BÚSQUEDA

País: Portugal

Dirección: 1100-238 LISBOA

Localidad: LISBOA

Código Postal: Largo de São Domingos 25 - 2º Poço de Borratém,

Teléfono: 210322300

Historia:


A Igreja de São Domingos, do Convento de São Domingos, foi construída no século XIII em Lisboa, tendo a sua primeira pedra sido lançada em 1241. Desde então foi alvo de inúmeras campanhas de obras que lhe alteraram a sua traça medieval por completo. O terramoto de 1755 derrubou-a por completo, exceptuando a capela-mor, que havia sido alvo de obras em 1748, obras essas que foram dirigidas pelo famoso arquitecto João Frederico Ludovice o homem que projectou o colosso de Mafra. A igreja acabou por ser reconstruída por Manuel Caetano de Sousa. O portal foi reaproveitado e veio da capela real do Palácio da Ribeira, assim como a sacada que encima o portal. Em 1959, um violento incêndio destruiu por completo a decoração interior da igreja, onde constavam altares em talha dourada, imagens valiosas e pinturas. A igreja recebeu obras e reabriu ao público em 1994, sem esconder as marcas do incêndio, como as colunas rachadas. Ainda que destruída, é uma igreja que sobressai pela policromia dos seus mármores.
Expõe metade do lenço usado por Lúcia no dia 13 de Outubro de 1917 (a outra metade encontra-se no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fátima) e ainda o terço usado por Jacinta no mesmo dia. [Tem também um altar dedicado a Nossa Senhora de Fátima]
Esta igreja barroca, de planta em cruz latina, tem uma fachada muito simples e o interior, mesmo depois do terramoto e do fogo, evidencia ainda grande beleza e ecletismo. É uma igreja de uma só nave, majestosa. A sacristia e a portaria ainda mostram um pouco de sabor maneirista, denotando as várias campanhas de obras de que foi alvo na sua história. O mesmo estilo pode ser visto nos túmulos e lambris de azulejos de ponta de diamante na sacristia. Esta igreja tem ainda uma cripta abobadada e dotada de lambris de azulejos, onde está o túmulo de D. João de Castro, capelão de D. João.
 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Domingos_(Santa_Justa)
 
Uma igreja marcada pela tragédia, in "Notícias Magazine" (607), 11 de Janeiro 2004, p. 34-35 
Vária documentação acerca da escultura de Nossa Senhora de Fátima, da autoria de Álvaro de Brée 

HORARIOS

23 jul 2024

Misa, en portugués, en la Basílica de Nuestra Señora del Rosario de Fátima

  • 07h30
Misa

Rosario, en la Capilla de las Apariciones

  • 12h00
Rosario
Este site utiliza cookies para mejorar su experiencia. Al continuar navegando aceptará su utilización. Su navegador de Internet está desactualizado. Para optimizar su experiencia, por favor actualice el navegador.