search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Vaticano oficializa programa detalhado da visita do Papa Francisco a Fátima em maio

20 de março, 2017

FacebookCover_851x315px.png

Vaticano oficializa programa detalhado da visita do Papa Francisco a Fátima em maio

Santo Padre vai almoçar com bispos de Portugal no dia 13 de maio após as celebrações 
 

O Vaticano oficializou esta manhã o programa do Papa Francisco nos próximos dias 12 e 13 de maio a Fátima no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições.

O Santo Padre vem a Portugal na condição de peregrino, e do programa constam essencialmente momentos de oração. Os únicos encontros agendados serão com o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, à chegada à Base Aérea de Monte Real;  um encontro breve com o Primeiro-ministro, António Costa, na manhã de dia 13 e um almoço com os bispos de Portugal na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, onde ficará alojado.

Francisco chegará à Base Aérea de Monte Real na tarde de dia 12, pelas 16h20. Após a cerimónia de boas vindas e o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, fará uma visita à Capela de Nossa Senhora do Ar, ainda dentro da base, onde também Paulo VI e João Paulo II rezaram.

A chegada ao Estádio Municipal de Fátima está prevista uma hora depois, e a deslocação até à Cova da Iria far-se-á em Papamóvel pelas ruas de Fátima.

Chegado ao Santuário o Santo Padre fará uma oração na Capelinha das Aparições. Pelas 21h30, Francisco fará a bênção das velas que antecede a recitação do rosário na Capelinha das Aparições e aí fará uma saudação aos peregrinos.

Na manhã de dia 13 e após o encontro com António Costa, o Santo Padre fará uma visita privada aos túmulos dos Pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Pelas 10h00 o Papa vai presidir à Santa Missa no Recinto de Oração onde fará a tradicional bênção dos doentes. Findas as celebrações, Francisco almoçará com os bispos de Portugal na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo antes de partir para Monte Real onde embarcará num avião da TAP para Roma. 

A oficialização desta visita aconteceu a 16 de dezembro de 2016, após um convite do Presidente da República e dos Bispos portugueses.

Recorde-se que a 7 de setembro de 2015, no encontro dos bispos de Portugal com o Papa durante a visita ad Limina, Francisco demonstrou o «desejo profundo» de visitar Fátima, ao afirmar: «tengo ganas de ir a Fátima (quero ir a Fátima)». E já o tinha dito também, em privado, ao bispo da diocese de Leiria-Fátima, em abril de 2015 que, «se Deus [me] der vida e saúde» estaria na Cova da Iria para celebrar o Centenário das Aparições de Fátima.

Francisco será o quarto chefe da Igreja Católica a visitar Fátima depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

A visita do Santo Padre, no Centenário das Aparições, confirma por um lado a sua ligação a Nossa Senhora, a quem consagrou o seu pontificado e, por outro lado, a ligação do papado ao santuário português, particularmente assumida em outubro de 1942, quando Pio XII consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria, em plena II Guerra Mundial.

Eleito Papa a 13 de março de 2013, a sua ligação a Nossa Senhora de Fátima, enquanto sucessor de Pedro, iniciou-se oficialmente dois meses depois, quando os bispos portugueses, a seu pedido, dedicam o seu pontificado a Nossa Senhora, durante as celebrações do 13 de maio, em Fátima.

Exemplo da sua devoção mariana foi também o pedido expresso de que a imagem de Nossa Senhora, que se venera na Capelinha das Aparições, fosse a Roma para a Jornada Mariana promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, no âmbito da celebração do Ano da Fé.

Em 2015, de resto, o Papa Francisco associou-se à celebração do 13 de maio, ao evocar em Roma alguns dos conteúdos centrais das Aparições aos três videntes, os Beatos Francisco e Jacinta e a Irmã Lúcia, que tiveram lugar na Cova da Iria entre maio e outubro de 1917.

Durante a catequese do dia 13 de maio de 2015, o Papa pediu ao leitor português presente na Praça de São Pedro, em Roma, que rezasse em voz alta uma ave-maria, assinalando o dia em que a Igreja recorda Nossa Senhora de Fátima: «Peço a meu irmão português, neste dia de Nossa Senhora de Fátima, que reze com todos em português».

Na audiência geral de 11 de maio de 2016, o Papa Francisco associou-se à celebração do 13 de maio, na Cova da Iria, e recordou a devoção de São João Paulo II por Nossa Senhora de Fátima: «Nesta aparição, Maria convida-nos mais uma vez à oração, à penitência e à conversão», disse o Pontífice, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro. A conta oficial do Papa Francisco na rede social Instagram, no mesmo dia, incluiu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima com a legenda: «Mãe, nós Te agradecemos pela Tua fé; renovamos a nossa entrega a Ti».

 

Sexta-feira, 12 de Maio de 2017

14:00        Partida do Aeroporto de Roma/Fiumicino para Monte Real

16:20        Chegada à Base Aérea de Monte Real

        CERIMÓNIA DE BOAS-VINDAS

16:35        ENCONTRO PRIVADO COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

        na Base Aérea de Monte Real

16:55        Visita à Capela da Base Aérea

17:15        Deslocação em helicóptero para o Estádio de Fátima

17:35        Chegada ao Estádio de Fátima e deslocação para o Santuário

        em viatura aberta

18:15        VISITA À CAPELINHA DAS APARIÇÕES                                    Oração do Santo Padre

21:30        BÊNÇÃO DAS VELAS na Capelinha das Aparições            Saudação do Santo Padre

        RECITAÇÃO DO SANTO ROSÁRIO

 

Sábado, 13 de Maio de 2017

09:10        Encontro com o Primeiro-Ministro

09:40        Visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

10:00        SANTA MISSA no Recinto do Santuário             Homilia do Santo Padre

                                                                                                               Saudação do Santo Padre aos doentes

12:30        Almoço com os Bispos de Portugal na Casa “Nª Sr.ª do Carmo”

14:45        CERIMÓNIA DE DESPEDIDA na Base Aérea de Monte Real

15:00        Partida de avião da Base Aérea de Monte Real para Roma

19:05        Chegada ao Aeroporto de Roma/Ciampino

 
 

CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

18h30 - 19h00
Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

18h30 - 19h45

PAPA FRANCISCO EM FÁTIMA


LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima