2019-04-12_AF_BANNER_Evento-Fatima-Luz-Pascoa_2.jpg


Fátima na luz da Páscoa / podcast

Fátima é sobre a Páscoa. Tudo, em Fátima, fala destes dias em que Deus fez sua a fragilidade do Homem até ao extremo da morte.

Para atravessar esta Páscoa de 2021, uma Páscoa sofrida e ainda relativamente confinada, percorreremos os dias do Tríduo Pascal com alguns apontamentos orantes, procurando beber interiormente da luz que brilhou em Fátima, a luz da Páscoa. Embora já nos seja possível tomar parte nas celebrações nas comunidades a que pertencemos, mesmo se ainda sob muitas limitações, certo é que não poderemos — à exceção dos que estão muito perto — fazer a experiência deste tempo maior no Santuário de Fátima. Assim, nestes dias em que o mundo continua a fazer a experiência da fragilidade e do sofrimento, é cada um convidado a viver uma Páscoa essencial, isto é, antes de mais, interior e a partir do interior.

Por meio de um itinerário em podcast, poder-se-á, sozinho ou em família, viver esta Páscoa unido a Fátima, na luz de Deus aqui refletida.
 

Cada um dos quatro encontros de que se comporá este itinerário a caminho da Páscoa da Ressurreição será disponibilizado progressivamente nesta página ao longo dos dias do Tríduo Pascal.


 

Fatima-na-luz-da-Pascoa_Encontro-1_D0248950.jpg

Primeiro Encontro

Quinta-feira Santa

«Quereis oferecer-vos a Deus?»


Os acontecimentos de Fátima enraízam naquela noite de Jesus em Jerusalém, no Jardim das Oliveiras. O diálogo entre o seu querer e o querer do Pai, eco do perpétuo diálogo entre a misericórdia de Deus e a liberdade do ser humano, encontra-se no íntimo da pergunta primordial que a Senhora dirige aos pastorinhos: «Quereis oferecer-vos a Deus?»

Como os pastorinhos, abre a Deus a tua liberdade para que no teu íntimo aconteça a Páscoa.
 

 

Primeiro Encontro | PDF

Fatima-na-luz-da-Pascoa_Encontro-2_D0075028.jpg

Segundo Encontro

Sexta-feira Santa

«Tenho muita sede, mas não quero beber;
ofereço a Jesus pelos pecadores»

Fátima repercute o paradoxo da paixão do Senhor. Nas linhas tortas que a história dos homens risca, pelo olhar e a voz da Senhora de luz transparente e pela entrega das três crianças pastoras em total oferta de si mesmas, vem Deus escrever direito as palavras sem fim da graça e da misericórdia. A sede de Santa Jacinta é a sede de Jesus naquela tarde ensanguentada tremenda no alto da cruz. É a sede em que Deus arde, um Deus sedento do amor dos homens.

Fátima chama-te a descobrires no coração esta sede apaixonada de Deus.
 

 

Segundo Encontro | PDF

Fatima-na-luz-da-Pascoa_Encontro-3_D0124144.jpg

Terceiro Encontro

Sábado Santo

«Adeus, até ao Céu»

 

Sábado Santo: tudo é silêncio que espera. O tempo parece suspenso da memória mortal da véspera e da expetativa de uma palavra que desencadeie de novo a vida. Fátima é sobre estes trabalhos da passagem da morte à vida, é sobre a descoberta de que a vida se lê no horizonte pleno do céu. Neste dia em que contemplamos Jesus morto à espera que ressuscite, deixamo-nos conduzir por São Francisco à certeza do céu. No interior da terra em que está sepultado, Jesus transforma a terra abrindo-lhe o horizonte do céu.

Vive esta Páscoa abrindo a tua vida à certeza do céu.
 

 

Terceiro Encontro | PDF

Fatima-na-luz-da-Pascoa_Encontro-4_1D0160580.jpg

Quarto Encontro

Vigília do Terceiro Dia

«Desejo ardentemente este dia, porque o túmulo não aniquila tudo e a felicidade do amor eterno e infinito começa já»

Deixa-te tomar pela expectativa desta hora vespertina. Acende o desejo de Deus. A noite dará lugar ao dia. Abre o teu olhar para a luz desse dia, o dia da nova criação. Tudo será renovado. A ressurreição de Jesus oferece ao tempo a esperança, a morte já não tem a última palavra e a vida encontra uma nova fonte de luz. É essa luz, a luz da ressurreição de Cristo, que envolve a Senhora mais brilhante do que o sol que em Fátima apareceu com olhar de paz e palavras de Páscoa.

Abre de novo ainda a tua liberdade a Deus, como os pastorinhos de Fátima. No silêncio, deixa-te conduzir pela mão da Irmã Lúcia para dentro do desejo do mistério da luz.
 

 

Quarto Encontro | PDF

PDF

HORÁRIOS

29 jul 2021

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.