16 de junho, 2017

banner-peregrinacao-jubilar-coros-liturgicos.jpg

Santuário de Fátima acolhe Peregrinação Jubilar dos Coros Litúrgicos

Iniciativa vai contar com estreia da obra Magnificat, do compositor Fernando Lapa

 

Este sábado, dia 17 de junho, o Santuário de Fátima acolhe a Peregrinação Jubilar dos Coros Litúrgicos no âmbito da celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora.

Todas as dioceses de Portugal foram convidadas pelo Santuário de Fátima a integrar este momento festivo, e até à data estão inscritos 161 coros, mobilizando cerca de 2970 elementos. 

O programa tem início pelas 10h00 na Capelinha das Aparições com a Saudação a Nossa Senhora e a recitação do Rosário. Às 11h00 a Basílica da Santíssima Trindade recebe a Celebração Eucarística.

Às 15h00 tem lugar a estreia da obra Magnificat, do compositor Fernando Lapa, autor de vasta obra, desde a música sinfónica à ópera ou concerto, passando pela música coral, de câmara, para teatro ou cinema, etc.

Diversas obras suas têm sido repetidamente executadas, em centenas de concertos, tanto no país como no estrangeiro, sendo algumas delas transmitidas pela RDP, RTP e outras estações de rádio e televisão. Dirigiu o Coro Académico da Universidade do Minho durante 16 anos. É professor de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório de Música do Porto desde 1984 e de Composição e Orquestração na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto).

O Magnificat é composto por 8 estrofes. A primeira será cantada por todos os coros, reunidos em assembleia, e será utilizada como Refrão. Está escrita com quatro vozes. No entanto, cada coro interpretará a estrofe de acordo com as suas possibilidades, podendo ser cantada apenas a uma voz, privilegiando, neste caso, a voz de soprano. As restantes estrofes serão interpretadas pelo Coro do Santuário de Fátima e pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

A obra será interpretada com o acompanhamento musical definido na partitura: órgão, flauta, trombone e glockenspiel. Refira-se que a adaptação do texto foi realizada por Manuel Neto da Silva.

Depois da estreia desta obra será proferida uma conferência de D. José Manuel Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia que vai falar sobre o papel do canto e da música na liturgia. As Vésperas encerram a Peregrinação Jubilar dos Coros Litúrgicos.

Os diferentes coros serão dinamizadores de todos estes momentos celebrativos.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 15h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.