16 de julho, 2016

3J3A4209.jpg

 

Santuário "satisfeito" com a proximidade entre Fátima e o mundo académico

Primeira edição dos Cursos de Verão para jovens investigadores terminou este sábado

 

A primeira edição dos Cursos de Verão para jovens investigadores, que se realizou em Fátima nos últimos três dias por iniciativa do Santuário, trouxe a possibilidade real de “uma série de investigações inéditas” que pode criar “um círculo de investigadores, à volta da temática de Fátima em ligação com o Serviço de Estudos do Santuário, muito interessante”, disse o coordenador dos cursos de verão à Sala de Imprensa do santuário.

“Nós temíamos que pudesse existir um afastamento das academias em relação ao Santuário e este curso vem dizer-nos que esse afastamento só existe se nós quisermos porque as pontes existem, estão propostas e podemos aprofundá-las” disse Marco Daniel Duarte num balanço feito a estes três dias de formação intensa, intercalada com um programa complementar que possibilitou a participação nas atividades culturais que o Santuário promove, como a visita à exposição temporária e à permanente ou aos lugares que alguns destes investigadores ainda não conheciam.

A primeira edição do Curso intensivo de Verão para investigadores e jovens universitários teve como tema ‘Introdução ao fenómeno de Fátima’ e reuniu 55 participantes de várias áreas do saber.

“Aquilo que nos deixa mais satisfeitos é a qualidade deste auditório que reuniu gente de várias áreas, que suscitou questões muito pertinentes e de grande nível”, sublinhou Marco Daniel Duarte reconhecendo que muitas das questões constituem um desafio para o próprio Serviço de Estudos do Santuário que tutela.

“Notamos que há um conhecimento prévio de Fátima de nível superior e as questões colocadas trazem-nos questões pertinentes que ainda estamos a refletir no próprio Serviço de Estudos e que temos cada vez mais consciência de que elas têm que ser mesmo trabalhadas porque estão a fazer falta às investigações deste tipo de cientistas”, salientou.

Por outro lado, destacou o facto de muitas destas questões “não serem ruidosas”.

“As perguntas que estão a ser colocadas são perguntas inteligentes e não estão a ser ruidosas que era uma das possibilidades que temíamos, sobretudo à volta dos temas mais confusos da mensagem que por estes dias pululam na internet” admitiu o coordenador dos cursos de verão.

“Este auditório mostrou-nos que as várias investigações, da antropologia à sociologia, estão a ser desenvolvidas fora do ruído e alicerçadas nas fontes específicas e adequadas à investigação”, concluiu.

De resto, para o responsável parece “importante” que Fátima não seja olhada “apenas” pela disciplina histórica ou teológica mas também pela “sociologia, antropologia, psicologia, geográfica humana, até direito, economia, marketing”.

“Fátima foi olhada pelos investigadores de forma muito dispare, segundo as ferramentas de cada tempo, as metodologias próprias de cada época, e esta geração, que vive 100 anos depois do acontecimento, tem a responsabilidade de olhar para Fátima com as metodologias próprias das diferentes áreas do saber”, contextualiza.

Segundo o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário Fátima, “é um campo inesgotável para análise” e têm chegado novos indicadores sobre a sua repercussão na sociedade portuguesa, porque “muitos documentos das áreas das Ciências Humanas e Sociais começaram agora a estar disponíveis”.

“Talvez não tenhamos essa noção mas Fátima é um dos acontecimentos mais importantes da história religiosa do mundo do século XX e XXI”, refere o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

Os cursos de verão são gratuitos e depois do tema ‘Introdução ao fenómeno de Fátima’, que acabou este sábado, com um debate em torno do significado global das aparições de Fátima no contexto do mundo contemporâneo, no qual participaram o vice-reitor do Santuário, Pe Vítor Coutinho; a postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto e vice-postuladora da Causa de Beatificação da Irmã Lúcia, Ir. Ângela Coelho e o secretário do Apostolado Mundial de Fátima, Nuno Prazeres, o Santuário já anunciou uma segunda edição dedicada à relação entre Fátima e os Papas, em 2017.

“Os formandos têm vindo a sugerir outros temas e sabemos que Fátima, enquanto fonte de conhecimento, é um lugar de temáticas inesgotáveis. Por isso, este curso poderá vir a ser uma tradição a partir deste momento” conclui Marco Daniel Duarte.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.