17 de outubro, 2017

20626358_1621771864509061_8262030412222042083_o.jpg

 

Museu do Santuário de Fátima associa-se à celebração do dia dos Bens Culturais da Igreja

Marco Daniel Duarte vai conduzir uma visita guiada à exposição “As Cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”

 

O Museu do Santuário de Fátima associa-se à celebração do dia dos Bens Culturais da Igreja, esta quarta feira,  com uma visita guiada à exposição “As Cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”, conduzida por Marco Daniel Duarte, comissário da exposição e Diretor do Museu do Santuário de Fátima.

A visita vai decorrer às 16h00 do dia 18 de outubro e vai permitir conhecer os diferentes cenários que, desde há cem anos, têm marcado a paisagem de Fátima no mundo contemporâneo.

Marco Daniel Duarte afirma que o Santuário de Fátima, através do seu Museu, “tem o maior gosto em se associar à celebração deste dia que promove uma reflexão acerca da importância dos Bens Culturais que, a partir do discurso da Igreja, apelam à via da beleza que é entendida por todos como uma forma de aproximar diferentes maneiras de pensar a humanidade”.

“A arte cristã é particularmente pródiga em significados, e por isso fala para dentro e para fora da Igreja, como tentamos demonstrar com a exposição temporária “As Cores do Sol: a Luz de Fátima no tempo contemporâneo”, explica o comissário da exposição em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

A exposição temporária «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo» está patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, até 31 de outubro de 2018.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A entrada é gratuita.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, iniciativa assinalada desde 2011 no dia 18 de Outubro - dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas - visa promover a reflexão e partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de actuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam.

 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, em italiano, na Capelinha das Aparições

  • 08h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.