afbannerperegrinacao-das-criancas23.jpg


Peregrinação das crianças 2023

9 e 10 de junho de 2023

O Santuário de Fátima, empenhado em despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade de cada um dos Pastorinhos, organiza anualmente a Peregrinação das Crianças, nos dias 9 e 10 de junho. Destinada particularmente a crianças em grupos de catequese, esta peregrinação tem, em cada ano, um tema distinto, que serve de mote para a reflexão e a celebração.

Neste ano 2023, em sintonia com o tema que o Papa Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, somos convidados a olhar para Maria que, de coração aberto, acolheu o anúncio do Anjo, «levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) ao encontro da sua prima Isabel para lhe levar a luz da verdadeira alegria: a presença de Jesus. Assim, a Peregrinação das Crianças deste ano toma por título e tema «Como Maria partilhar a alegria».

 

0. «Como Maria partilhar a alegria» | 9 e 10 de junho de 2023

 

CARTAZ

 CAMPANHA DE MAIO 

GUIA PARA PAIS CATEQUISTAS E EDUCADORES

HINO DA PEREGRINAÇÃO

 

PARTITURA DO HINO

 

1. Campanha de preparação da Peregrinação das Crianças

No desejo de aprender com Maria a acolher e a partilhar a alegria, o Santuário de Fátima propõe a Campanha de maio a realizar em quatro passos, com vários desafios e tarefas para preparar o coração e exercitar aquelas atitudes que mais nos tornam, como Maria, discípulos-missionários da alegria e do amor de Deus.

Cada paróquia ou grupo poderá solicitar o material relativo à campanha AQUI ou para algum dos seguintes contactos:

E-mail: [email protected]

Telefone: 249 539 600

 

2. Programa da peregrinação

A peregrinação começa na noite de 9 de junho, com uma vigília às 21h30 na Capelinha das Aparições.

Na manhã do dia 10 de junho, às 9h30, as crianças poderão assistir a uma encenação referente ao tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade. Segue-se o rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições e às 11h00 a Eucaristia, no Recinto de Oração.

Da parte da tarde, a encenação é repetida às 15h00 e seguida da celebração de despedida.

Na eucaristia, os grupos de crianças presentes têm um lugar reservado e, no final, o Santuário reserva-lhes uma surpresa!

 

9 de junho

21h30 | Vigília de Oração [Capelinha das Aparições]

 

10 de junho

09h30 | Encenação [Basílica da Santíssima Trindade]

10h00 | Recitação do Rosário [Capelinha das Aparições]

11h00 | Celebração da Eucaristia [Recinto de Oração]

15h00 | Encenação (em repetição) Despedida [Basílica da Santíssima Trindade]

 

3. Alojamento

Dado o grande volume de trânsito em Fátima, no dia 10 de junho de manhã, e alguma dificuldade dos grupos chegarem em tempo útil, sugere-se que venham mais cedo. Aos que vierem na véspera e precisarem de alojamento, o Santuário poderá oferecer uma acomodação simples, embora segundo as disponibilidades e desde que o peçam atempadamente junto do serviço de hospedagem do Santuário de Fátima, pelo e-mail [email protected] ou através do número telefónico: 249 539 600, indicando o número de crianças e de adultos (um por cada 8 a 10 crianças). 

 

4. Recomendações

É aconselhável que as crianças comam, bebam e tenham oportunidade para ir à casa-de-banho antes da entrada no Recinto de Oração, para que possam estar tranquilas durante as celebrações.

 

5. Assistência médica

A assistência médica é proporcionada no Posto de Socorros do Santuário, atrás da Azinheira Grande.

 

6. Entrada no Recinto de Oração

Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração, abrem às 9h45. A partir das 10h45 a entrada faz-se pelas zonas laterais. Aos responsáveis dos grupos pede-se a colaboração para se manter uma atitude de silêncio no Santuário.

 
PDF

HORÁRIOS

25 fev 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.