22 de janeiro, 2017

16231474_1514351128593808_935664301_o.jpg

 

Vice-reitor do Santuário de Fátima convida peregrinos a «fazer de Deus o centro da vida»

Pe. Vitor Coutinho presidiu esta manhã à eucaristia dominical na Basílica da Santíssima Trindade

 

O Vice-reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Vitor Coutinho presidiu esta manhã à eucaristia dominical na Basílica da Santíssima Trindade.

Em plena Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos, a Igreja celebra hoje o III Domingo do Tempo Comum, e «hoje o evangelho relata o início de uma nova era anunciando reino de Deus», afirmou o vice-reitor.

«Nestes últimos dias temos ouvido dizer, através dos relatos que nos chegam dos Estados Unidos da América que começou uma nova era social. Nem sempre as revoluções humanas são benéficas», lembrou.

O Pe. Vitor Coutinho reiterou esta ideia porque «geralmente estas revoluções implicam destruição, há um jogo de forças», mas a nova era que o evangelho hoje anuncia, não é necessariamente uma revolução social, porque «Jesus não vem destruir nem trazer propostas de poder».

«Jesus vem convidar  à conversão! A conversão é uma mudança do coração, é uma purificação interior, é uma mudança de mentalidade».

Nesta linha de reflexão, o vice-reitor explicou que «Deus está junto de nós. Podemos converter-nos porque Deus se faz próximo e faz parte das nossas vidas, preocupando-se com cada um».

«Tudo deve começar pela mudança do coração, porque a vivência da fé leva-nos a um empenho social», afirmou.

«Devemos fazer de Deus o centro da nossa vida, porque nenhuma revolução será benéfica se tirarmos Deus da nossa vida», salientou o Pe. Vitor Coutinho.

Em suma, o vice-reitor disse ainda que a «a conversão não é um sentimento. Este ato leva-nos a integrar os excluídos, porque todos são convidados a partilhar as alegrias do reino. Que a proximidade de Deus nos transforme por dentro e nos leve a partilhar isso com os outros».

O período tradicional, no hemisfério norte, para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos vai de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908 por Paul Watson porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo, tendo portanto um valor simbólico. Este ano subordinada ao tema “Reconciliação É o amor de Cristo que nos impele” (cf. 2 Coríntios5,14-20)

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.