search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Santuário de Fátima promove 2.ª edição dos Cursos de Verão

11 de junho, 2017

Banner-Curso_de_verao-2017.jpg

Santuário de Fátima promove 2.ª edição dos Cursos de Verão 

Iniciativa intitulada “Fátima e os Papas” vai decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI
 

O Santuário de Fátima promove a 2.ª edição dos Cursos de Verão, que vai decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho.

O curso, intitulado Fátima e os Papas, homenageia Luciano Coelho Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima entre 1976 e 2013, figura de grande relevo no desenvolvimento do estudo das temáticas ligadas à História e Mensagem de Fátima. Da sua prolífera obra, destaca-se todo o labor em prol da Documentação Crítica de Fátima.

Estes cursos foram pensados para os investigadores que pretendam estudar Fátima. A iniciativa é coordenada por Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, e acontece anualmente e com o intuito de aproximar a comunidade científica de um dos fenómenos mais importantes da história religiosa do mundo contemporâneo.

Na primeira edição, em 2016, foram abordadas temáticas transversais e de introdução ao fenómeno. Na edição de 2017, pretende-se apresentar a estreita relação existente entre Fátima e a figura do papa, fixado na linguagem interna das suas fontes como o “bispo vestido de branco”.

No primeiro dia de curso, a abertura estará a cargo do reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas e de Marco Daniel Duarte, coordenador dos Cursos de Verão.

As sessões do curso decorrerão no Centro Pastoral de Paulo VI, na sala João Paulo II, e serão asseguradas por Ana Maria Jorge, André Melícias, António Matos Ferreira, Aura Miguel, Bruno Cardoso Reis, Marco Daniel Duarte, Octávio Carmo, Pedro Valinho Gomes, Sónia Vazão. Estes investigadores abordarão temas relacionados com a figura do papa e a sua relação com Fátima, assim como a ação e pensamento dos papas do século XX relativamente ao fenómeno de Fátima.

Além das sessões, estão também programadas atividades culturais, como a visita à exposição temporária do Museu do Santuário de Fátima: “As cores do Sol. A luz de Fátima no mundo contemporâneo” e o visionamento do documentário “Fátima e os Papas”.

Na sessão encerramento, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, será efetuado o lançamento do livro “As aparições de Fátima: reconstrução a partir dos documentos”, de Luciano Coelho Cristino, cuja apresentação ficará a cargo de Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

A frequência do curso é gratuita, mas é obrigatória a inscrição formalizada através do formulário ou através do seguinte endereço de e-mail: [email protected]  

Programa