26 de novembro, 2016

Cortar154A0315.jpg

 

Milagre do Sol inspira última exposição temporária do Centenário no Santuário de Fátima

Exposição estará patente ao público durante dois anos e foi inaugurada hoje

 

O Santuário de Fátima inaugurou este sábado a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Sob o título “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”- Exposição temporária evocativa da aparição de outubro de 1917 - no Ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima, estará patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, todos os dias das 9h00 às 19h00.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o milagre do sol, a exposição pretende recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima. A partir desta memória, o visitante terá consciência de que o milagre do sol não foi o momento de clausura da história das aparições, mas o dia inicial de uma história em que o peregrino passa a ser verdadeiro protagonista. 

A exposição, que estará patente no ano do centenário é a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais de diferentes épocas históricas dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo. 

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos cristãos em sete núcleos:

O eclipse do Sol: Deus jaz apartado da humanidade   
A Lua preside à noite: os discursos e as figuras dos céus de Fátima
O brilho da Lua manifesta a luz do Sol: em Fátima, Maria apresenta Cristo
A forma da Lua: a sintética linguagem do coração  
A luz configura o lugar: o Santuário como perímetro para todas as periferias  
Uma constelação de luzeiros: a experiência de Fátima como ardente clareira 
O astro que não tem ocaso: o ser humano, lugar íntimo (sacrário) de Deus

Com produção do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, comissariado e museologia a cargo de Marco Daniel Duarte, arquitetura de Joana Delgado e design de Inês do Carmo, a exposição tem entrada livre. 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.