13 de agosto, 2017

3J3A5677.JPG

 

Fátima recorda a “essência da vida cristã”, diz presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização

Peregrinos cumpriram tradição da oferta de trigo na peregrinação de agosto

 

O presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização afirmou esta manhã durante a homilia da Missa Internacional de 13 de agosto em Fátima que este lugar recorda a “essência” da vida cristã, “feita de conversão, de silêncio, de oração e de testemunho da caridade”.

Na homilia, centrada na vida e no exemplo dos pastorinhos, D. Rino Fisichella sublinhou que tal como eles foram vitimas da perseguição e da maldade, e nunca desistiram, também a humanidade precisa de reencontrar uma nova forma de ser livre, através da oração e da conversão.

O prelado lembrou as provações passadas pelos pastorinhos nesta data, há cem anos, quando foram impedidos de se deslocar à Cova da Iria na data `acertada´por Nossa Senhora devido “à maldade” e “à falta de fé” dos homens e como isso os afectou sem nunca perderem a esperança.

D. Rino Fisichella apelou aos peregrinos para também eles não desistirem mesmo diante das incertezas da vida.

“Muitos de entre nós sabem o que significa a distância de casa, da família, dos afetos; sabem o que significa viver num país estrangeiro. Hoje voltastes aqui à capelinha de Fátima, porque esta é a vossa casa”, sublinhou.

D. Rino Fisichella destacou, por outro lado, que mesmo diante dos momentos de dor e de sofrimento, “quando parece que não somos escutados”, ou “experimentamos o pecado” o bem acaba por prevalecer.

“Cristo agarra-nos e, segurando-nos bem próximos de Si, não nos impede de sermos livres, não nos faz mal, mas dá-nos a possibilidade de descobrir a verdadeira liberdade e abre diante de nós horizontes de paz e de alegria, tão desejados e nunca alcançados, porque sem Ele não podemos fazer nada”, concluiu lembrando que a sociedade de hoje cria “a ilusão dramática” de uma certa liberdade que nos impede de estabelecer “relações de amizade, de sinceridade e de amor”.

A Missa Internacional foi concelebrada por 8 bispos e 261 sacerdotes, e na assembleia fizeram-se anunciar 158 grupos, num total de 13.912 peregrinos oriundos dos países dos cinco continentes, com uma predominância para os países europeus nomeadamente Itália, Espanha e Polónia.

Entre as peregrinações anunciadas destaque para a Peregrinação Nacional dos Migrantes e Refugiados promovida no âmbito da 45ª Semana Nacional das Migrações, organizada pela Obra católica Portuguesa das Migrações, e que este ano teve como lema “Acolher o futuro- Novas gerações migrantes são o amanhã da humanidade”.

‘Santa Maria, Mãe de Deus’ foi o tema da Peregrinação Aniversária de agosto que recorda a quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e Lúcia.

Nesta peregrinação, durante o ofertório, os peregrinos voltaram a trazer trigo e farinha para oferta a Nossa Senhora. Trata-se de um gesto que acontece desde 1940, ano em que um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica da diocese de Leiria ofereceu 30 alqueires de trigo destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima. A partir desse ano, os peregrinos de várias dioceses deram continuidade ao gesto que remete para a referência eucarística da própria mensagem de Fátima. Em 2016 foram oferecidos 8530 quilos de trigo e 437 quilos de farinha.

A peregrinação de agosto ao Santuário de Fátima termina este domingo com o concerto ‘Rainha dos Céus, Alegrai-vos’, interpretado pelo coro Regina Coeli, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

HOMILIA

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.