guerra: prometeu dizer sim, depois fica sem vontade de cumprir essa promessa e vem até à Cova da Iria em busca de uma resposta, de uma vontade que não tinha e Nossa Senhora responde- “arrisca que eu nunca te deixarei”. E o sim de Lúcia ganhou outra força”, afirmou Pedro Tavares.

“Lúcia carregou nela questões com as quais tantos jovens, neste tempo, certamente se identificam”, explica o jovem diácono sublinhando a importância de nos dispormos a acolher Deus que “nunca se esconde de nós, mesmo diante do pecado, porque nos ama”.

O encontro que contou com a participação de mais de uma centena de jovens, teve inicio às 21h30 com a recitação do rosário na Capelinha das Aparições; seguiu-se a apresentação de Pedro Tavares, e num segundo momento, com a presença de cinco artistas que apresentaram as suas músicas originais sobre o tema. 

Na primeira edição deste encontro, realizada em agosto do ano passado, foi abordada a temática da amizade, à luz da vida dos três jovens pastores, a partir de uma partilha da postuladora da Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, Ir. Ângela Coelho.

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.