22 de julho, 2014

 
 
 
A primeira edição deste ano das Oficinas Musicais Criativas (OMC), iniciativa promovida e desenvolvida pelo Santuário de Fátima para crianças entre 10 e 13 anos e idade, já terminou. Continuam abertas as inscrições para participação na segunda edição, agendada para 3 a 6 de agosto. Mantém-se o programa estabelecido e as monitoras responsáveis, mantem-se também o acompanhamento espiritual por religiosas da congregação Aliança de Santa Maria.
Para mais informações e para inscrição: AQUI
O Santuário de Fátima faz votos de que, no final da segunda edição, transpareça o ambiente de amizade e os testemunhos de alegria que puderam ser testemunhados na festa de encerramento da primeira edição, realizada, a 16 de julho, no Centro Pastoral de Paulo VI, na qual estiveram presentes os familiares e amigos das crianças participantes.







Na primeira edição de 2014 das OMC foram realizadas atividades de diversas expressões artísticas, no Centro Pastoral de Paulo VI, nos Valinhos e na sala do órgão de tubos do Recinto do Santuário. Também teve lugar uma visita à Casa das Candeias, núcleo museológico inaugurado em Fátima a 4 de abril, propriedade da Fundação Francisco e Jacinta. 


Em quinze corações suspensos num dos corredores do Centro Pastoral de Paulo VI, as quinze crianças que participaram - vindas de Castelo Branco, Marinha Grande, Carvalhal e Azinhaga, algumas delas pelo segundo ano consecutivo - escreveram sobre o que para elas significou esta iniciativa: “Aprendi a rezar o terço, novas músicas, a amar os outros, a partilhar mais vezes”, “Novos conhecimentos. Sorrisos. Gargalhadas. Momentos muito felizes. Música”; “Caminho iluminado pelo amor”; “Grandes memórias e descobertas”; “O coração de Nossa Senhora é um refúgio e o caminho para a luz”, entre outras.





Numa das salas do centro pastoral, no chão, um cartaz mostra uma grande imagem de Maria e, em volta, quinze pequenas ilustrações relacionadas com as aparições de Fátima. A música, à qual se juntaram os sons da natureza captados nos Valinhos, como que percorreu de forma transversal toda a Oficina e o pequeno espetáculo apresentado no último dia fez eco disso, com a interpretação de diversos temas musicais.
 
Uma das monitoras, Helena Brites, agradeceu o desafio que lhe havia sido colocado e descreveu os três dias das Oficinas Musicais Criativas como “muito completos, de uma grande riqueza”. Realçou também que a iniciativa, que começou como um projeto profissional, acabaria por tornar um “momento familiar e fraterno, de crescimento e de partilha”.
 
Para melhor descrever, através de um sentimento, o que significou esta experiência, as crianças escreveram: “Esperança”, “Alegria”, “Amizade”, “Paixão por Deus”, “Carinho”, “Bondade”, “Amor”, “Fé”, “Partilha”, “Companheirismo”, “União”, “Fraternidade”, “Sinceridade”, “Comunhão”, “Convívio”.


E está tudo dito! Venha de lá a segunda edição! 



PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.