search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Santuário e Academia Portuguesa de História organizam debate sobre o acontecimento de Fátima

19 de maio, 2017

Banner_Coloquio Academia de Historia 2 (1).jpg

 

Santuário e Academia Portuguesa de História organizam debate sobre o acontecimento de Fátima

Número de inscritos atingiu a centena. As inscrições encontram-se encerradas

 

O Santuário de Fátima, em parceria com a Academia Portuguesa de História,  promove “Fátima, História e Memória - Colóquio comemorativo dos 100 anos das Aparições de Fátima”. A Academia Portuguesa da História em Lisboa, e o Centro Pastoral de Paulo VI, Fátima, acolhem a iniciativa a 26 e 27 de maio.

A coordenação está a cargo da Presidente da Academia Portuguesa de História, Manuela Mendonça, e do Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte. 

«Tendo consciência de que a Academia Portuguesa da História congrega académicos de diversas universidades e com diferente posicionamento relativamente ao fenómeno Fátima, o Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima lançou o repto a esta importante Academia Nacional para, em parceria, levar a realização um colóquio evocativo dos 100 anos de Fátima. A iniciativa foi aceite com entusiasmo, porquanto se considera Fátima um tema muito importante na história do Portugal e do mundo contemporâneo», explica Marco Daniel Duarte em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

O Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima afirmou ainda que «o colóquio trará abordagens diversificadas e de diversos quadrantes, provavelmente até com conclusões divergentes que merecem um debate científico em ordem a uma problematização de um acontecimento histórico que é complexo. As formações e as investigações que os diferentes autores que intervirão têm levado a cabo fazem prever que este colóquio seja um fórum muito frutífero para a historiografia de Fátima».

A 26 de maio, a Academia Portuguesa da História, em Lisboa, acolhe o evento que conta com a abertura do Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e do Reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas.

Seguem-se as comunicações de Marco Daniel Duarte, D. Carlos Azevedo, Cristina Sobral, Maria José Azevedo Santos, António Ventura, Luis Filipe Torgal, e José Poças das Neves.

No dia seguinte, a iniciativa ruma a Fátima, ao Centro Pastoral de Paulo VI. A abertura está à responsabilidade de D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima.

Adriano Moreira, Sérgio Campos Matos, Paulo Fontes, Bruno Cardoso Reis, Maria Manuela Tavares Ribeiro, D. Manuel Clemente serão os encarregados das comunicações.

O encerramento do Colóquio vai ser feito pelos coordenadores: Marco Daniel Duarte e Manuela Mendonça.

Os participantes vão ainda ter oportunidade de fazer uma visita guiada ao Santuário de Fátima.

As inscrições encontram-se já encerradas.

Desdobrável


CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

18h30 - 19h00
Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

18h30 - 19h45

PAPA FRANCISCO EM FÁTIMA


LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima