24 de julho, 2016

3J3A4595.jpg


Oficinas Musicais Criativas 2016 chegam ao fim

Santuário faz balanço positivo deste projecto

 

Terminou esta tarde a 3ª edição das Oficinas Musicais Criativas 2016 (OMC) , uma iniciativa promovida pelo Santuário de Fátima pelo quarto ano consecutivo, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições.

“A apresentação da mensagem de Fátima através do desenvolvimento de um projecto criativo é para nós um motivo de satisfação porque conseguimos explicar conteúdos sérios e verdadeiros que de outra forma seria difícil às crianças” disse este domingo a Irmã Bernardete Oliveira responsável pela pastoral juvenil no Santuário de Fátima na sessão de encerramento da 3ª edição das OMC 2016.

A religiosa que integra a Aliança de Santa Maria, congregação que auxilia o Santuário, em particular as monitoras das OMC, nestes dias de actividade sublinhou que este projecto “já tem provas dadas” e tem-se revelado uma iniciativa “de sucesso até pelo número de participantes que todos os anos congrega”.

A Oficina que terminou esta tarde envolveu 15 crianças dos 11 aos 14 anos que, além do projecto artístico explorando várias formas de expressão musical, plástica e dramática, realizaram vários passeios lúdico-formativos a começar pelos Valinhos e Aljustrel, passando pela Casa das Candeias e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde tiveram oportunidade de tocar no Órgão de Tubos, recentemente inaugurado.

“Estamos muito satisfeitas com o produto final alcançado” frisou Helena Brites que juntamente com Tânia Lhera orientam estas Oficinas que desafiam crianças e jovens dos 4 meses aos 14 anos a apreender de maneira informal e lúdica os conteúdos da Mensagem de Fátima, num contexto de enorme espiritualidade.

Nas OMC a história de vida dos pastorinhos- Lúcia, Francisco e Jacinta- e a mensagem mariana da Cova da Iria constituem o eixo fundamental do projeto criativo que as crianças desenvolvem através das várias expressões artísticas.

“As oficinas apesar de terem nascido no contexto da celebração do Centenário serão certamente um projecto a continuar para lá do Centenário” dizia na semana passada o responsável pela sua organização Manuel Lourenço, no final da 2ª edição de 2016 destinada a crianças dos 7 aos 11 anos.

Este ano o Santuário alargou as oficinas criando uma primeira edição em abril destinada a crianças dos 4 meses aos 7 anos de idade. Ao todo, este ano, o Santuário de Fátima acolheu cerca de 50 crianças e jovens nesta iniciativa.

TAGS

oficinas
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.