25 de maio, 2017

D0198568 (1).jpg

 

Organista titular do Santuário de Fátima, é um dos vencedores do “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra”

João Santos ganhou prémio promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Município de Mafra

 

João Santos, organista titular do Santuário de Fátima, é um dos vencedores do “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra”.

Este prémio, promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Município de Mafra, visa distinguir compositores que apresentem peças destinadas ao conjunto dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, instrumentos concebidos, originalmente, para tocar em conjunto.

O júri – constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito internacional, nomeadamente Joris Verdin (Bélgica), que presidiu, Maurizio Croci (Itália), António Pinho Vargas (Portugal) e João Vaz (Portugal) – apreciou 22 candidaturas submetidas a concurso. 

Em concerto, o público poderá escutar as obras vencedoras na categoria A (composição original) e B (transcrição para seis órgãos de uma obra existente), respetivamente “Fantasia” (Luigi Del Prete) e “Allegreto from Symphony, No. 7 in A Major, Op. 92” (João Henrique Sousa Santos), assim como a composição distinguida com uma menção honrosa na categoria A, denominada “1945, Recitativo and Four Images” (Claudio Maccari).

João Santos é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, onde estudou com Luca Antoniotti (órgão), Eugénio Amorim (composição e direção de coros), Cesário Costa (direção de orquestra), Anselm Hartmann (piano), entre outros. Tem-se destacado nas áreas de Órgão e Composição, tanto a nível nacional, com o 2.º prémio no Concurso Nacional de Órgão do Instituto Gregoriano de Lisboa (2007), como internacional, contactando com célebres organistas como T. Jellema, W. Zerer, M. Bouvard, J. Janssen, F. Espinasse, O. Latry, D. Roth, L. Scandali, entre outros. Participou em diversos concursos internacionais e efetua regularmente concertos por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente na Catedral de Westminster, Londres, e no Orgelfestival Rhür, Alemanha. João Santos é organista titular da Catedral de Leiria e do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.