25 de maio, 2018

3J3A4309.JPG

Secretariado Nacional da Educação Cristã juntou 4500 crianças no Santuário de Fátima

O XVIII Interescolas Nacional do 1º Ciclo contou com momento de oração ao final da manhã

 

O Santuário de Fátima acolhe hoje e amanhã o XVIII Interescolas Nacional do 1º Ciclo. A iniciativa do Departamento da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), reuniu 4500 crianças e professores do 1º ciclo de todas as dioceses de Portugal Continental, à exceção de Vila Real, num dia de muita alegria, festa e cor através de um encontro que no programa contém teatro, música e um momento de reflexão.

Em carta enviada aos secretariados diocesanos da EMRC a equipa nacional da disciplina disse que "o encontro aborda, o valor da amizade, da entreajuda e da importância de ajudar o outro sem pedir nada em troca".

Os alunos tiveram oportunidade de assistir a uma peça de teatro com o título "Há festa na Floresta", pela companhia Espelho Mágico. Pelas 12h15 as crianças foram convidadas a integrar um momento de oração na Basílica da Santíssima Trindade conduzido por D. Manuel Pelino, bispo emérito da diocese de Santarém.

O prelado explicou aos mais pequenos que “Fátima é o lugar onde Nossa Senhora aparece todos os dias com a sua ternura e cuidado de mãe”.

D. Manuel Pelino, numa breve reflexão, afirmou que a escola deve ser também um espaço e um lugar para “descobrir que a fé é um caminho para o bem, para a lua e para a alegria”.

Foi pedido cada escola que trouxesse um estandarte para o momento da reflexão e que cada aluno tenha consigo um smile, elaborado a gosto e que possa agitar com a mão.

Segundo dados da organização, esta XVIII edição é a que conta com maior número de participantes.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.