30 de maio, 2018

AF_BANNER Projeto Sete@2x.jpg

Jovens desafiados a fazer uma experiência de voluntariado em Fátima

Projeto SETE avança de 9 de julho a 2 de setembro no Santuário

O Santuário de Fátima propõe aos jovens, com idades entre os 16 e os 35 anos, a possibilidade de fazerem uma experiência de voluntariado na Cova da Iria.

O projecto SETE, que decorre entre os dias 9 de julho e 2 de setembro, visa permitir aos participantes penetrar na vivência do lugar e da sua mensagem, através de dinâmicas de acolhimento de peregrinos, do aprofundamento espiritual e da imersão no acontecimento de Fátima.

Os destinatários da iniciativa são todos os jovens, estejam ou não ligados a algum movimento eclesial, inquietos pela experiência cristã do acolhimento e da peregrinação, em busca de uma vivência espiritualmente rica, profunda e partilhada com outros jovens, ou que se interroguem sobre o sentido e a atualidade do acontecimento e da experiência de Fátima.

A matriz do projecto SETE baseia-se na sétima aparição de Nossa Senhora à Lúcia, a 15 de junho de 1921, quando cheia de dúvidas hesitou entre a obediência ao bispo que lhe tinha pedido para partir para o Porto e o seu desejo de ficar junto dos familiares. Dividida entre o sentido da obediência e a vontade pessoal, Lúcia decide voltar à Cova da Iria e Nossa Senhora voltou a aparecer-lhe: «Assim solícita, mais uma vez desceste à terra, e foi então que senti a Tua mão amiga e maternal tocar-me no ombro; levantei o olhar e vi-Te, eras Tu, a Mãe bendita a dar-me a mão e a indicar-me o caminho; os Teus lábios descerraram-se e o doce timbre da tua voz restituiu a luz e a paz à minha alma: "Aqui estou pela sétima vez, vai, segue o caminho por onde o Senhor Bispo te quiser levar, essa é a vontade de Deus."
Repeti então o meu "sim", agora bem mais consciente do que, o do dia 13 de Maio de 1917 e enquanto que de novo Te elevavas ao Céu, como num relance, passou-me pelo espírito toda a série de maravilhas que naquele mesmo lugar, havia apenas quatro anos, ali me tinha sido dado contemplar.»

O projecto de uma vida começa a desenhar-se na juventude e, tal como Lúcia, são imensas as hesitações e as dúvidas, que os jovens experimentam. Do ponto de vista cristão, a grande descoberta é talvez que este projeto de uma vida toda se transfigura quando nos descobrimos parte de um projeto maior, o de Deus, projeto esse que em Fátima se diz “desígnios de misericórdia”.

No culminar da celebração do centenário das aparições de Fátima, recordar esta aparição é oferecer aos jovens uma chave-de-leitura para as suas vidas e para o nosso tempo.

Os jovens podem fazer a sua inscrição em turnos de voluntariado de 7 ou de 14 dias. Podem inscrever-se individualmente ou em grupos (de um movimento, secretariado diocesano, escola, etc.). No formulário de inscrição é visível o número de vagas ainda disponível em cada turno. A estadia fica totalmente ao encargo do Santuário de Fátima: o alojamento será feito numa secção da Casa de S. Bento Labre, especialmente reservada para os voluntários.

Cada turno começará com um período de introdução ao itinerário de imersão. Durante o tempo de voluntariado, os jovens serão chamados a tocar as múltiplas experiências de acolhimento, oração e partilha que se podem vivenciar no Santuário de Fátima. Terá particular interesse o contacto direto com os peregrinos, o toque com os mais frágeis (idosos, pessoas com deficiência) e os momentos orantes. Os jovens entrarão numa dinâmica de aprofundamento espiritual, acompanhados pela equipa do Santuário.

As inscrições podem ser feitas através de formulário. Todas as dúvidas podem ser tratadas através do email [email protected]. As inscrições devem ser feitas até 15 dias antes do turno pretendido.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.