07 de março, 2018

BANNER_Encontros na Basilica II.jpg

 

Segunda conferência dos “Encontros na Basílica” centra-se no reconhecimento das Aparições de Fátima

Basílica de Nossa Senhora do Rosário recebe Pe. João Paulo Quelhas dia 11 de março

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher já este domingo, dia 11 de março, pelas 15h30, o segundo de cinco “Encontros na Basílica”, agendados até novembro de 2018, inseridos no programa do primeiro ano do triénio 2017-2020, com o tema genérico ‘Tempo de Graça e misericórdia’.

O orador desta segunda palestra será o Pe. João Paulo Quelhas com o tema “O reconhecimento eclesial das aparições de Fátima”.

O Pe. João Paulo Quelhas Domingues, é capelão no Santuário de Fátima desde 2016. O sacerdote foi anteriormente reitor do Seminário de Beja. É formado em Teologia Bíblica e Mariologia, tendo defendido a tese de doutoramento sobre aprovação oficial do culto de Nossa Senhora de Fátima.

O apontamento musical, habitual nestes `Encontros´ estará a cargo de Eva Braga Simões, Hugo Sanches e Carmina Repas Gonçalves.

Eva Braga Simões iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e concluiu a Licenciatura em Canto na Universidade de Aveiro, tendo sido distinguida com uma bolsa de mérito.

Carmina Repas Gonçalves iniciou os seus estudos musicais em pequena, tendo estudado piano, violino, canto e viola da gamba na escola de música Concertino e mais tarde no Conservatório de Música de Lisboa.

O início do estudo da viola da gamba (2004) coincidiu com a descoberta da música antiga e da música tradicional, temas sobre os quais se tem debruçado desde então. No que diz respeito ao estudo da música antiga, licenciou-se em 2013 na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo através da qual teve a hipótese de fazer 1 ano de Erasmus na Kungliga Musikhögskola i Stockholm (Suécia). Atualmente é professora de música na escola de dança Ginasiano, em Vila Nova de Gaia.

Hugo Sanches, é mestre e licenciado em música antiga, licenciado em guitarra clássica pela mesma escola e pós-graduado em psicologia da música pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Ao todo são cinco os Encontros na Basílica.  A 3 de junho, o III Encontro será sobre o tema «Graça e Misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy», por André Pereira. O IV Encontro na Basílica tem lugar a 9 de setembro e será sobre «A Mensagem dos Papas em Fátima», por Eduardo Caseiro. O V Encontro decorrerá a 11 de novembro e será subordinado ao tema «A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem», por Marco Daniel Duarte. As palestras serão sempre seguidas de um recital de música: o Grupo Coral Sol Nascente, sob a direção de Vianey da Cruz, a 3 de junho; João Santos (organista) a 9 de setembro e o Coro Polifónico Eborae Musica, sob a direção de Eduardo Martins, a 11 de novembro.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.