19 de janeiro, 2017

3J3A7076.JPG

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes prepara programa para celebrar ano jubilar do centenário das aparições de Fátima

Viagem do Papa Francisco será acompanhada em Lourdes com transmissões em direto a partir da Cova da Iria
 

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França, quer unir-se ao Santuário de Fátima por ocasião da celebração do Centenário das Aparições e preparou um programa especial para os peregrinos que ali passarem, com particular destaque para a visita do Papa Francisco, em maio, retransmitindo a emissão das celebrações a partir do sinal distribuído pelo Santuário de Fátima.

 “Cada Santuário revela uma parte da missão de Maria e cada um tem um carisma particular, sem entrar em contradição com os carismas dos outros”, refere um documento enviado pelo Santuário de Lourdes à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Os Santuários Marianos querem unir-se para celebrar a mensagem que “pertence a todos”.

“Quando um Santuário celebra o seu jubileu, todos os Santuários dedicados a Maria rejubilam por ver atualizar a mensagem de que são todos portadores. O Santuário de Lourdes entende celebrar Maria acolhendo os peregrinos que lá chegam, seja quando estão a caminho de Fátima como quando regressam”, esclarece o mesmo documento.

Para o fazer da melhor forma possível, o Santuário de Lourdes preparou um programa especial, do qual se destaca, de maio a outubro, uma exposição sobre os grandes santuários marianos; procissões marianas com as imagens e/ou estátuas de Nossa Senhora de Fátima e a apresentação do filme das Aparições em Lurdes e em Fátima.

Durante o ano serão celebrados especialmente os dias 11 de cada mês, centrados em  Nossa Senhora de Lourdes; o dia 13 de cada mês evocando Nossa Senhora de Fátima e, em maio, a retransmissão das celebrações da peregrinação Internacional aniversária que será presidida pelo Papa Francisco. Nesta mês, os olhares de Lourdes vão estar centrados em Fátima a partir do dia 11 de maio, com a meditação do Rosário na Gruta e recitação de Nossa Senhora de Lourdes, seguida de procissão das velas. Na sexta feira, dia 12 realiza-se uma procissão eucarística com a oração do Anjo de Portugal, seguida da Vigília de oração na basílica São Pio X, em união com Fátima. Dia 13 será meditado o rosário sobre a Mensagem de Fátima; história das aparições de Nossa Senhora na basílica São Pio X e retransmissão em ecrã gigante da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima. Esta comunhão com Fátima termina com a celebração de uma missa de ação de graças pelas intenções do Papa Francisco, no dia 15. Refira-se que nos dias 12 e 15 de cada mês será celebrado um momento de penitência para reparar os pecados cometidos contra o Imaculado coração de Maria, seguido de uma missa pela conversão dos pecadores e confissões.

Nos dias 13 de cada mês, o programa do Santuário francês, durante este ano, é inteiramente dedicado a Fátima começando com a Consagração ao Imaculado coração de Maria, seguida de Missa pelas intenções do Papa e consagração a Maria, história das aparições de Lourdes e de Fátima (vídeo), exposição comentada e procissão de velas.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.