07 de julho, 2017

Banner-Curso_de_verao-2017.jpg

Santuário de Fátima promove 2.ª edição dos Cursos de Verão 

Iniciativa intitulada “Fátima e os Papas” vai decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI e conta com 80 inscritos
 

Nos próximos dias 10,11 e 12 de julho decorrerá a 2.ª edição dos Cursos de Verão, no Centro Pastoral de Paulo VI.

O curso, intitulado Fátima e os Papas, homenageia Luciano Coelho Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima entre 1976 e 2013, figura de grande relevo no desenvolvimento do estudo das temáticas ligadas à História e Mensagem de Fátima. Da sua prolífera obra, destaca-se todo o labor em prol da Documentação Crítica de Fátima.

A iniciativa coordenada por Marco Daniel Duarte, atual diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, é pensada para investigadores que pretendem estudar o fenómeno Fátima.

A 2.ª edição dos Cursos de Verão conta já com cerca de 80 pessoas inscritas, entre eles investigadores, professores, estudantes das áreas da história, ciências religiosas, sociologia,  entre outras. 

Nesta edição a sessão de abertura estará a cargo do reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas e de Marco Daniel Duarte, coordenador dos Cursos de Verão.

O primeiro dia desta edição conta com sessões de Ana Maria Jorge, António Matos Ferreira, Pedro Valinho Gomes e Bruno Cardoso Reis com temas sobre o Papado, desde da sua origem à Idade Média e também na época moderna e contemporânea. Serão ainda abordados temas sobre Pio XXI e Fátima.

No dia 11 julho as sessões serão asseguradas por Aura Miguel e Octávio Carmo, que nos trazem temas sobre os Papas que já peregrinaram até Fátima: Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e mais recentemente a visita do Papa Francisco.

O último dia deste curso de verão conta com os oradores, Sónia Vazão, André Melícias e Marco Daniel Duarte, abordando temas como os legados pontifícios em Fátima, os Papas diante a Imagem da Virgem de Fátima e as ofertas dos Papas ao Santuário de Fátima.

A sessão de encerramento estará ao cargo do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Na ocasião será lançado o livro “As aparições de Fátima: reconstrução a partir dos documentos”, de Luciano Coelho Cristino, cuja apresentação será feita pelo reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas.

O programa oferece ainda algumas atividades culturais, como a visita à exposição temporária do Museu do Santuário de Fátima: “As cores do Sol. A luz de Fátima no mundo contemporâneo” e o visionamento do documentário “Fátima e os Papas”.

Todas as sessões decorrerão no Centro Pastoral Paulo VI, na sala João Paulo II.

 

Programa

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.