22 de março, 2017

3J3A8776.JPG

 

Reitor do Santuário afirma que jornadas de comunicação são «via de diálogo» com os jornalistas

Iniciativa decorreu hoje no Centro Pastoral de Paulo VI em Fátima

 

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, na sessão de encerramento das I Jornadas de Comunicação Social disse que esta iniciativa «valeu a pena, pelos debates, pelas intervenções», e que apesar de serem as primeiras jornadas «gostaríamos muito que fossem as primeiras de muitas», por serem uma «via de diálogo entre o Santuário de Fátima e os jornalistas».

O Pe. Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, sublinhou que este momento de reflexão pretende essencialmente «Dotar o Santuário de Fátima de uma ferramenta para que os profissionais da comunicação possam fazer melhor o seu trabalho», e «dar a conhecer o Santuário de Fátima».

A diretora de comunicação do Santuário de Fátima, no âmbito das Jornadas de Comunicação Social, disse que as celebrações presididas pelo Papa Francisco a 12 e 13 de maio vão contar com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Carmo Rodeia afirmou que esta decisão tem como objetivo ser um sinal de «respeito» pela população com deficiência que vai seguir a visita pontifícia.

A diretora de comunicação do Santuário de Fátima adiantou que, até ao momento, estão inscritas 550 peregrinações com 80 mil peregrinos estrangeiros.

A visita do Papa vai ter transmissão em direto através da página oficial da visita do Papa, com ligação a vários Santuários do mundo, como Lourdes, Aparecida e Guadalupe, além de capelas dedicadas a Nossa Senhora de Fátima.

O Santuário de Fátima acolheu hoje as I Jornadas de Comunicação Social abertas a todos os profissionais da comunicação, e todos os comunicadores que se interessam pela temática Mariana de Fátima, no ano em que se faz festa no Santuário, em virtude da celebração do centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco.

Com lugar no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, este momento formativo contou com um primeiro painel, no qual participaram o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, sobre os eixos teológicos da mensagem de Fátima. No segundo painel, o Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte foi o orador, com uma conferência sobre as fontes de Fátima. As jornadas, que se realizaram durante todo o dia, contaram de tarde com as conferências de Octávio Carmo, chefe de redação da Agência Ecclesia e Paulo Agostinho, Editor de Lusofonia e Internacional da Agência Lusa, sobre como comunicar Fátima nos media generalistas. Para encerrar os trabalhos houve ainda mais duas intervenções com o porta-voz do Opus Dei em Portugal, Pedro Gil e a Diretora de comunicação do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, que abordaram aspetos mais específicos da visita do Papa Francisco, no contexto da vivência do Centenário das Aparições.

A iniciativa destina-se a todos os profissionais de comunicação e visa enquadrar os jornalistas nos aspetos essenciais do fenómeno e da mensagem de Fátima, aproveitando as comemorações do Ano Jubilar.

 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.