26 de novembro, 2016

IMG_0332.jpg

 

O Ano Jubilar é «um ano de graça e de compromisso», diz reitor do Santuário de Fátima

Pe. Carlos Cabecinhas participou este sábado na Jornada de Abertura do novo ano pastoral na Cova da Iria

 

O Ano Jubilar que será «solenemente» inaugurado este domingo, com a passagem pelo Pórtico Jubilar e com a celebração da eucaristia dominical na Basílica da Santíssima Trindade, é «um ano de especial graça» que convida «todos os peregrinos ao compromisso» afirmou o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas na Jornada de Abertura do Ano Jubilar que decorreu esta tarde no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima

«O Ano Jubilar é um especial ano de graça. Os peregrinos que, durante este período, visitarem o Santuário, aí participarem em alguma celebração ou rezarem, poderão receber a Indulgência de Deus, expressão da Sua misericórdia para connosco», disse o reitor do Santuário de Fátima.      

«O Ano Jubilar é um ano de compromisso com Deus e com os irmãos, acolhendo os desafios da mensagem de Fátima e do exemplo de vida dos pastorinhos», acrescentou sublinhando que, por ser um ano particularmente festivo, «serão as celebrações a marcar o ritmo da vivência deste jubileu do primeiro Centenário das Aparições».

«Ao celebrarmos o grande acontecimento de Fátima, damos graças a Deus por todas as bênçãos que Ele derrama sobre nós em Fátima, através da mensagem transmitida neste lugar e dos seus protagonistas», disse ainda o Pe. Carlos Cabecinhas.

Para assinalar e «destacar o carácter festivo deste Ano Jubilar», o Santuário propõe alguns sinais e gestos aos peregrinos nomeadamente, o Pórtico Jubilar, inspirado no arco festivo que, em 1917 assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco, Jacinta e Lúcia; o Itinerário Jubilar do Peregrino que apresenta uma proposta orante para todos os peregrinos que se deslocam ao Santuário neste ano e a Oração Jubilar de Consagração, de entrega a Maria para, com ela, nos consagrarmos a Deus.

O reitor explicou, ainda o sentido do tema escolhido para este ano pastoral - "O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus" - , que tem como ponto de partida a aparição de outubro de 1017.

«Partindo desta frase inspiradora, somos convidados, ao longo deste ano pastoral, a refletir sobre o lugar de Maria na história da salvação, a reconhecer que "o Senhor fez maravilhas" em Maria e através dela, a deixarmo-nos conduzir por ela até Deus e a darmos graças a Deus pelo dom das aparições de Nossa Senhora em Fátima», afirmou o reitor salientando uma vez mais que a devoção ao Coração Imaculado de Maria é «alma da mensagem de Fátima» e o elemento que une as suas diversas dimensões.

O Ano Jubilar, que agora se inicia, prolonga-se até dia 26 de novembro de 2017.

TAGS

centenario
PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.