02 de junho, 2024

548a6507.jpg

Encontros na Basílica abordou a temática da Casa Comum

Iniciativa findou com um recital de órgão pela mão de Sílvio Vicente

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu esta tarde mais um Encontros na Basílica, com a Ir. Mafalda Leitão, das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

“A Pandemia tornou evidente a globalização”, começou por referir a religiosa, na reflexão apresentada aos peregrinos ali presentes.

A Ir. Mafalda Leitão, falou das guerras que assolam o mundo e que “nos polarizam”. Especificamente a guerra na Palestina “lembra que em pleno século XXI ainda continuamos a infligir sofrimentos inimagináveis”, como causa de uma “luta exacerbada pelo poder”.

O mundo vive um “fluxo sem precedentes de turismo e migrantes”, e estes últimos “chegam à Europa por vias não muito justas”, sempre com êxodos “potencializados pelas guerras e problemas climáticos”.

“Isto está a configurar o rosto do nosso planeta”, considera a Ir. Mafalda Leitão, salientando as “assimetrias”.

“Vivemos como se nada estivesse a acontecer, sem espaço para pensar e refletir”, disse, lançando três desafios.

O primeiro é “ver e olhar, com consciência científica e compaixão, com um olhar aberto nesta crise e ver com leitura cristã, e encontrar forma de habitar este lugar com todos os seres vivos e conectados, uns com os outros e com Deus, conscientes que tudo está interligado “.

“Olhar e julgar criticamente esta realidade que se passa na Casa Comum, com a partilha para que todos os povos se possam desenvolver integralmente no presente e no futuro”, é o segundo desafio lançado.

Por fim, a Ir. Mafalda Leitão pediu que todos passássemos à ação “com atitudes renovadas e construtivas”.

O encontro terminou com um recital pela mão de Sílvio Vicente, mestre em Música, organista do Santuário de Fátima desde 2009, e compositor e diretor artístico do ensemble vocal profissional Auri Voces.

Até final do ano estão previstos mais dois Encontros na Basílica a 8 de setembro e 3 de novembro.

PDF

HORÁRIOS

26 jun 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.