Jovens2019_Vermo-nos_Deus_3.jpg

Vermo-nos a nós mesmos em Deus

Itinerário de amadurecimento espiritual e discernimento vocacional para jovens

Destinatários: jovens entre os 18 e os 35 anos

De 1 a 5 de março de 2019

Santuário de Fátima

Eco do Evangelho, Fátima é um acontecimento de Deus na história que provoca o homem para ser plenamente homem. Assim o proclamou o Papa Paulo VI em 1967, quando aqui veio como peregrino no cinquentenário das aparições.

Se queres chegar a ser o máximo que podes ser como pessoa, é de Deus que podes receber o mapa da viagem. Só o teu criador te conhece completamente e sabe para que te criou. É por isso muito importante desenvolver a capacidade do silêncio e adquirir as ferramentas que permitem a comunicação com Ele, que permitem ouvi-lo e descobrir o que Ele sonhou para ti quando te sonhou para os outros. Assim veio acrescentar o Papa Francisco no centenário: [Deus] criou-nos como uma esperança para os outros, uma esperança real e realizável segundo o estado de vida de cada um.

Em Fátima, Deus faz-se presente como uma experiência de luz que se reflete nas mãos da Mãe de Jesus e envolve os Pastorinhos. Lúcia, ao narrar a aparição de maio de 1917, conta: [Nossa Senhora] abriu pela primeira vez as mãos, comunicando-nos uma luz tão intensa, como que reflexo que delas expedia, que penetrando-nos no peito e no mais íntimo da alma, fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, que era essa luz, mais claramente que nos vemos no melhor dos espelhos. Então por um impulso íntimo também comunicado, caímos de joelhos e repetíamos intimamente: – Ó Santíssima Trindade, eu vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento.

Este itinerário de espiritualidade é para ti se quiseres fazer experiência dessa luz que é Deus

  • descobrir ou aprofundar o desejo íntimo dela,
  • aprender a procurá-la,
  • e aprender também a deixares-te iluminar por ela na tomada de consciência de ti mesmo,
  • a discernir e viver historicamente à sua luz, à luz da luz (como diz o Credo).

Este itinerário de espiritualidade não é um retiro para ver se te vais consagrar ao Deus. Antes, parte da convicção de que já és consagrado pelo batismo e propõe-te a experiência de um caminho que te fará amadurecer espiritualmente e te tornará mais capaz de entenderes a totalidade da tua existência, qualquer que seja o teu modo de vida, como resposta a uma vocação, o chamamento que Deus te dirige para viveres no limite a aventura da fé, da esperança e da caridade – e da adoração, como Fátima pede.

É este o segredo de Fátima: o teu segredo, o segredo do sentido da tua vida que nestes dias poderás ouvir vendo-te a ti mesmo em Deus, como Lúcia e seus primos, os Santos Francisco e Jacinta Marto. Encontrarás alguém da equipa da pastoral dos jovens do Santuário que acompanhará o teu silêncio e as tuas palavras.

 

Eslarecimentos: [email protected]

 

PROGRAMA

INSCRIÇÕES

HORÁRIOS

24 mar 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.