15 de julho, 2016

3J3A4159.JPG

 

Oficinas Musicais Criativas começaram esta manhã

Atividade inserida nas comemorações do Centenário das Aparições conta com crianças dos 8 aos 10 anos. 

 

No âmbito da celebração do Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima, promove as Oficinas Musicais Criativas para crianças dos 8 aos 10 anos.

Esta iniciativa tem como objetivo aliar à componente musical atividades de leitura e de teatro, de dança e de pintura, ajudando as crianças a contactar de modo informal e de forma lúdica os conteúdos da Mensagem de Fátima, num contexto de enorme espiritualidade.

«Espero que há semelhança das edições anteriores possa ser um sucesso, uma vez que este tipo de atividades livres e criativas motivam bastante as crianças. Nós embora tenhamos um modelo a aplicar, há aspetos mais particulares que nós só podemos definir no fim de conhecer o grupo que temos ali», afirma Helena Brites uma das monitoras desta atividade. Assim cada grupo é único, e a monitora considera mesmo que «sejamos nós a trazer a “tela”, eles é que pintam, uma vez que é trazido um repertório pensado para envolver espiritualmente estas crianças a viver a mensagem».

Segundo Helena Brites «Não se espera somente que façam atividades musicais, espera-se que levem uma dimensão espiritual e uma vivência da mensagem. No fundo é como se as crianças tivessem a construir um puzzle mas só no final vêm o todo».

Privilegiando as atividades ao ar livre, os vários ateliês decorrem por todo o santuário mariano, desde o recinto aos Valinhos, Casa Museu, Casa das Candeias, exposições, Capelinha, Basílica de Nossa Senhora do Rosário e Basílica da Trindade, para que os participantes se sintam verdadeiros protagonistas de aventuras e se possam divertir num contexto cristão e espiritualmente enriquecedor.

As Oficinas Musicais Criativas decorrem ao longo de quatro dias e são monitorizadas por adultos. Cada sessão é orientada pelas formadoras Helena Brites e Tânia Lhera, estando acompanhadas pelas religiosas da Aliança de Santa Maria.

Estas Oficinas realizam-se pelo quarto ano consecutivo, este ano com a particularidade de terem sido alargadas a bébés e crianças com menos de oito anos.

A experiência com os mais pequenos decorreu em abril e circunscreveu-se a 45 minutos por sessão com crianças entre os 4 meses e os sete anos de idade.

O turno que agora decorre até domingo é composto por oito crianças- sete raparigas e um rapaz- dos 8 aos 10 anos. O segundo grupo chegará ao Santuário no dia 21 de julho e será compreendido por jovens entre os 11 e os 14 anos.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.