03 de agosto, 2017

AF BANNER Ciclo de Musica Sacra.png

Santuário de Fátima recebe Coro Regina Coeli num concerto de música sacra

Concerto será centrado no louvor à Rainha dos Céus
 

No próximo dia 13 de agosto a Basílica de Nossa Senhora do Rosário acolhe o Coro Regina Coeli, pelas 15h30, para um concerto intitulado “Rainha dos Céus, Alegrai-vos”, todo ele centrado no louvor a Nossa Senhora.

A iniciativa, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, está inserida no Ciclo de Música Sacra e oferece aos peregrinos recentes versões musicais da famosa antífona mariana Regina Coeli.

Este texto, Regina Coeli, é um hino mariano tradicionalmente rezado durante o tempo pascal, ligando o mistério da Encarnação de Jesus à Sua Ressurreição.

Fundado em 1966 pelo maestro António Joaquim Lourenço, que o dirigiu até 1983, o coro é hoje formado por 40 coralistas e o seu repertório a capella abrange o período entre os séculos XVI e XXI. Antes de Pedro Miguel assumir o cargo, o coro foi ainda conduzido por António Vassalo Lourenço, Paulo Lourenço, Regina Mostardinha e Henrique Piloto. Tem sido presença constante, ano após ano, em vários festivais do país.

Na primeira parte do concerto, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o Coro irá apresentar peças marianas compostas no sec. XX, com estéticas variadas, mas tendo em comum o louvor à Mãe de Deus.

A segunda parte deste concerto é dedicada à encomenda intitulada de “A presença mais pura: 5 Poemas para um Regina Coeli”, estreada em Lisboa a 8 de julho de 2017, para assinalar os 50 anos do grupo.

O título contém a forma e o dedicatário. Sugere que o coro Regina Coeli completa 50 anos e que, para o assinalar, encomendou cinco peças a Alfredo Teixeira, Daniel Davis, José Luís Ferreira, Nuno da Rocha e Sara Ross. Os poemas que serviram de base às obras são do Pe. José Tolentino Mendonça e foram selecionados por conterem uma espiritualidade mais interpelativa.

O maestro que dirige o Coro, Pedro Miguel, é licenciado em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, frequenta atualmente o mestrado em Direção Coral.

No órgão estará Sérgio Silva. É professor de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa onde também começou os seus estudos. É organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau, em Lisboa. Como organista, tem-se apresentado a solo em vários pontos do país e em Espanha, Inglaterra, França e Itália.  

A entrada no concerto é livre. 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.