23 de julho, 2017

3J3A5207.JPG

 

Reitor convida peregrinos a aprenderem com os “Santos Francisco e Jacinta Marto que Deus age em nosso favor”

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu à eucaristia dominical no Recinto de Oração

 

O reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, presidiu esta manhã à Eucaristia Dominical no Recinto de Oração, e exortou os peregrinos a verem nos “Santos Francisco e Jacinta Marto, um exemplo de transformação do mundo”.

Na homilia proferida sublinhou que "somos convidados a contemplar este modo como Deus cuida de nós porque é tomando consciência do modo como Deus age em nosso favor que compreendemos o modo como nós devemos proceder."

O responsável pelo Santuário de Fátima defendeu a necessidade de aprender os "tempos de Deus" e o "seu olhar sobre a realidade" em cada uma das situações, sempre com a perspetiva de que estamos diante "de um Deus compassivo e misericordioso".

O desafio,  sublinhou,  é "percebermos os sinais desta presença".

“A palavra de Deus escutada fala-nos de como Deus cuida de nós, e a pergunta é o que é que isso implica nas nossas atitudes e na nossa vida", afirmou o reitor elecando três desafios que podem ajudar a separar o trigo do joio, como propõe a parábola  do Evangelho deste domingo.

O Pe. Carlos Cabecinhas lembrou que devemos aprender de Deus a atitude de "misericórdia e compaixão" percebendo que "O  bem e o mal coexistem nas nossas vidas", que "há bem, mas também há coisas más, há atitudes erradas" mas  que Deus "dá-nos tempo para sermos capazes de fazer crescer em nós o bem".

Por outro lado, referiu a importância de também sermos compassivos com os outros, a "quem encontramos sempre erros e falhas".

"Temos todos uma tentação em vermos o mal; a tentação de dizermos que tudo está mal à nossa volta e Deus, com a sua atitude, mostra-nos que não é assim. Aproveitemos este domingo para olhar à nossa Volta e percebermos o bem que nos cerca, os sinais da presença de Deus", acrescentou.

Por último, Pe. Carlos Cabecinhas exortou todos os peregrinos presentes a serem “fermento de transformação no mundo".

"O mundo pode ser melhor, mas isso começa connosco na nossa vida, nas nossas atitudes e opções”, referiu.

Recordou então o exemplo dos Santos Francisco e Jacinta Marto, que eles souberam usar “sempre de misericórdia e compaixão para com todos os que procuravam e se aproximavam deles”, que eles foram “compassivos com os pobres e pecadores” e “converteram o olhar para verem os sinais de Deus nas suas vidas e por isso em tudo encontravam Deus”.

"Os santos  Francisco e Jacinta Marto foram o verdadeiro fermento de transformação do mundo de tal modo que o seu exemplo de vida ainda hoje nos toca, comove e desafia", concluiu.

Nesta celebração fizeram-se anunciar no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima vários grupos - 34- entre eles peregrinos de  Portugal, Polónia, Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Sri Lanka e China.

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.