08 de setembro, 2016

3J3A5531 (1).jpg


Santuário de Fátima apresenta edição crítica das Memórias da Irmã Lúcia

Livro foi apresentado esta manhã no âmbito do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional 
 

O Santuário de Fátima apresentou esta manhã a edição crítica das Memórias da Irmã Lúcia realizada pela docente e investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Cristina Sobral.

No âmbito do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional, onde estão reunidos mariólogos e investigadores de todo o mundo, o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, fez a apresentação do livro editado pelo Santuário da Cova da Iria.

«Faltava, uma edição crítica das Memórias, documento fundamental para o estudo de Fátima e da sua mensagem. Os dois mais jovens videntes, o Francisco e a Jacinta, desapareceram muito cedo, ficando a Lúcia como única testemunha do que tinham experimentado. O seu testemunho torna-se, por isso, fundamental e justifica a enorme atenção que suscitaram os seus escritos, sobretudo as Memórias, que conheceram um êxito notável e estão publicadas em 19 línguas. As Memórias foram um dos mais eficazes instrumentos de divulgação dos acontecimentos de Fátima e da sua mensagem», salientou o reitor do Santuário de Fátima perante os 500 participantes do congresso.

O Pe. Carlos Cabecinhas afirmou que um dos principais objetivos desta obra passa por ser «a referência não apenas para os investigadores que se ocupem de Fátima, mas igualmente para as futuras edições de divulgação das Memórias».

Já na abertura do congresso, o reitor referiu que uma das missões do Santuário de Fátima passa por “Preservar as ‘fontes’ da Mensagem de Fátima e promover o seu conhecimento e divulgação, através de estudos apropriados” (Artigo décimo, n. 3, d).

«A preocupação não apenas por preservar, mas igualmente por disponibilizar as fontes de Fátima aos investigadores foi já ontem suficientemente sublinhada. A publicação da Documentação Crítica de Fátima, com a edição com carácter científico dos documentos relacionados com os acontecimentos da Cova da Iria das aparições ao seu o reconhecimento oficial como dignas de crédito, em 1930, foi um primeiro e fundamental passo no sentido de tornar acessível um vasto e importantíssimo corpo documental».

Concluída a publicação da Documentação Crítica de Fátima, o Santuário solicitou à mesma Comissão Científica que preparasse a edição crítica das Memórias, o que fez, confiando a tarefa à Professora Doutora Cristina Sobral.

O livro encontra-se disponível para venda na livraria do Santuário de Fátima. 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.