RICERCA

Indirizzo: 1100-238 LISBOA

Località: LISBOA

Codice Postale: Largo de São Domingos 25 - 2º Poço de Borratém,

Telefono: 210322300

Storia:


A Igreja de São Domingos, do Convento de São Domingos, foi construída no século XIII em Lisboa, tendo a sua primeira pedra sido lançada em 1241. Desde então foi alvo de inúmeras campanhas de obras que lhe alteraram a sua traça medieval por completo. O terramoto de 1755 derrubou-a por completo, exceptuando a capela-mor, que havia sido alvo de obras em 1748, obras essas que foram dirigidas pelo famoso arquitecto João Frederico Ludovice o homem que projectou o colosso de Mafra. A igreja acabou por ser reconstruída por Manuel Caetano de Sousa. O portal foi reaproveitado e veio da capela real do Palácio da Ribeira, assim como a sacada que encima o portal. Em 1959, um violento incêndio destruiu por completo a decoração interior da igreja, onde constavam altares em talha dourada, imagens valiosas e pinturas. A igreja recebeu obras e reabriu ao público em 1994, sem esconder as marcas do incêndio, como as colunas rachadas. Ainda que destruída, é uma igreja que sobressai pela policromia dos seus mármores.
Expõe metade do lenço usado por Lúcia no dia 13 de Outubro de 1917 (a outra metade encontra-se no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fátima) e ainda o terço usado por Jacinta no mesmo dia. [Tem também um altar dedicado a Nossa Senhora de Fátima]
Esta igreja barroca, de planta em cruz latina, tem uma fachada muito simples e o interior, mesmo depois do terramoto e do fogo, evidencia ainda grande beleza e ecletismo. É uma igreja de uma só nave, majestosa. A sacristia e a portaria ainda mostram um pouco de sabor maneirista, denotando as várias campanhas de obras de que foi alvo na sua história. O mesmo estilo pode ser visto nos túmulos e lambris de azulejos de ponta de diamante na sacristia. Esta igreja tem ainda uma cripta abobadada e dotada de lambris de azulejos, onde está o túmulo de D. João de Castro, capelão de D. João.
 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Domingos_(Santa_Justa)
 
Uma igreja marcada pela tragédia, in "Notícias Magazine" (607), 11 de Janeiro 2004, p. 34-35 
Vária documentação acerca da escultura de Nossa Senhora de Fátima, da autoria de Álvaro de Brée 

ORARI

16 giu 2024

Messa, in portoghese, nella Basilica della Santissima Trinità

  • 15h00
Messa

Rosario, nella Cappellina delle Apparizioni

  • 16h00
Rosario
Questo sito internet utilizza cookies per migliorare la sua esperienza. Continuando la navigazione, ne accetta l'utilizzo. Il suo browser non è attualizzato. per ottimizzare la sua esperienza di navigazione per favore attualizzi il browser.