BANNER_CURSOS-DE-VERAO-ED6.jpg


Os rostos de Fátima:
faces visíveis e invisíveis de um fenómeno secular   

Cursos de Verão do Santuário de Fátima | 6.ª edição

7, 8 e 9 de julho de 2021| Centro Pastoral de Paulo VI

 

Os Cursos de Verão do Santuário de Fátima têm sido promovidos, com periodicidade anual, pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima a pensar nos investigadores que pretendam estudar o fenómeno de Fátima. Na edição de 2021 será dada atenção aos rostos que contribuíram para a consolidação, divulgação e estudo do fenómeno de Fátima e aos que, por outro lado, o criticaram de forma mais ou menos militante. Além destas análises biográficas mais específicas, serão também tratadas outras fisionomias que ajudarão a compreender como foi moldada a espacialidade do Santuário de Fátima, assim como a espiritualidade daqueles que se fizeram peregrinos da Cova da Iria, desde os papas até ao peregrino anónimo.
 

BROCHURA | descarregar

INSCRIÇÃO | formulário

Objetivos

  • analisar as biografias de Francisco, Jacinta e Lúcia
  • conhecer a atuação de figuras que contribuíram para a consolidação do fenómeno de Fátima
  • analisar as biografias dos opositores de Fátima
  • identificar a figuras que estudaram e divulgaram o fenómeno de Fátima
  • compreender a espiritualidade do peregrino de Fátima
  • interpretar os conteúdos da Mensagem de Fátima
  • analisar em abordagens multidisciplinares aspetos específicos do fenómeno de Fátima

Destinatários

  • investigadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas, Urbanismo, Arquitetura, Museologia e Ciências do Património)
  • estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas, Urbanismo, Arquitetura, Museologia e Ciências do Património)
  • professores e alunos do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Artes Visuais, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica) 
  • formadores/catequistas e outros agentes pastorais

Formadores

André Melícias, Departamento de Estudos do Santuário de Fátima - Arquivo e Biblioteca; Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa

André Melícias é licenciado e mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, respetivamente. É também mestre em Ciências da Documentação e da Informação, na variante de Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente, frequenta o Programa InterUniversitário de Doutoramento em História, promovido pela Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, o ISCTE, o Instituto de Ciências Sociais, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora. 

Desde 2011 colabora como Assistente Convidado com o Instituto Politécnico de Leiria, lecionando unidades curriculares nas áreas da História Contemporânea e da Gestão Documental. É membro do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, desenvolvendo a sua atividade nas áreas do Arquivo e da Biblioteca. É membro do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no qual integra o grupo Instrumentos e Ciências da Informação.

Padre Carlos Cabecinhas, Santuário de Fátima

Carlos Cabecinhas é Reitor do Santuário de Fátima desde 2011. Obteve, em 2008, o grau de Doutor Faculdade de Sagrada Liturgia do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, com a tese: "A Ciência Litúrgica como disciplina Universitária. Manuel de Azevedo s.j (1713-1796) e as primeiras Cátedras de ciência litúrgica", na qual obteve a classificação máxima. Foi durante vários anos Professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Lisboa, e diretor do Departamento de Liturgia da Diocese de Leiria-Fátima.

Carmo Rodeia, Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima 

Carmo Rodeia é licenciada em Comunicação Social, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é Diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, colaboradora permanente do Sítio Igreja Açores, agência de informação da diocese de Angra e professora no Seminário Episcopal de Angra.

Jornalista profissional, já foi Chefe de Redação da Correio da Manhã Rádio e Rádio Comercial; Jornalistas da RTP Açores onde apresentou durante vários anos o Telejornal e coordenou e apresentou programas de informação não diária; Editora Executiva do jornal Açoriano Oriental e Rádio Açores TSF e docente da Universidade dos Açores, onde lecionou as disciplinas de Oficina de Jornalismo I e II na Licenciatura de Comunicação e Cultura, entre 2012 e 2016. Foi, ainda, correspondente do Diário de Notícias nos Açores entre 1998 e 2005 sendo, ainda colaboradora da imprensa regional dos Açores, onde escreve com regularidade.

Desempenhou funções de Assessora do Ministro Adjunto e da Juventude, no XI Governo Constitucional e de Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Ponta Delgada, entre janeiro de 2004 e outubro de 2008.

Marco Daniel Duarte, Departamento de Estudos do Santuário de Fátima; Museu do Santuário de Fátima; Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20, Universidade de Coimbra

Marco Daniel Duarte é diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca, e do Museu do Santuário de Fátima. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima.

Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico Correspondente, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Académico Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas Artes e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.

É Investigador do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Universidade de Lisboa, da Cátedra CIPSH de Estudos Globais, da Universidade Aberta, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, e entre 2012 e 2016 integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.

Autor de vários estudos publicados em revistas científicas e editados em livro, alguns deles premiados, comissariou diversas exposições científicas subordinadas às temáticas da sua especialidade, destacando-se as que tiveram lugar no Santuário de Fátima e a que esteve patente ao público no Palácio Nacional da Ajuda sobre as catedrais portuguesas.

Sónia Vazão, Departamento de Estudos do Santuário de Fátima – Investigação; Cátedra CIPSH de Estudos Globais da Universidade Aberta; Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Sónia Vazão é licenciada em História, Variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutoranda em Estudos Globais na Universidade Aberta. Além da atividade de docente em várias escolas do ensino básico, secundário e superior, colaborou com o Museu Grão Vasco e com a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais como técnica de inventário. 

Integra o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e pertence ao Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Integra o CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, é investigadora da Cátedra CIPSH de Estudos Globais da Universidade Aberta e é membro fundador do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) e do Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM).

Programa

Quarta-feira, 7 de julho
10h00 | Sessão de abertura
Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima
Marco Daniel Duarte, coordenador dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima

10h15 | Francisco, Jacinta e Lúcia: crianças, videntes e protagonistas surpreendentes
Marco Daniel Duarte
Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

11h30 | Pausa

11h45 | Os Administradores: a ação dos bispos e reitores do Santuário de Fátima
Sónia Vazão
Departamento de Estudos do Santuário de Fátima - Investigação 

13h00 | Pausa para almoço

14h30 | Opositores e detratores: militância dos que não creem
André Melícias
Departamento de Estudos do Santuário de Fátima - Arquivo e Biblioteca 

15h45 | Pausa

16h00 | Os intelectuais: ler Fátima a partir do pensamento
Marco Daniel Duarte 
Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

17h15 | Pausa

17h30 | Visionamento do documentário:  “Santos vizinhos: duas crianças que se fizeram candeias da humanidade a partir de Fátima”
Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima

Quinta-feira, 8 de julho
10h15 |Impulsionadores da globalização do Fenómeno de Fátima
Sónia Vazão
Departamento de Estudos do Santuário de Fátima - Investigação 

11h30 | Pausa

11h45 | Os retratos espirituais: o corpus teológico de Fátima
Carlos Cabecinhas
Santuário de Fátima

13h00 | Pausa para almoço

14h30 | A paisagem celebrativa de Fátima: a experiência orante da Cova da Iria
Carlos Cabecinhas
Santuário de Fátima

15h45 | Pausa

16h00 | A fisionomia artística do Santuário de Fátima 
Marco Daniel Duarte
Museu do Santuário de Fátima

17h15 | Pausa

17h30 | Visita à exposição “Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” 

Sexta-feira, 10 de julho
10h15 | O rosto dos Media em Fátima e o rosto de Fátima a partir dos Media
Carmo Rodeia
Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima

11h30 | Pausa

11h45 | Os rostos e os discursos dos papas em Fátima
Marco Daniel Duarte
Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

13h00 | Pausa para almoço

14h30 | O rosto do protagonista de Fátima: para a iconografia do peregrino da Cova da Iria
Marco Daniel Duarte
Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

15h45 | Pausa

16h00 | A biografia em Fátima: tema estruturante para o conhecimento de um fenómeno secular
Marco Daniel Duarte
Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

Sessão de encerramento

 

Inscrição e outras informações

. Frequência do curso: 10,00 €

. Redução de 50% para voluntários do Santuário de Fátima.

. As inscrições são confirmadas pela ordem de chegada.

. As inscrições são formalizadas em https://tinyurl.com/v9s7hb4k 

. Será facultado certificado de participação a todos os que frequentarem, pelo menos, 75% das sessões do curso.

. A inscrição é validada após o pagamento da correspondente taxa de inscrição e receção do respetivo comprovativo enviado para [email protected] ou por correio postal.

. O Santuário de Fátima pode disponibilizar alojamento e refeições, mediante marcação direta formalizada para o endereço de e-mail do Departamento de Hospedagem: [email protected]

Formas de pagamento

. O pagamento por «Vale Postal» e «Cheque» deve ser feito à ordem de Santuário de Fátima, e enviado para o endereço seguinte: Santuário de Fátima, Curso de Verão – 2021, Rua de Santa Isabel, 360, 2495-424 Fátima, PORTUGAL.

. Se optar por transferência bancária, o IBAN é: PT50.0033.0000.50032983248.05. Se a transferência for feita a partir do estrangeiro, deve acrescentar o SWIFT/BIC: BCOMPTPL.

. Em todos os casos, deve surgir a referência explícita a «Curso de Verão – 2021».

. A sua inscrição será validada após confirmação de pagamento do valor de inscrição.

. Não se procederá à devolução do valor em caso de desistência.

PDF

HORÁRIOS

28 set 2021

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.