26 de junho, 2016

154A9216.jpg


Pe. Carlos Cabecinhas refere “riqueza e abundância” na reflexão sobre o dom da vida

No encerramento do Simpósio Teológico-Pastoral 2016 reitor deixa convite para Congresso Internacional do Centenário 
 

O Simpósio Teológico –Pastoral, que hoje terminou em Fátima, deixou “uma clara valorização do dom da vida que nos foi concedida e o estímulo a fazermos deste dom recebido um dom doado”, disse o reitor do Santuário de Fátima em declarações aos jornalistas no final dos trabalhos.

“Uma das ideias chave deste Simpósio, tão rico, diversificado e abundante, tem que ver com a relevância do dom da vida que nos é concedido: um dom que é necessário acolher, celebrar  e que deve ser sentido como um estímulo para fazer da nossa vida um ponto de atenção aos outros” precisou o Pe Carlos Cabecinhas.

O responsável pelo Santuário de Fátima, entidade promotora deste Simpósio, acrescentou que “o Ano Santo da Misericórdia põe ainda mais em destaque a importância desta vida recebida que se transforma numa vida doada aos outros, sobretudo aos mais necessitados”.

O Simpósio Teológico-Pastoral 2016 “<<Eu vim para que tenham vida>> A vida que brota de Deus no acontecer da História” decorreu em Fátima desde sexta feira, reunindo teólogos e investigadores das ciências sociais e humanas em torno da reflexão sobre o dom da vida: recebida, celebrada e doada.

“O Santuário tem procurado promover formas de refletir sobre o fenómeno e a Mensagem de Fátima” disse ainda o reitor na sessão de encerramento lembrando que a par destes fóruns há sempre “uma preocupação em encontrar novas linguagens” que permitam comunicar Fátima.

“O Santuário procura ir ao encontro de toda as linguagens próprias de todos os peregrinos que nos procuram;  este é o nosso desafio” frisou ainda o reitor.

“Procuramos, assim, ter sempre a palavra adequada a todos quanto nos visitam cientes da maravilha que é a mensagem de Nossa Senhora, através da qual Deus nos continua a falar e que nos vai conduzindo permanentemente até Ele”, referiu.

No final dos trabalhos, o reitor deixou ainda o convite para o Congresso Internacional do Centenário de Fátima “Pensar Fátima. Leituras Interdisciplinares”, que se realizará no próximo ano entre 21 e 24 de Junho.

Por outro lado, o bispo de Leiria-Fátima deixou um outro apelo: “peço-vos que nos preparemos para participar neste Congresso mas sobretudo para nos prepararmos para acolher o peregrino por excelência do próximo ano que será o nosso querido Papa Francisco”.

Nesta sessão de encerramento participou igualmente o professor João Duarte Lourenço da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, entidade parceria do Santuário.

Este Simpósio teve o apoio da Rádio Renascença.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.