search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Organizar uma peregrinação

grupo de peregrinos 2.jpg


Organizar uma peregrinação ao Santuário

Para organizar uma peregrinação, há que atender a alguns aspetos prévios muito importantes, para que de uma preparação adequada possa resultar uma peregrinação tranquila e frutífera. Importará, pois, ter em conta o seguinte:

 

1. Tipo de peregrinação

a) O grupo pretende integrar-se no programa oficial do Santuário (por exemplo, peregrinações de fim-de-semana);

b) O grupo pretende fazer um programa próprio, traz um sacerdote que presidirá às celebrações e orientará espiritualmente o grupo;

c) O grupo pretende integrar-se no programa oficial do Santuário e ter também atividades particulares.

 

2. Número de pessoas

Para celebrações particulares, é necessário prever espaços, cuja disponibilidade poderá estar condicionada pelo número de pessoas que comportam (face ao número de pessoas que integram a peregrinação).

 

3. Data e tempo de permanência em Fátima

Por ocasião das peregrinações internacionais aniversárias (dias 12 e 13 dos meses de maio a outubro), porque os programas do Santuário têm prioridade e porque são muitos os pedidos, há maior dificuldade em encontrar locais e horários para celebrações de caráter particular.

Um grupo que está em Fátima mais do que um dia, poderá fazer um programa variado (participando no rosário e na procissão de velas, fazendo vigílias de oração noturnas, vendo um filme sobre a mensagem de Fátima, etc.).

 

4. Identidade da peregrinação

Procure-se facultar aos peregrinos informação atual e adequada acerca da mensagem de Fátima e do Santuário, fazendo corresponder intrínseca e coerentemente a identidade da peregrinação com a identidade – história, mensagem e espiritualidade – específica de Fátima.

Sensibilize-se os peregrinos para questões como o respeito, o silêncio e a limpeza dentro dos espaços de oração, os cuidados a ter com os haveres pessoais, o cumprimento de horários, a ativa participação no programa pastoral do Santuário, etc.

 

5. Aspetos relativos à marcação da peregrinação

O registo da peregrinação (e os pedidos que se julgue necessários) deve ser enviado por escrito ao Serviço de Peregrinos (SEPE): deste modo, evitam-se as perdas de informação e os mal-entendidos delas decorrentes. Será fundamental não deixar para as vésperas a organização da peregrinação, pois o seu bom resultado dependerá em grande parte de uma boa e atempada preparação.

Elementos que solicitamos que nos envie:

  • Identificação do grupo/entidade organizadora e da paróquia e diocese de origem;
  • Nome, endereço e telefone/fax do responsável pela peregrinação;
  • Nome do sacerdote/animador espiritual que acompanha o grupo (se houver);
  • Data da peregrinação e, se aplicável, local de alojamento;
  • Número de peregrinos.

Os contactos podem ser feitos pelos seguintes meios:

A/c SEPE, Santuário de Fátima, Apartado 31, 2496-908 Fátima
Telefone: 249 539 608
Fax: 249 539 605
Email: [email protected]

HORÁRIOS

Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

11h00 - 12h00
Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

12h00 - 12h30

PAPA FRANCISCO EM FÁTIMA


LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima