banner-peregrinacao-das-criancas22.jpg


Peregrinação das crianças 2022

Empenhado em despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima organiza anualmente a peregrinação das crianças, nos dias 9 e 10 de junho. Destinada particularmente a crianças em grupos de catequese, esta peregrinação tem, em cada ano, um tema distinto, que serve de mote para a reflexão e a celebração.

Este ano, em estreita relação com a temática do ano pastoral 2021-2022, a Peregrinação das Crianças toma por título e tema a frase de São Francisco Marto, «Gostei muito de ver Nosso Senhor», incidindo sobre a experiência do encontro íntimo, pessoal e transformador com Cristo.

Em Fátima, três crianças – Lúcia, Francisco e Jacinta - tornaram-se testemunhas de um encontro profundo com Cristo Ressuscitado. Nas suas Memórias, Lúcia conta que no final da aparição de maio, Nossa Senhora fez brilhar sobre os três uma luz muito intensa, que, atravessando-os até ao mais íntimo da alma, levou-os a verem Deus e a verem-se a si mesmos nele, mais claramente que no melhor dos espelhos. Sobre isto, dizia o Francisco: «Gostei muito de ver Nosso Senhor. Mas gostei mais de O ver naquela luz onde nós estávamos também. Gosto tanto de Deus!».

A intimidade da amizade com Jesus, que viram naquela luz, transformou o coração e o olhar dos três. Cada um, a seu modo, passou a ver tudo e todos como a mesma compaixão de Jesus. E as suas vidas tornaram-se sinal luminoso desse amor.

 

0. «Gostei muito de ver Nosso Senhor» | 9 e 10 de junho de 2022

CARTAZ

 CAMPANHA DE MAIO 

GUIA PARA PAIS CATEQUISTAS E EDUCADORES

HINO (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

 

1. Campanha de preparação da Peregrinação das Crianças

Para preparar o dia da peregrinação e ajudar cada criança a crescer na amizade com Cristo, no gosto pela oração como espaço de encontro íntimo onde «ver Nosso Senhor» e no desejo por ‘ser luz’ para outros, o Santuário propõe uma campanha a realizar ao longo das semanas do mês de maio. Ela consiste num caminho em quatro passos, com várias desafios e tarefas que visam ajudar, semana a semana, a «ver» Jesus. 

Cada paróquia ou grupo poderá solicitar o material relativo à campanha AQUI ou para algum dos seguintes contactos:

E-mail: [email protected]

Telefone: 249 539 600

 

2. Programa da peregrinação

A peregrinação começa na noite de 9 de junho, com uma vigília às 21h00. Este ano, relacionado com o tema da Peregrinação das Crianças, o momento orante não será o habitual rosário, mas um momento de adoração na Basílica da Santíssima Trindade.

Na manhã do dia 10 de junho, às 9h30, as crianças poderão assistir a uma encenação referente ao tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade. Segue-se o rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições e às 11h00 a Eucaristia, no Recinto de Oração.

Da parte da tarde, a encenação é repetida às 15h00 e seguida da celebração de despedida.

Na eucaristia, os grupos de crianças presentes têm um lugar reservado e, no final, o Santuário reserva-lhes uma surpresa!

 

9 de junho

21h00 | Vigília de Oração. Basílica da Santíssima Trindade

 

10 de junho

09h30 | Encenação «Gostei muito de ver Nosso Senhor». Basílica da Santíssima Trindade

10h00 | Oração do Rosário. Capelinha das Aparições

11h00 | Celebração da Eucaristia. Recinto de oração

15h00 | Encenação «Gostei muito de ver Nosso Senhor»
(em repetição) e Celebração de Despedida. Basílica da Santíssima Trindade

 

3. Alojamento

Dado o grande volume de trânsito em Fátima, no dia 10 de manhã, e de alguma dificuldade de os grupos chegarem em tempo útil, sugere-se que os grupos venham mais cedo. O Santuário oferece alojamento, embora precário e segundo as disponibilidades, aos grupos que o desejem, desde que o peçam atempadamente. Os grupos que vierem na véspera, se precisarem de alojamento, poderão contactar o Santuário indicando o número de crianças e de adultos (um por cada 8 a 10 crianças), junto do serviço de hospedagem do Santuário de Fátima, pelos seguintes contactos:

E-mail: [email protected]

Telefone: 249 539 600. 

 

4. Recomendações

  • Recomenda-se que todas as crianças venham prevenidas com proteção para o sol.
  • As crianças perdidas são acolhidas no Posto de Informações. Todas as crianças deverão trazer a sua identificação e o contacto do responsável.
  • Os responsáveis das crianças devem aconselhá-las a comer, beber e ir à casa de banho, para que possam estar bem durante a celebração da missa.

 

5. Assistência médica

A assistência médica é proporcionada no Posto de Socorros do Santuário, atrás da Azinheira Grande.

 

6. Entrada no Recinto de Oração

Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração, abrem às 9h45. A partir das 10h45 a entrada faz-se pelas zonas laterais. Aos responsáveis dos grupos pede-se a colaboração para se manter uma atitude de silêncio no Santuário.

PDF

HORÁRIOS

21 mai 2022

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.