search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

[Simpósio 2016] «Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da história


 

 

 

«Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da história

Simpósio Teológico-Pastoral 2016

24 a 26 de junho de 2016

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

Dando sequência ao itinerário temático que visa preparar a celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o último Simpósio Teológico-Pastoral antes desta celebração centra-se, como tem sido habitual, no tema do ano pastoral em curso no Santuário de Fátima, explicitando-o deste modo: «Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da história. Ao longo de dois dias e meio – 24 a 26 de junho – procura-se refletir sobre dimensões fundamentais da "vida em plenitude" que o acontecimento cristão possibilita como dom e experiência já de algum modo presentes e, simultaneamente, como promessa a realizar e esperança a cumprir.

Sob três perspetivas de orientação temática – a vida "recebida", "celebrada" e "doada" –, o Simpósio vai refletir, antes de mais, sobre o dom da vida nova que o evangelho de Jesus sinaliza e oferece e que a ação do seu Espírito (que é também o Espírito do Pai) atualiza em cada época e em cada lugar, ao mesmo tempo que se sublinha a tarefa de construção humana necessariamente envolvida no acolhimento desse dom. Neste contexto, o cuidado da vida aparece como exigência evangélica que pede a resposta da liberdade humana.

Refletir, num segundo momento, sobre a vida "celebrada" conduz, por um lado, a analisar o sentido existencial inerente à celebração cristã e, por outro, a descobrir – na alegria cristã, na festa, no sentido da peregrinação – elementos que fazem emergir o que é a vida em toda a sua profundidade. Uma vida que se enraíza no amor misericordioso de Deus e que, por isso mesmo, se traduz em "doação" aos outros, no agir misericordioso e compassivo, na dádiva gratuita do perdão. Colocam-se assim pilares básicos para aprofundar como a Igreja pode e deve estar hoje ao serviço da plenitude da vida.

O Simpósio abrirá os seus trabalhos com um olhar sobre a mensagem de Fátima, procurando ressaltar como nela está presente a pergunta pelo viver humano, os seus limites e fragilidades, o seu sentido mais profundo. Um sentido de vida que Maria encontra e louva no agir misericordioso e salvífico de Deus: o Magnificat é, hoje também, indicativo que ilumina e encoraja os caminhos do viver crente.

HORÁRIOS

Missa

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

19h15
Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

21h30

PAPA FRANCISCO EM FÁTIMA


LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima