search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

[Simpósio 2016] «Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da história


 

 

 

«Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da história

Simpósio Teológico-Pastoral 2016

24 a 26 de junho de 2016

Salão do Bom Pastor | Centro Pastoral de Paulo VI

Dando sequência ao itinerário temático que visa preparar a celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o último Simpósio Teológico-Pastoral antes desta celebração centra-se, como tem sido habitual, no tema do ano pastoral em curso no Santuário de Fátima, explicitando-o deste modo: «Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da história. Ao longo de dois dias e meio – 24 a 26 de junho – procura-se refletir sobre dimensões fundamentais da "vida em plenitude" que o acontecimento cristão possibilita como dom e experiência já de algum modo presentes e, simultaneamente, como promessa a realizar e esperança a cumprir.

Sob três perspetivas de orientação temática – a vida "recebida", "celebrada" e "doada" –, o Simpósio vai refletir, antes de mais, sobre o dom da vida nova que o evangelho de Jesus sinaliza e oferece e que a ação do seu Espírito (que é também o Espírito do Pai) atualiza em cada época e em cada lugar, ao mesmo tempo que se sublinha a tarefa de construção humana necessariamente envolvida no acolhimento desse dom. Neste contexto, o cuidado da vida aparece como exigência evangélica que pede a resposta da liberdade humana.

Refletir, num segundo momento, sobre a vida "celebrada" conduz, por um lado, a analisar o sentido existencial inerente à celebração cristã e, por outro, a descobrir – na alegria cristã, na festa, no sentido da peregrinação – elementos que fazem emergir o que é a vida em toda a sua profundidade. Uma vida que se enraíza no amor misericordioso de Deus e que, por isso mesmo, se traduz em "doação" aos outros, no agir misericordioso e compassivo, na dádiva gratuita do perdão. Colocam-se assim pilares básicos para aprofundar como a Igreja pode e deve estar hoje ao serviço da plenitude da vida.

O Simpósio abrirá os seus trabalhos com um olhar sobre a mensagem de Fátima, procurando ressaltar como nela está presente a pergunta pelo viver humano, os seus limites e fragilidades, o seu sentido mais profundo. Um sentido de vida que Maria encontra e louva no agir misericordioso e salvífico de Deus: o Magnificat é, hoje também, indicativo que ilumina e encoraja os caminhos do viver crente.

HORÁRIOS

Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

07h30 - 08h30
Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

10h00 - 10h30

PAPA FRANCISCO EM FÁTIMA


LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima