search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

  • faltam
    • Dias
    • Horas
    • Min.
    • Seg.
  • para o Centenário das Aparições de Fátima
Transmissão Online

Congressos

Congressos e Simpósios no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima
Simposio 2015 Santificados em Cristo_cartaz.jpg

 

Santificados em Cristo. Dom de Deus. Resposta humana. Transformação do mundo | 2015

19 a 21 de junho de 2015

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

O Simpósio Teológico-Pastoral Santificados em Cristo. Dom de Deus. Resposta humana. Transformação do mundo, parte integrante do 5.º ciclo preparativo-celebrativo do Centenário das Aparições de Fátima, propôs à reflexão dos participantes três dimensões estruturantes da santidade cristã: a santidade enquanto dom de Deus, que possibilita caminhos de fidelidade e radicalidade cristãs; a santidade enquanto resposta humana, consubstanciada na procura de intuir e acolher os apelos de Deus; e a santidade como compromisso de transformação do mundo, horizonte de todo o agir cristão aberto ao plano salvífico de Deus para a humanidade. A abordagem do tema a partir da mensagem de Fátima concorreu para o aprofundamento da mensagem fatimita como apelo à santidade e como "escola de santidade".

PROGRAMA


 

Simposio 2014 Envolvidos no amor_cartaz.jpg

 

Envolvidos no amor de Deus pelo mundo. Experiência de Deus e responsabilidade humana | 2014

30 de maio a 1 de junho de 2014

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

Integrado no programa do 4.º ciclo do itinerário temático para a celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o Simpósio Teológico-Pastoral Envolvidos no amor de Deus pelo mundo. Experiência de Deus e responsabilidade humana visou promover a reflexão sobre alguns núcleos temáticos relacionados com a aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos no mês de julho de 1917. Neste sentido, foram abordadas temáticas como o mistério de Deus na sua misericórdia e na sua justiça, a questão de Deus como interpelação presente na busca humana de sentido e dimensão nuclear da existência crente, a esperança cristã no encontro definitivo com Deus, o amor como núcleo da experiência de Deus e da vida cristã, os desafios atuais à pastoral da Reconciliação, e Maria como ícone da misericórdia de Deus.

PROGRAMA


 

Simposio 2013 Nao tenhais medo_cartaz.jpg

 

Não tenhais medo. Confiança – Esperança – Estilo Crente | 2013

21 a 23 de junho de 2013

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

O Simpósio Teológico-Pastoral realizado no 3.º ano do septenário de preparação e celebração do Centenário das Aparições de Fátima, Não tenhais medo. Confiança – Esperança – Estilo Crente, refletiu o esforço por trazer à luz os lugares de esperança singular que a cultura contemporânea – tantas vezes pálida, saturada de desalento, no limite da vulnerabilidade, delapidada de confiança e assombrada por temores, muitos deles sem rosto ou figura – aponta e gera. Elegeram-se, assim, a confiança, a esperança e o estilo crente como determinantes de uma humanidade capaz de domesticar os instintos de sobrevivência exacerbados e de se fazer à vida com alegria de viver e responsabilidade aberta ao futuro. As abordagens às questões revestiram-se de uma preocupação central, uma linha de interrogação que a todas atravessou: que razões pode ter o mundo contemporâneo para confiar? De onde brota, por onde passa, onde se enraíza a confiança possível num mundo em sobressalto?

PROGRAMA


 

Simposio 2012 Quereis oferecer-vos_cartaz.jpg

 

Quereis oferecer-vos a Deus? Horizontes contemporâneos da entrega de si | 2012

15 a 17 de junho de 2012

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

A questão "Quereis oferecer-vos a Deus?" não é, hoje, claramente, uma questão confortável. Terá ainda lugar e sentido, no tempo do humanismo secular, pensar a oferta de si a Deus? A complexidade teológica, religiosa, antropológica, social, existencial e ética da questão solicita, necessariamente, uma abordagem multidisciplinar. Eis o âmbito e os propósitos da reflexão a que se dedicou o Simpósio Teológico-Pastoral Quereis oferecer-vos a Deus? Horizontes contemporâneos da entrega de si – ocorrido no contexto do 2.º ciclo do itinerário temático para o Centenário das Aparições de Fátima –, no qual se pretendeu escrutinar a forma como hoje se compreende e realiza o oferecimento de si: os seus limites e dimensões, as suas possibilidades e equívocos, os seus fundamentos e razões.

PROGRAMA


 

Simposio 2011 Adorar Deus_cartaz.jpg

 

Adorar Deus em espírito e verdade. Adoração como acolhimento e compromisso | 2011

24 a 26 de junho de 2011

Capela da Morte de Jesus | Basílica da Santíssima Trindade

Os temas propostos à reflexão pelo Simpósio Teológico-Pastoral Adorar Deus em espírito e verdade. Adoração como acolhimento e compromisso sublinharam, em linha com o horizonte que o próprio título oferece, uma reflexão sobre a centralidade de Deus na fé e na vida e sobre a atitude daquele que se coloca como crente diante da beleza e do amor de Deus. Redescobrindo e reconhecendo como Fátima remete para o fundamental da fé e da vida, pondo Deus no centro das nossas preocupações, o simpósio, realizado no primeiro ano do septenário celebrativo do Centenário das Aparições de Fátima, abordou núcleos temáticos variados mas complementares, como a centralidade de Deus e do evangelho na mensagem de Fátima, a atitude de adoração como elemento fulcral da vida cristã, a questão e o lugar de Deus na cultura contemporânea e a dimensão mariana da expressão cristã da fé.

PROGRAMA


 

Congressos comemorativos do centenário do nascimento dos Beatos Francisco e Jacinta Marto
Congresso 2010 Jacinta_cartaz.jpg

 

Jacinta Marto: do encontro à compaixão | 2010

4 a 6 de junho de 2010

Centro Pastoral de Paulo VI

O Congresso Jacinta Marto: do encontro à compaixão, realizado no contexto das comemorações do centenário do nascimento da Beata Jacinta Marto, constituiu ocasião para uma leitura da mensagem de Fátima e da vida cristã a partir da espiritualidade da Jacinta, procurando revisitar e conhecer melhor a sua personalidade e identificar alguns elementos particularmente relevantes da sua atitude interior. A reflexão sobre a compaixão, categoria-chave para compreender a personalidade e a espiritualidade desta criança excecional – compaixão nascida de um verdadeiro encontro que transforma e compromete –, conduziu a um esforço por clarificar teologicamente conceitos relacionados – tais como reparação, entrega sacrificial, sentido do sofrimento, Deus perante o mal, etc. –, abrindo ainda para as suas implicações em diversos âmbitos da vida, como a educação, os cuidados de saúde, a espiritualidade e o compromisso social.

PROGRAMA


 

Congresso 2009 Francisco_cartaz.jpg

 

Francisco Marto: crescer para o dom | 2009

18 a 20 de junho de 2009

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

Parte integrante do programa celebrativo do centenário do nascimento do Beato Francisco Marto, o Congresso Francisco Marto: crescer para o dom pretendeu despertar a reflexão e o olhar para a personalidade e a espiritualidade desafiantes do Francisco, aprofundando os contornos da sua figura e do seu testemunho e procurando colher os desafios que lança à espiritualidade cristã, à vivência da fé e à reflexão sobre o papel das crianças na sociedade e na Igreja. Procurou-se, assim, uma abertura interdisciplinar de perspetivas – permitindo um alargamento do âmbito da reflexão e a descoberta da riqueza multifacetada da mensagem de Fátima e da experiência religiosa do pequeno vidente-pastor –, de forma a ir ao encontro de um conjunto diversificado de aspetos: a vida e personalidade do Francisco e o seu contexto; a realidade que esta criança representa (a infância, as crianças); e as questões para as quais a sua vida é inspiradora (como a música e a espiritualidade, a família e a educação cristã, ou a santidade).

PROGRAMA


 

Congressos e Jornadas no âmbito dos 90 anos das aparições de Fátima
Congresso 2007 FatimaXXI_cartaz.jpg

 

Fátima para o século XXI | 2007

9 a 12 de outubro de 2007

Anfiteatro | Centro Pastoral de Paulo VI

A encerrar o programa das celebrações do 90.º aniversário das aparições de Fátima, o Congresso Internacional Fátima para o século XXI constituiu, com a ajuda de reconhecidos teólogos e estudiosos da mensagem fatimita, uma oportunidade de aprofundamento do sentido do evento fundador e de releitura e revisitação dos acontecimentos com ele relacionados, dos seus conteúdos fundamentais, dos sinais proféticos evidenciados e do testemunho de vida dos protagonistas, lançando o olhar sobre o futuro do Santuário como fermento de renovação da Igreja e da sociedade contemporânea por meio da vivência do evangelho, que encontra, na mística e na espiritualidade de Fátima, como que a sua síntese.

PROGRAMA


 

Congresso 2007 Santissima Trindade_cartaz.jpg

 

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo | 2007

9 a 12 de maio de 2007

Centro Pastoral de Paulo VI

O Congresso Internacional Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo realizou-se no âmbito das celebrações do 90.º aniversário das aparições de Fátima. Tomando por epígrafe a invocação inicial da oração do Anjo na sua terceira aparição aos pequenos videntes, o congresso versou sobre o mistério trinitário de Deus, que a mensagem de Fátima recorda insistentemente e em referência ao qual é inaugurada (aparições do Anjo) e encerrada (aparição de Tuy) e para cuja centralidade sempre aponta. A reflexão procurou mostrar como este mistério fundamental do cristianismo se revela na Sagrada Escritura e estrutura a oração litúrgica da Igreja; como desafiou o pensamento e fez evoluir a linguagem, tendo apaixonado os grandes vultos da teologia, do oriente e do ocidente; e como da sua meditação brotam elementos sempre novos para uma renovada compreensão do homem, da sociedade e da Igreja.

PROGRAMA


 

Congresso 2006 Figuras do Anjo_cartaz.jpg

 

Figuras do Anjo revisitadas | 2006

10 a 12 de outubro de 2006

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

As comemorações do 90.º aniversário das aparições do Anjo em Fátima lançaram o desafio de repensar a angelologia cristã à luz do contexto cultural contemporâneo. O Congresso Teológico Internacional Figuras do Anjo revisitadas propôs-se lançar algumas pistas, entre outras possíveis, em ordem a um impulsionamento da reflexão teológica, e não só, sobre um tema que surge nas ribaltas do nosso quotidiano: o das figuras angélicas e os seus enigmas. Para arrolar algumas ideias em ordem a esse trabalho, o congresso não se limitou a recorrer à tradição da reflexão cristã sobre os anjos, mas tentou enquadrá-la na cultura contemporânea, sobretudo a partir de análises sociológicas e de apreciação de muitas manifestações artísticas atuais. Ficou patente o potencial reflexivo e pragmático que um tema destes pode conter nos tempos que correm, prestando-se, com os estudos aí desenvolvidos e a desenvolver futuramente, um humilde mas importante serviço à leitura crítica da nossa vida social, em Portugal e além-fronteiras.

PROGRAMA


 

Jornadas 2006 Ninguem espera_cartaz.jpg

 

Ninguém espera por mim? Ou a história das crianças institucionalizadas | 2006

2 e 3 de junho de 2006

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

As Jornadas Nacionais Ninguém espera por mim? Ou a história das crianças institucionalizadas – as últimas dinamizadas no contexto do 90.º aniversário das aparições de Fátima – procuraram estudar o drama das crianças que chegam a casas que não deviam ter de existir, aprofundar as motivações pelas quais a Igreja sempre lhes dedicou especial atenção e criar um espaço de diálogo entre todos os que participam neste espaço educativo. De particular relevância para todos os que se preocupam com e procuram sensibilizar a sociedade para esta problemática urgente, que espera o compromisso de todos e o amor concreto de cada um, tiveram na sua origem não só a consciência da grande atualidade do tema, mas também o facto de serem crianças os protagonistas do acontecimento de Fátima.

PROGRAMA


 

Jornadas 2006 Aljustrel e Valinhos_cartaz.JPG

 

Aljustrel e Valinhos, o outro pulmão do Santuário de Fátima | 2006

28 a 30 de abril de 2006

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

Aljustrel e Valinhos, o outro pulmão do Santuário de Fátima foi tema das segundas Jornadas Nacionais promovidas pelo Santuário de Fátima em contexto celebrativo do 90.º aniversário das aparições de Fátima. Aí se proporcionou o espaço apropriado para o Santuário, as pessoas naturais de Aljustrel e Fátima ali residentes, as instituições públicas e privadas implicadas e outros interessados refletirem sobre a vocação singular daqueles lugares e partilharem preocupações e projetos que a todos envolvem. Entre outras, aí ocorreram intervenções de especialistas relativas às aparições angélicas e marianas e à geografia e ao urbanismo do lugar onde nasceram os videntes de Fátima.

PROGRAMA


 

Jornadas 2006 O Santuario_cartaz.jpg

 

O Santuário, iniciativa Divina em favor dos Homens | 2006

17 e 18 de fevereiro de 2006

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

As Jornadas Nacionais O Santuário, iniciativa Divina em favor dos Homens constituíram a abertura de um conjunto de iniciativas empreendidas pelo Santuário de Fátima no contexto dos 90 anos das aparições que estão na sua origem. Embora abertas a todos os interessados, foram dirigidas especialmente aos que são, de algum modo, o rosto do Santuário no acolhimento aos peregrinos e outros visitantes. Procurou-se, assim, compreender melhor e celebrar com renovada alegria a extraordinária manifestação da misericórdia de Deus em Fátima, refletir sobre o modo como está a ser acolhido o dom divino aqui ofertado e crescer na consciência do que significa, nos nossos dias, o pedido de Nossa Senhora: «façam aqui uma capela em Minha honra».

PROGRAMA


 

Congressos anteriores ao 90.º aniversário das aparições de Fátima
Congresso 2003 O presente do Homem_cartaz.jpg

 

O Presente do Homem, o Futuro de Deus: o lugar dos Santuários na relação com o Sagrado | 2003

10 a 12 de outubro de 2003

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

Debruçando-se sobre a problemática da fé em Deus no futuro próximo da humanidade, com especial atenção ao papel desempenhado pelos santuários, e abordando a questão juntamente com as principais tradições religiosas do mundo, o Congresso Internacional O Presente do Homem, o Futuro de Deus: o lugar dos Santuários na relação com o Sagrado refletiu sobre a temática a partir de dois núcleos. Por um lado, o Santuário de Fátima e o carácter teocêntrico da sua mensagem, como sinal de referência ao sagrado; por outro lado, o processo de racionalização na modernidade, que animou a cultura ocidental dos últimos séculos e que se situa sobretudo na tensão dialética entre crença e descrença. O congresso examinou ainda o papel específico que os santuários desempenham, enquanto espaço-tempo de experiência do sagrado, na relação com Deus, ocupando-se da complexa relação entre fé e descrença, entre sagrado e secularização.


 

 

 

Mysterium Redemptionis: do sacrifício de Cristo à dimensão sacrificial da existência cristã | 2001

9 a 12 de maio de 2001

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

O Congresso Internacional Mysterium Redemptionis: do sacrifício de Cristo à dimensão sacrificial da existência cristã procurou estudar a temática do sacrifício no âmbito das aparições fatimitas e da vida cristã. Aí se abordaram questões prementes como as que apontam para a pergunta sobre a razão de ser do sacrifício e, sobretudo, para o modo de sensibilizar os nossos contemporâneos para uma existência sacrificial num mundo de consumo, fruição, recusa de todo o sacrifício e de qualquer sofrimento. Aprofundaram-se questões sobre a disponibilidade para sacrificar-se/sofrer pelos outros, a exemplo de Cristo, tendo em conta que a sua paixão se prolonga na humanidade, nomeadamente na vida dos excluídos da sociedade, uma sociedade globalizada sem espaço para os frágeis.


 

 

 

Fenomenologia e Teologia das Aparições | 1997

9 a 12 de outubro de 1997

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

Congresso Internacional Fenomenologia e Teologia das Aparições, realizado no 80.º aniversário das aparições de Fátima.


 

 

 

A Pastoral de Fátima | 1992

9 a 12 de outubro de 1992

Centro Pastoral de Paulo VI

Congresso Internacional A Pastoral de Fátima, realizado no contexto do encerramento das celebrações jubilares dos 75 anos das aparições de Fátima.


 

 

 

Fátima e a Paz | 1992

9 a 12 de maio de 1992

Centro Pastoral de Paulo VI

Congresso Internacional Fátima e a Paz, realizado no contexto da celebração do 75.º aniversário das aparições de Fátima.